Buscar

RELATÓRIO RECREAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na primeira aula prática de recreação, foram apresentadas três provas realizadas por 3 equipes distintas, formando uma gincana de circuito lúdico.
As provas foram as seguintes:
· Prova do Bate Balde – um participante da equipe deve quicar uma pequena bola até um balde, acertar dentro dele sem conduzi-la, e voltar para sua equipe, quicando a bola até o próximo participante.
· Prova do Aspirador – o participante da equipe deve transportar uma conta (pode ser usado um grão de feijão, ervilha ou afins) de um copo ao outro, usando apenas da sucção e um canudo, sem derrubar, e cada grão transportado equivale a um ponto. Nesta prova devemos nos atentar a higiene, devendo cada integrante ter o seu canudo.
· Prova da Bandeja – o participante deve atravessar um percurso segurando duas bandejas com uma bolinha de gude em cima de cada uma, sem deixá-las cair, e, caso isso ocorra, o percurso deve ser reiniciado.
A gincana é iniciada com uma música para limitar o tempo e cada equipe conta com um fiscal para a contabilidade dos pontos.
Ao final, a professora explica algumas características da gincana, demonstrando que as provas devem ser possíveis, testadas, seguras e higiênicas, com material resistente e com reserva.
No segundo vídeo são demonstradas 2 brincadeiras, uma que exige maior raciocínio e concentração, e a outra uma prova de capacidades básicas. São elas:
· Quebra-cabeça - o objetivo é montar o maior número de peças no tempo estipulado. Cada peça equivalerá a 1 ponto.
· Prova do Funil – um funil de folha sulfite é colocado em um barbante. O objetivo desta prova é transportar esse funil de uma extremidade a outra do barbante usando apenas o sopro. Cada vez que isso ocorrer será contado um ponto.
No terceiro vídeo, a professora fala sobre as “atividades quebra gelo” e a interação entre os participantes. 
Inicia, então um jogo cantado “Vai Começar a Brincadeira” e posteriormente explica a importância e tudo que abrange esse tipo de jogo, como o desenvolvimento dos domínios cognitivo, socioafetivo entre outros.
No ultimo vídeo são abordadas as atividades de socialização, demonstrada pela brincadeira cantada “Olá meu amigo” , em que uma música é cantada pelos participantes, e em cada rodada da música os parceiros são trocados e a parte do corpo que se tocam também, mas sempre finalizada com um abraço.
Com essa aula pude concluir que a recreação tem, dentre seus objetivos, os de relaxar, gastar energia, aprender, instruir, comunicar, melhorar as relações, enfim as atividades recreativas incitam e promovem aprendizados de forma lúdica e prazerosas de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo várias habilidades nos praticantes.

Outros materiais