Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
49 pág.
Sociologia

Pré-visualização | Página 1 de 13

Questão 1 :
Podemos dizer que a Administração e a Sociologia tiveram um desenvolvimento semelhante e antecedentes comuns. Das alternativas a seguir, qual delas melhor representa essa afirmação?
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Ambas surgiram das necessidades de organização da sociedade provocada pel
, pois foram acontecimentos do século XVIII.
	A
	
	Ambas surgiram das necessidades de organização da sociedade provocada pela Revolução Industrial e, por isso, sofreram, em seu início, influências das Ciências Exatas.
	B
	
	Ambas surgiram das necessidades de organização da sociedade provocada pela guerra de secessão americana, não se vinculando, portanto, às Ciências Exatas.
	C
	
	Ambas surgiram das necessidades de organização da sociedade provocada pela primeira guerra mundial e, em seu início, sofreram influências das Ciências Exatas.
	D
	
	Ambas surgiram das necessidades de organização da sociedade provocada pela segunda guerra mundial, não se vinculando, portanto, às influências das Ciências Exatas.
Questão 2 :
Para compreender os fenômenos sociais, Weber construiu um instrumento de análise que chamou de tipo ideal. Sobre o tipo ideal weberiano, assinale a alternativa correta.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Conforme vimos na unidade 16, Weber para compreender os fenômenos sociais construiu um instrumento de análise que chamou de tipo ideal. Trata-se de uma criação teórica a partir de casos particulares observados. O tipo ideal é construção do pensamento que auxilia o cientista em suas pesquisas. O tipo ideal é uma metodologia desenvolvida por Weber para compreender a realidade.
	A
	
	O tipo ideal é uma construção teórica a partir de casos particulares observados na sociedade.
	B
	
	O tipo ideal é a realidade concreta, ou seja, é o que de fato ocorre na sociedade. .
	C
	
	O tipo ideal é uma equação matemática que ajuda a compreender a realidade.
	D
	
	O tipo ideal é um instrumento de coleta de dados sociais para realização de pesquisas
Questão 3 :
Sobre a coercitividade dos fatos sociais, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Conforme vimos na unidade 17, para Durkheim, o fato social é socialmente sancionado e exerce poder de coerção sobre o indivíduo, independentemente de sua vontade. Assim a coercitividade do fato social consiste na força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se com as regras da sociedade em que vivem, isso independentemente de suas vontades e escolhas. A força da coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo está sujeito quando, contra as regras, tenta se rebelar.
	A
	
	Parte da ideia de que o individuo é livre das pressões sociais para realizar suas escolhas de vida.
	B
	
	Parte da ideia de que os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos de acordo com vontade ou de sua adesão consciente.
	C
	
	Parte da ideia de que a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, leva-os a conformar-se com as regras da sociedade em que vivem.
	D
	
	Parte da ideia de que é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos, ou pelo menos, na maioria deles.
Questão 4 :
Émile Durkheim é considerado o fundador da Sociologia moderna e formulou uma série de conceitos para compreender o social. Sobre o conceito de consciência coletiva, assinale a alternativa correta.
 
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Para Durkheim, unidade 17, os indivíduos são o produto de forças sociais complexas e por esse motivo não podem ser entendidos fora do contexto social em que vivem. Nesse sentido, a consciência coletiva se refere às crenças, às normas e às condutas comuns a quase todos os membros de uma mesma sociedade. A consciência coletiva pode ser entendida como uma moral vigente na sociedade que estabelece regras que delimitam o valor atribuído aos atos individuais.
	A
	
	Trata-se de uma consciência orientada para o alcance de resultados calculados e perseguidos.
	B
	
	Para Durkheim, a consciência coletiva define o que, numa sociedade, é considerado moral ou imoral.
	C
	
	Para Durkheim, trata-se das crenças, normas e condutas que muda de indivíduos para indivíduo na sociedade.
	D
	
	A consciência coletiva não pode ser entendida como uma moral vigente na sociedade, que guia o comportamento dos indivíduos.
Questão 5 :
A dominação, conforme Weber (1974 apud CASTRO, 2010), consiste na probabilidade de encontrar obediência a uma dada ordem que é respeitada por outros. Sobre os tipos de dominação, assinale a alternativa que corresponde aos tipos propostos por Weber.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Para Weber, os três tipos puros de dominação são: dominação legal, tradicional e carismática. Dominação legal: é regida por um estatuto, obedecendo a ordens impessoais, objetivas e legalmente instituídas e aos superiores por ela designados; é uma dominação burocrática, havendo relação hierárquica. Dominação tradicional: é a dominação na qual o senhor comanda seus súditos, e é aceita em nome de uma tradição reconhecida como válida. Dominação carismática: ocorre em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais e baseia-se na crença; para que se estabeleça uma autoridade desse tipo, é necessário que o apelo do líder seja considerado como legítimo por seus seguidores, os quais estabelecem com ele uma lealdade de tipo pessoal.
	A
	
	Dominação legal, tradicional e carismática.
	B
	
	Dominação legal, cognitiva e tradicional.
	C
	
	Dominação tradicional, carismática e cognitiva.
	D
	
	Dominação carismática, cognitiva e legal.
Questão 6 :
O século XIX marca o surgimento da Sociologia a partir das teorizações de uma grande pensador da época. Quem é esse pensador? Marque a alternativa correta.
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Augusto Conte é considerado o fundador da sociologia, pois foi o primeiro estudioso a se preocupar em desenvolver um método científico para o estudo da sociedade.
	A
	
	Max Weber.
	B
	
	Thomas Hobbes.
	C
	
	Augusto Conte.
	D
	
	Pierre Bourdieu.
Questão 7 :
Conforme Castro (2010), Lewin, Lippitt e White desenvolveram pesquisas em organizações e chegaram a três tipos de liderança. Sobre esses tipos de liderança, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Os tipos de liderança desenvolvidos por Lewin, Lippitt e White são: democrático, autoritário e liberal. Conforme visto na unidade 9, os tipos de liderança desenvolvidos por Lewin, Lippitt e White são: Líder democrático: o grupo participa nas decisões, e os objetivos e o meio condutor destes é decidido por todos; Líder autoritário: este tipo de líder é que determina as tarefas a executar, orienta o grupo sem a participação deste, dá instruções a cada elemento, não aceita sugestão, inexistência de relação de amizade, cria tensão, desmotivação e consequente frustração; Líder liberal: este tipo de líder dá total liberdade aos liderados para tomar decisões. Não comportando, portanto, os tipos de liderança fictício oligárquico.
	A
	
	Líder democrático, oligárquico e liberal.
	B
	
	Líder autoritário, oligárquico e democrático.
	C
	
	Líder democrático, autoritário e liberal.
	D
	
	Líder liberal, oligárquico e autoritário.
Questão 8 :
Weber, a partir de seus estudos sobre a sociedade, observa que existem quatro tipos de ações sociais. Sobre elas, assinale a alternativa que contempla uma ação definida por Weber.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
De acordo com Costa (2011) os tipos de ação social propostas por Weber são: ação racional com relação a fins: é determinada pela expectativa de alcançar os objetivos racionalmente avaliados e perseguidos; ação racional com relação a um valor: é aquela definida pela crença consciente no valor; ação afetiva: é aquela ditada por afetos ou estados sentimentais e emocionais e a ação tradicional: ditada pelos hábitos, costumes, crenças.
Página123456789...13