Buscar

atividade 1 culturas pronta 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail, mateus.secretti@unigran.br ou tais.benites@unigran.br
PRAZO DE ENVIO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ ÀS 23:59 HORAS DO DIA AGENDADO NO O PORTAL. (Horário de Brasília).
OBS: Somente as respostas enviadas pelo portfólio serão aceitas e avaliadas. Responder as de múltipla escolha no gabarito. Cada resposta correta tem pontuação de 1,25. 
Gabarito
	Questão 1
	Questão 2
	Questão 3
	Questão 4
	Questão 5
	Questão 6
	Questão 7
	Questão 8
	
Discursiva
	
Discursiva 
	E
	C
	A
	 E
	C
	B
ATIVIDADE 1 
Questão 1- 
A cultura da soja necessita de alta nutrição mineral, especialmente macronutrientes. Com relação ao N, a soja pode fixá-lo da atmosfera. Comente como ocorre o processo de fixação biológica de nitrogênio. 
A soja não necessita de adubação nitrogenada, pois através da associação com bactérias do gênero bradyrhizobium, conseguem retirar da atmosfera através da respiração celular o nitrogênio necessário para seu desenvolvimento, fixando o mesmo em nódulos nas raízes que são perceptíveis a observação a olho nu.
Questão 2- 
A colheita da cana inicia-se em maio e em algumas unidades sucroalcooleiras em abril, prolongando-se até novembro, período em que a planta atinge o ponto de maturação. Cite quais são os estádios de maturação da cana e como são identificados. 
Cana verde, cana em maturação, cana madura e cana em declínio de maturação.
São indentificados os estádios de maturação através da medição do IM que é o índice de maturação, o cálculo é feito da seguinte forma, faz-se a medição do brix que é a quantidade de sólidos solúveis do caldo, da ponta e a medicação do brix da base do colmo, através desse resultado é possível determinar o estádio de maturação da mesma. IM menor que 0,6 é cana verde, entre 0,6 e 0,85 é cana em maturação, de 0,85 até 1 é cana madura, e maior que 1 e cana em declínio de maturação.
Questão 3- 
Sobre os fatores que influenciam o crescimento e o desenvolvimento da cultura da soja, avalie as seguintes afirmações:
I- A deficiência hídrica durante a fase vegetativa não interfere no desenvolvimento das folhas, que são responsáveis pela fotossíntese e, consequentemente, pela produção. Interferindo apenas na fase enchimento de grãos.
II- Em geral, temperaturas entre 25° e 30°C são ótimas para o desenvolvimento da cultura da soja. 
III- A soja é uma das espécies que florescem quando os dias se tomam curtos, mas existe considerável variação genética quanto à sensibilidade ao fotoperiodismo.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) II
c) III
d) I, II
e) II, III
Questão 4- 
Analise o trecho a seguir:
“Esse estádio é iniciado quando os estilos-estigmas estão visíveis, para fora das espigas. A polinização ocorre quando o grão de pólen liberado é capturado por um dos estilos-estigmas.”
A respeito dos estádios fenológicos do milho, o trecho citado refere-se ao:
a) Estádio V6
b) Estádio R3
c) Estádio R1
d) Estádio V7
e) Estádio R5
Questão 5- 
As perdas qualitativas por grãos ardidos são motivo de desvalorização do produto e uma ameaça à saúde dos rebanhos e humana. Como padrão de qualidade tem-se, em algumas agroindústrias, a tolerância máxima de 6% para grãos ardidos em lotes comerciais de milho. Assinale a alternativa que corresponda ao agente causador desse problema.
a) Fungos
b) Bactérias
c) Percevejos
d) Umidade
e) Lagartas
Questão 6- 
Em cana-de-açúcar, a distribuição em profundidade e a velocidade de crescimento radicular são intimamente relacionadas ao genótipo, à idade da planta, às condições físico-químicas do solo e à disponibilidade hídrica. Avalie as afirmações a seguir:
I- Após o corte da cana, constatou-se que, quando este é realizado em período úmido, praticamente não há morte de raízes.
II - O fato de ocorrer paralisação do crescimento de raízes e, portanto, a redução do gasto de metabólitos provenientes da parteaérea favorece o acúmulo de sacarose nos colmos. 
III- A arquitetura do sistema radicular muda de acordo com a idade da planta, tanto entre ciclos (cortes) como dentro de um mesmo ciclo (meses de desenvolvimento). É correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) II
c) III
d) I, II
e) I, II, III
Questão 7- 
Em trigo, cada semente contém três distintas partes que são objetos de separação durante o processo de moagem para produzir a farinha, são eles:
a) endosperma, gérmen e embrião.
b) casca, polpa e gérmen.
c) endosperma, casca e gérmen.
d) pseudocarpo, amido e gérmen.
e) endosperma, amido e gérmen.
Questão 8- 
Para a maioria das cultivares, o ideal é colher o arroz entre qual teor de umidade?
a) 15 e 18%
b) 18 e 23%
c) 13 e 20%
d) 18 e 20%
e) 10 e 15%

Outros materiais