Buscar

atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 4 (MILHO)
1 O milho, no Brasil, é plantado praticamente durante todo o ano. Quais os principais fatores limitante (2 fatores), que determinam a possibilidade ou não de plantio?
 Temperatura e Umidade.
2 Qual a melhor época de plantio no Centro –Sul? Tem alguma justificativa para isto?
De forma geral, pode-se dizer que a melhor época de semeadura é entre setembro e novembro, dependendo do início das chuvas.
É a época de melhor adaptação da cultura de milho.
3 - Quais as classificações quanto ao tipo de grãos e qual a mais plantada no Brasil?
Quanto aos tipos de grãos o milho é classificado em amiláceo ou farinhoso, dentado (Dent), duro ou cristalino (Flint), pipoca (Pop corn), doce (sweet) ceroso (wary).
A quase totalidade do milho plantado no Brasil é do tipo dentado.
4 O conhecimento da idade fisiológica da planta, durante o seu ciclo de crescimento, é muito importante para várias disciplinas agronômicas como, fisiologia, fertilidade do solo, nutrição, melhoramento, fitopatologia e entomologia. Qual o objetivo da divisão do desenvolvimento da planta em estágios fenológicos? 
Identificar com precisão os estádios de desenvolvimento uma planta, a classificação foi motivada porque, os estágio fenológico são afetados pelas condições edafoclimáticas e, consequentemente as recomendações de controle de pragas, doenças e manejo da cultura (adubação de cobertura) poderão ser recomendado fora de época quando usado a data fixa e não a de estádio fenológicos.
5 As diminuições na produtividade, causada por estresse hídrico, aumentam com o desenvolvimento da cultura, atingindo o seu ápice, ou seja, atingindo os maiores estragos sem chance de recuperação em que estágio fenológico.
O estádio de maior sensibilidade do milho à deficiência hídrica é na emergência do pendão e na polinização. Mas pode haver também substancial redução na produção quando a deficiência hídrica ocorre durante a fase vegetativa e de enchimento dos grãos.

Outros materiais