A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Cuidados de higiene a ter com o corpo na adolescência

Pré-visualização | Página 2 de 3

dia).
· Na escola, para facilitar a higiene, a menina pode usar lenços umedecidos com substâncias hipoalergênicas.
http://saudebrasilnet.com.br/sua-saude/higiene/
A higiene corporal é um conjunto de cuidados que as pessoas devem ter com seu corpo para ter melhores condições de vida, bem-estar e saúde mental. Consiste em medidas que garantem a limpeza do corpo, da mente e do ambiente, a fim de garantir uma vida saudável para as pessoas.
A palavra higiene é de origem grega que significa 'hygeinos' que quer dizer o que é saudável. Além de proteger contra possíveis doenças, também ajuda na autoestima das pessoas, pois com a higiene elas se sentem mais confortáveis e confiantes. A lavagem diária tem como prerrogativas também, a manutenção da saúde individual e a proteção contra os mais diversos agentes externos.
Os hábitos de higiene no Brasil não eram praticados antigamente. Em 1800, as residências não tinham banheiros e tudo era feito em penicos e bacias, que eram levados para longe pelos escravos. Em 1808, a família Real instalou água encanada no município do Rio de Janeiro, o primeiro no país a ter água encanada.
Higiene Corporal das Mãos e Unhas
As mãos devem estar sempre limpas e os alimentos e a comida não devem ser manipulados antes da lavagem das mesmas. Devem ser lavadas, principalmente, antes e depois das refeições e após o uso do banheiro. É recomendável que sejam higienizadas com água e sabonete ou com álcool. Uma outra dica é a utilização de sabonete líquido que, ao contrário do sabonete em barra, não tem contato com outras pessoas.
Os riscos, para quem não lava as mãos, podem ser a contaminação com bactérias e germes, que são transmitidos quando há um contato com um objeto contaminado. As unhas devem ser mantidas sempre limpas e cortadas regularmente. A sujeira armazenada por baixo das unhas pode causar doenças (intestinais e verminoses) quando a pessoa leva a unha à boca.
Como efetuar a higienização das mãos: As mãos e os antebraços devem ser molhados em água corrente e, depois, devem ser ensaboadas com sabão líquido para a limpeza das palmas da mão, dos antebraços, polegares e entre os dedos. Depois disso, passe mais água corrente para a retirada de todo o sabão. Seque-os com toalhas descartáveis.
Higiene Corporal dos Cabelos
O cabelo também é um item essencial para uma boa higiene corporal. Nele, ocorre o acúmulo de poeira e gordura e por isso é importante que a lavagem ocorra, preferencialmente, duas vezes por semana. Além da lavagem, eles devem ser cortados regularmente, pois a falta de corte deixa os fios mais quebradiços e danificados.
A limpeza deve ser feita com um xampu específico para seu tipo de cabelo, que deve ser esfregado com a ponta dos dedos e não com as unhas, pois o movimento das unhas causa feridas na cabeça. A escovação diária dos cabelos também é muito importante!
Posteriormente, é recomendável a aplicação de um condicionador, sendo que o enxágue deve ocorrer sob muita água porque os resíduos dos produtos podem danificar os cabelos. A falta de limpeza nos cabelos causa problemas de oleosidade, queda de cabelo e caspas. Nas crianças, o problema de higiene capilar mais comuns são os piolhos.
Limpar roupas e calçados
A escolha das roupas também é um item necessário para se obter uma boa higiene corporal. Roupas e calçados devem estar limpos e, de preferência, de acordo com as estações do ano nas quais você estiver, sendo que devem ser cômodos e folgados. O vestuário ajuda a manter a temperatura de seu corpo e além de serem lavadas constantemente, devem ser trocadas para não causar mau cheiro.
http://higiene-corporal.info/
Como iniciar hábitos de higiene para as crianças
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/educador/como-iniciar-habitos-de-higiene-para-as-criancas.html#ixzz3VyssjzXU
Vamos para mais uma aula de ciências e o professor tem mais uma tarefa para desempenhar; ensinar o tema sobre a higiene é muito importante, ainda mais no início da educação infantil.
A escola possui um papel fundamental no ensino da higiene pessoal principalmente em comunidades mais carentes em que o tema nem sequer é comentado.
Nesse artigo, você encontra dicas de como elaborar um plano de aula. O objetivo é de ajudar o professor com novas ideias e dicas de como trabalhar o tema com atividades criativas e incentivadoras.
Explicar sobre o tema para os alunos utilizando o material de apoio escolar. A aula pode ser iniciada com perguntas introduzindo o tema. Assim que terminada a explicação iniciar as atividades.
1ª etapa – Abordar sobre o conteúdo a ser ensinado
O conteúdo programático não pode ser muito extenso, pois o aluno se dispersa e perde o seu interesse. Explicar um pouco a cada dia, de forma bem clara e objetiva é o ideal. A linguagem precisa se adequar a realidade do aluno.
Higiene Pessoal
A higiene é o conjunto de meios que utilizamos para manter condições adequadas a nossa saúde e ao meio em que vivemos.
Devemos ter bons hábitos de higiene diários como a lavagem corporal, alimentação saudável, vestuário e calçado limpos, descanso diário e a prática de exercício físico.
Quais são os bons hábitos de higiene pessoal?
Os bons hábitos de higiene pessoal são:
· Tomar banho todos os dias mantendo o nosso corpo limpo.
· Cortar as unhas e deixá-las limpas
· Lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.
· Lavar e pentear os cabelos todos os dias evitando o aparecimento de piolhos e outras doenças.
· Escovar os dentes ao levantar, depois das refeições e ao deitar.
· Usar fio dental e visitar o dentista regularmente.
· Dar descarga e tampar o vaso sanitário após usá-lo.
· Manter o ambiente limpo e organizado.
Explicado o conteúdo, o professor segue com a atividade proposta.
 2ª etapa - Contar história sobre noções de higiene
O professor pode fazer uma roda na sala de aula e iniciar uma história sobre noções de higiene.
Objetivo: após a leitura, o professor inicia uma conversa sobre o tema para verificar se os alunos entenderam os conceitos que foram passados. Reforçar sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, lavar as mãos e todos os demais hábitos de higiene.
Sugestões de livros:
· “O banho de Nina” da autora Ana Cristina Melo
· “Sujo, eu?!” do autor David Roberts – Editora Nacional.
Esse livro é muito interessante!  Ele conta a história de um menino com maus hábitos de higiene. Com o convívio com amigos e familiares ele passa a entender que corre sério risco de adoecer se não mudar seus hábitos.
Sugestões de perguntas após leitura:
· O que vocês fazem para manter o corpo limpo?
· Quem aqui gosta de tomar banho?
· Quando tomam banho?
· Quem não gosta?
· Por que não gosta?
· Por que é importante manter hábitos de higiene corporal?
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/educador/como-iniciar-habitos-de-higiene-para-as-criancas.html#ixzz3VysysSlH
Projeto Higiene para educação infantil
ESCOLA:
TEMA: Higiene
TURMA:
PROFESSOR (A):
PERÍODO: ?/?/201? - ?/?/201?
INTRODUÇÃO
A faixa etária correspondente as crianças da educação infantil envolve a conquista de uma certa autonomia, trata-se da época em que ocorre o controle dos esfíncteres, desta forma consolidar os hábitos de higiene faz-se necessário também no âmbito escolar.
Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a necessidade de lavar as mãos, escovar os dentes, haver cuidados com os cabelos e as unhas, bem como de se tomar banho diariamente.
JUSTIFICATIVA
O referido tema será abordado devido a necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros.
OBJETIVO GERAL
Promover e consolidar hábitos de higiene.
OBJETIVOS ESPECÍCICOS
Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem.
Estimular a atenção e a concentração.
Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições.
Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar.
Consolidar o conceito

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.