Buscar

Relatorio de estagio em educação infantil 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Foi através do estágio realizado em Educação Infantil com crianças 5 anos de idade, da Etapa II, que se conhece na prática, o conhecimento teórico, onde a criança tem a oportunidade de aprender brincando.
Neste momento de brincar, que o pedagogo, estimula a memorização, raciocínio, a troca de idéias, a busca de soluções para problemas que aparece na brincadeira, companheirismo entre outros.
De acordo com os RCNEI, (1998, v. 02, p. 22) “Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia”, Portanto, o Brincar é fundamental na vida das crianças permitindo que as mesmas se expressem, vivencie emoções, possibilitando a troca de conhecimentos, interiorizando o mundo que a cerca e contribuindo para formação de sua identidade. Sendo assim, o brincar não é apenas uma maneira de diversão e sim uma forma de ensinar.
Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação.
Ao estagiar em Educação Infantil, foi possível conhecer o dia a dia dentro de uma sala de aula, a realidade de um professor na prática, como é planejada as atividades que serão trabalhadas durante a semana. Observa-se que a relação professor aluno, acontece de forma natural, com respeito, carinho e amor e quando os alunos começam com conversas paralelas, a professora consegue diminuir, com uma música, uma brincadeira uma história, ou atividade, fazendo com que as crianças foquem a atenção para as atividades , conseguindo colocar em prática seu plano de aula para o dia. Todas as modalidades de ensino são projetadas de acordo com a realidade escolar de toda Rede Municipal de Ensino Infantil, com bases previstas na Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nª 9394/96. Busca-se também o envolvimento das famílias com a escola, pois é com a família que todo aprendizado começa. Essa relação escola e comunidade, contribui para o aprendizado dos alunos. As leis que regem a Educação Infantil, com as Diretrizes Municipais e com os Referenciais Curriculares Nacionais, firma-se assim a concepção de criança como: Um sujeito social e histórico que faz parte de uma organização familiar que esta inserida em uma sociedade com uma determinada cultura em um determinado momento histórico.” (PROJETO POLITÍCO PEDAGÓGICO 2007, p, 30).
Perfil do professor
Neste estágio acompanhei a professora …., que é formada em pedagogia pela faculdade … desde 2009, começou a lecionar em 2012, já atuou da educação básica ao ensino médio, lecionou no governo do estado nos anos de 2013 a 2016, seu perfil é Educação Básica (Infantil) e Educação Especial, desde 2018 é professora efetiva da Educação Infantil.
Prática pedagógica dos professores
Neste estagio foi possível observar, que a professora tem uma rotina planejada e preocupada com o aprendizado dos alunos, orienta seu trabalho pela RCNEI- Referencial Curricular para Educação Infantil. A criança passou a ser reconhecida como sujeito social e histórico que faz parte de uma sociedade, que tem voz, que são protagonistas de suas vidas, tendo potencial e sendo sujeito de direitos.
A professora sempre iniciava a aula, com uma roda de conversa, para estimular a curiosidade e vontade de aprender dos alunos, explorando o lúdico o faz de conta.
Observei que após a roda de conversa, a professora coloca suas praxis, já planejada para semana, criando situações de aprendizado e de várias formas, através da música, pintura, da contação de história, brincadeiras, alfabeto, entre outros.
Promovendo o desenvolvimento, autonomia e aprendizados das crianças.
FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Foco I: A “contação” de histórias.
A contação de histórias é um dos momentos mais prazerosos e que as crianças mais gostam, onde a professora consegue prender atenção dos alunos.
Segundo Busatto (2006, p 74). A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto, bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, auto-estima, autoconhecimento e convivência social.
A professora autiliza vários recursos para contação de história, livros, teatro, fantoches, marionetes, fazendo uma interpretação com arte. Ao ouvir a história a criança desenvolve o lado cognitivo, afetivo e social, desperta sua curiosidade, emoção, imaginação, gosto pela leitura. Segundo Abramovich (2009, p.14), “escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo”.
Foco 2 Jogos e Brincadeiras
Brincar é sem dúvida uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, negociar, transformar-se. Na escola, o despeito dos objetivos do professor e do seu controle, a brincadeira não envolve apenas a atividade cognitiva da criança. Envolve a criança toda. É prática social, atividade simbólica, forma interação com o outro. É criação, desejo, emoção, ação voluntária (FONTANA; CRUZ, 1997, p. 115).
A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento da criança, é através dos jogos e brincadeira que a criança desenvolve seu aprendizado e constroi conhecimento. O momento do brincar, é um dos mais esperado pelas crianças da Educação Infantil, é o momento de diversão e aprendizado. Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil, tem seus objetivos e deve ser planejado pelo professor de acordo com a idade, é através do jogos e brincadeiras, que o professor consegue relacionar o conteúdo a ser aplicado a novos conhecimentos. Uma brincadeira bem planejada e organizada, torna-se uma fonte de aprendizagem na educação das crianças, elas aprendem a regras, desenvolve cordenação motora, coginitiva e auxilia o desenvolvimento afetivo e um melhor relacionamento com os colegas de classe. 
Brincando e jogando, a criança aplica seus esquemas mentais à realidade que a cerca, apreendendo-a e assimilando-a. Brincando e jogando, a criança reproduz as vivências, transformando o real de acordo com seus desejos e interesses. Por isso, pode-se dizer que, através do brinquedo e do jogo, a criança expressa, assimila e constrói a realidade. (VYGOTSKY, 1989, p. 25).
A brincadeira estimula a criatividade, é uma atividade essencial para o desenvolvimento da criança, independente da brincadeira a criança sempre tem algo a aprender, o brincar é de grande importância na Educação Infantil é quando a criança inicia seu conhecimento educacional onde as atividades lúdicas são primordiais. De acordo com estudos de Santos (2007), o homem tem necessidade de realizar atividades lúdicas, como finalidade agradável, por intermédio de brincadeiras, jogos e competições.
É necessário que a atividade lúdica não seja apenas um passa- tempo e sim uma forma de aprendizado, que cada brincadeira proposta pelo educador tenha seus objetivos alcançados de acordo com seu plano de aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio supervisionado em Educação Infantil, foi de grande importância para o crescimento do aprendizado, compreender o papel do professor na constução do saber das crianças. Acompanhar por um curto período de tempo o crescimento dos alunos, foi muito gratificante, no primeiro momento eles estranharam a presença de outra pessoa que não seja a professor, mas a partir do terceiro dia de estágio já estava recebendo desenhos, uma forma deles demonstrar seu carinho. O receio e a ansiedade aparecem na hora do estágio, mas depois tudo desaparece, na sala de aula foi uma experiencia única acompanhar o desempenho da professora seu papel com tanto amor, profissionalismo e dedicação, se havia alguma dúvida quanto a cursar pedagogia, elas acabaram ali. A prática foi a confirmação de algumas dúvidas. Não é uma profissão fácil, tem seus desafios, mas com dedicação e estudos superamos todas as adversidades. A recompensa? Um sorriso sincero e acolhedor das crianças. Contribuir para seu aprendizado e crescimento com o alunose pessoas, dentro e fora da escola, garantindo um futuro melhor para cada um deles. 
REFERÊNCIA

Outros materiais