Buscar

Origem e História dos Spas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Origem e História dos Spas
Associado ao descanso e ao relaxamento, o spa tem muita história para contar. A sua trajetória começou em tempos imemoriais, quando a concepção sobre ‘saúde’ começava a se formar. Par alguns, a palavra spa vem do latim salut per aqua, que significa saúde da água. Para outros, a origem do nome remonta a uma pequena cidade belga chamada Spa, próxima à Liege, onde era encontrada uma nascente de água quente muito frequentada pelo público em busca de um banho relaxante e reenergizante.
Pelo sim, pelo não, sabe-se que o conceito ‘spa’ está relacionado à água e aos seus benefícios para a saúde.
Banhos Terapeuticos
Há milhares de anos, muitas civilizações já adotavam banhos para relaxar o corpo e combater doenças. Em 3500 a.C, civilizações mesopotâmicas e sumérias praticavam rituais à beira dos rios Tigre e Eufrates. Posteriormente, em 3200 a.C, faraós do Egito desenvolviam rituais espirituais às margens do Nilo. O povo hebreu, cerca 1.250 a.C, também praticava banhos de imersão, para atingir a purificação moral.
Com o passar dos anos, só os rios não eram suficientes.
Iniciou-se, então, a construção das casas de banhos e demais estruturas que comportassem fontes de água, como o monumental Oráculo de Delphi (1.400 a.C), um complexo com ginásios e grandes salões para banhos.
A infraestrutura romana também não deixava nada a desejar. Os seus complexos contavam até com salas de massagem!
Foi um marco para a época, e o pontapé inicial para o desenvolvimento de um modelo que perdurou até a história recente (inclusive nos dias de hoje).
Combatentes de guerras, por exemplo, passaram a procurar os spas para tratarem os seus ferimentos, com o objetivo de recuperação rápida.
Na Europa, o cardápio de tratamentos dos spas começou a se ampliar, enquanto uma espécie de movimento ‘antispa’ começou a erguer, já que faltavam comprovações científicas sobre os benefícios da água. Apenas posteriormente estudos relacionados foram concluídos e comprovou-se os ganhos de água sulfúrica no tratamento de doenças de pele e da água rica em bromo e iodo no combate à infertilidade feminina.
Banhos oferecidos atualmente nos Spas
Os banhos públicos ou banhos em aguas quentes tinham diversas finalidades, entre as quais a higiene corporal, a terapia pela agua com propriedades medicinais e a recreação. Os romanos e os gregos fizeram do banhos um ritual de luxo e influciaram o mundo com suas criações de óleos, unguentos e maneiras prazerosas de banhar-se.
Os banhos foram adaptados ao longo dos anos , de acordo com a época e local realizado, mas sempre com as mesmas finalidades, de banhos relaxantes, banhos energizantes que melhoram o bem estar físico , mental e espiritual. Atualmente , os Spas oferecem vários tipos de banhos iguais aos das Termas de Roma, a diferença esta nos equipamentos utilizados, mas sempre com os mesmos principios dos banhos oferecidos na antiguidade. Os Spas oferecem varios tipos de banhos, de acordo com a necessidade do cliente. No geral , os banhos promovem bem-estar físico e mental, relaxamento, melhora da circulação e desintoxicação corporea.
Algus Tipos de banhos e seus beneficios
Banho de Imersão:Considerado um ritual de purificação física, mental, espiritual e energética, os banhos de imersão proporcionam relaxamento e bem-estar. Conhecida e usada durante muito tempo para combater o estresse e a ansiedade, a imersão prolongada num banho quentinho é capaz de atuar sobre o bem-estar geral do organismo, favorecendo um sono mais relaxado e tranquilo. Utiliza agua em uma temperatura de 36 a 40 graus onde a pessoa fica submersa até a região dos ombros, o periodo de imersão pode variar de 15 a 20 minutos.
Benficios terapeuticos: Tem ação vasodilatadora, estimulando assim a circulação sanguinea, efeito desintoxicante através da abertura dos poros, tem efeito no sistema nervoso parassimpatico produzindo uma maior quantidade de hormônios, que levam o corpo ao relaxamento, reduzindo os sintomas caudados pelo estresse e combatendo as tenções musculares, prepara a pele para receber massagem e melhor permeação de ativos.
Mas alguns cuidados ao realizar o banho de imersão, a temperatura da agua dever ser mais quente que o do corpo, porem, sem exageros, a água do banho de imersão não deve ultrapassar aos 42 graus. Não é indicado realizar o banho de imersão após refeições pesadas, nesse caso é indicado somente após 2 horas. As pessoas que apresenta disturbios cardiacos , diabetes ou alguma doeça crônica é importante uma lieração médica.
Os banhos de ofurô e o banho realizado em banheira de hidromassagem, ambos oferecem os mesmos benefícios e podem ser associados as tecnicas de aromaterapia, cromoterapia, musicoterapia para deixar o banho ainda mais relaxante.
Banho Hidrozonioterapia: Consiste na adição de ozônio na água de uma banheira em diferentes temperaturas e indicações, com a liberação do O³ que é o oxigênio livre, ou oxigênio nascente / oxigênio ativo. O banho de hidrozonioterapia ajuda no processo anti-inflamatório. É excelente em situações de exaustão física, cansaço, “esgotamento”, insônia, depressão, fibromialgia, problemas circulatórios, varizes, dores nas pernas, edemas e envelhecimento precoce. Melhora a circulação sanguínea promovendo estimulação cutânea e, além disso, ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Pela ação bactericida e cicatrizante do ozônio, a pele fica macia, hidratada, livre de toxinas e impurezas.
Beneficios: Realiza,Absorção transcutânea de oxigênio,indicado no Pré e pós operatório,Diminuição da Celulite,Rejuvenescimento,Vasculopatias periféricas,Promove o relaxamento,Reduz a ansiedade e o stress,Diminui a dor e espasmos musculares,Descongestiona os poros da pele.
Classificação dos Spas
Todos os spas, independente de sua localização ou área de atuação, possuemum enquadramento na classificação da ABC - SPAS. Esta classificação tem pôr finalidade orientar o público e o mercado de spas quanto aos tipos de estabelecimentos existentes, serviços oferecidos e localizaçao. Desta forma, os spas são classificados quanto a sua destinação e sua especialidade.
Quanto a sua destinação os spas são classificados em:
Spas de Destino: Estabelecimento com extrutura de hospedagem e alimentação que apresente foco integral na promoção do bem - estar e qualidade de vida.
Spa Resort/Hotel: Estabelecimento independente localizado dentro de uma estrutura fixa de Resorts ou Hoteis, que apresentem serviços de bem - estar e qualidade de vida. lazer e entreterimento.
Day Spa: Estabelecimento sem estrutura de hospedagem localizado em áreas urbanas, seja em estrutura própria, shopping centers, centros comerciais ou residências.
Spa de Passeio: Estabelecimento localizado dentro de extruturas voltadas para o entreterimento ou transporte, incluem estruturas fixas ou veículos de passeio como clubes de campo, golf,praias, clubes de entreterimento, navios, aviões e trens.
Quanto a sua Especialidade os Spas são classificados em:
Spa Naturista: Estabelecimento voltado para as práticas baseadas na Medicina Naturista, tais como, Homeopatia, Fitoterapia, Acupuntura e outros, promovendo a saúde por processos naturais de tratamento e alimentação.
Spa médico: Estabelecimento que possua objetivos primários médicos ou clinicos visando a promoção da saúde humana e a qualidade de vida, apresentando serviços completos na área de estética médica, terapias e tratamentos complementares com atividades físicas monitoradas.
Spa Holístico:Estabelecimento com foco na promoção da saúde humana através de serviços baseados na Medicina Tradicional, direcionadas ao bem - estar espiritual e equilíbrio entre corpo, mente e espiríto.
Spas de Esporte e Aventura: Estabelecimento com serviços voltados para lazer e entreterimento, com programas de qualidade de vida realizados através de atividades físicas e de exercícios direcionados.
Spa Nutricional: Estabelecimento com o objetivo de orientação nutricional,desintoxicação e reeducação alimentar, apresentando cozinha especializada em alimentação dietética e balanceada bem como outrosserviços terapêuticos de promoção a saúde humana.
Spa Estético:Estabelecimento que oferece serviços e tratamentos estéticos fácias e corporais, com filosofia de beleza aliados à saúde e bem - estar, apresentando variedades de equipamentos e mão - de - obra especializada.
Spa Termal: Estabelecimento que proporciona saúde e bem - estar através de tratamentos de hidorterapia e banhos termais, apresentando infra - estrutura adequada para tal.
Spa Wellness / Bem Estar: Estabelecimento que proporciona o bem - estar físico, mental e espíritual através de variados programas e serviços especializados, seja através de terapias corporais, banhos ou atividades físicas especificas.
Então de modo geral , os Spas são definidos como um espaço que oferece tratamentos baseados na presença de agua e tecnicas de massagens, realizados em um ambiente calmo e relaxante.
Terapia Complementares
Introdução a aromaterapia

Outros materiais