Logo Passei Direto
Buscar

história da arte 1 pré história e antiguidade clássica

User badge image
Jailma

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Dentre as manifestações mais importantes da arte pré-histórica estão as esculturas feitas em pedra que representam figuras femininas nuas, de corpos volumosos e rostos esquematizados. Uma das mais conhecidas é a “Venus de Willendorf” reproduzida ao lado.
Por que motivo o corpo feminino era representado nessas esculturas, com curvas tão exageradas e dando-se ênfase aos órgãos sexuais?
a. a principal característica era sua forma gigantesca; raramente inferior a 4 metros de altura, com peso de, no mínimo, 10 toneladas.
b. o aspecto mais significativo dessa escultura foi a religião, crendo na sobrevivência depois da morte.
c. a escultura sempre se fez presente na representação artística, para deixar registrado os testemunhos mais antigos da humanidade.
d. as esculturas possuíam seios enormes, ancas largas, o que nos leva a acreditar em formas ligadas ao culto a fertilidade.
e. as esculturas não foram feitas apenas para apreciação, mas faziam parte de um ritual mágico.

Desde a Pré-história, o homem já fazia arte. Apenas a compreensão e a finalidade do fazer artístico é que eram diferentes dos dias de hoje. Ele tinha sempre um objetivo, um fim qualquer, uma utilidade, além do próprio produto artístico, que poderia ser místico - religiosa, decorativo, como forma de lazer/entretenimento, educação, mas sempre com alguma finalidade, como um utensílio.
Podemos concluir então:
a. já existiam grandes escultores e pintores.
b. a arte sempre foi vista como elemento estético.
c. as pinturas e esculturas, do passado, não tinham uma função definida.
d. as pinturas e esculturas, do passado, tinham sempre uma função definida.
e. as expressões artísticas pré-históricas eram somente de carácter religioso.

Sobre a arquitetura dos povos germânicos:
I - Os povos germânicos não possuíam uma identidade arquitetônica.
II - Apropriaram-se das formas da Antiguidade tardia e da Bizantina.
III - As construções do Norte são verdadeiras fortalezas de pedra.
a. Nenhuma das afirmacoes estão corretas.
b. II e III, apenas.
c. I, apenas.
d. Todas as afirmações estão corretas.
e. I e II, apenas.

Os povos germânicos não apresentaram grande expressividade na pintura. No interior das igrejas não era comum a utilização das pinturas, mas sim de mosaicos e esculturas em relevo. Porém, foi através deles que surgiu uma técnica de pintura que é utilizada até os dias de hoje, a Iluminura, que é:
Escolha uma:
a. Imagens impressas através de uma matriz.
b. A representação de imagens plásticas em relevo total ou parcial usando a tridimensionalidade do espaço.
c. É uma técnica de pintura que utiliza corantes dissolvidos em água, possui transparência e luminosidade.
d. A arte de ilustração dos livros antigos, manuscritos, preparada a mão, em geral destinada a ornamentar as primeiras letras de uma página.
e. A aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.

Pensando na estatuária e na pintura egípcia, deparamos com o que chamamos de “Lei da Frontalidade”. Uma verdadeira marca na arte egípcia. Sugerir ilusão de realidade não era a intenção dessa arte, contrariamente, diante de reproduções humanas frontalmente, ficava claro que se tratava de uma representação.
Como era representada essa regra?
a. a arte egípcia era realizada com motivos geométricos, sendo os chefes políticos e os sacerdotes os únicos que podiam exercer qualquer influência sobre a arte.
b. a escultura dessa região foi esculpida em “baixo-relevo”, ou seja, as figuras sobrelevavam muito pouco o plano que lhes servia de fundo.
c. a representação mais significativa dos egípcios era a religião, crendo na sobrevivência depois da morte.
d. é a representatividade mais monumental na arte egípcia, que serviam para abrigar os corpos dos faraós.
e. as imagens apareciam com postura rígida, com o corpo sempre de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés eram vistos de perfil.

“Zigurate” é uma construção arquitetônica característica de um povo da Antiguidade. As construções eram de tijolos e não em pedras como as pirâmides do Egito e compostas de terraços em vários níveis, cujo acesso se dava por escadarias. Possuíam a forma piramidal, porém em degraus.
Estamos nos referindo às construções dos povos de qual região?
a. Grécia.
b. Egito.
c. América do Sul.
d. Roma.
e. Mesopotâmia.

A cultura grega destaca o homem como a mais importante criatura do universo. A beleza e o calor humano são exaltados através do equilíbrio, harmonia, ordem, proporção e medida sempre transparente em suas obras.
Analisando o que vimos sobre a arte grega, podemos afirmar que?
a. a arquitetura caracterizou-se por várias combinações de elementos, buscando efeitos de forma e de luz.
b. os artistas dessa região, evoluíram lentamente, atingindo seu apogeu no período arcaico.
c. a preocupação era atingir a perfeição e o equilíbrio, sendo uma arte totalmente idealista.
d. a cerâmica utilizava-se de pequenos pedaços de pedra ou vidro coloridos sobre cimento.
e. as construções eram compostas de terraços em vários níveis, cujo acesso se dava por escadarias.

Relacione os itens a seguir:
I – Ordem Dórica.
II – Ordem Jônica.
III – Ordem Coríntia.
( ) colunas mais delgadas, com ligeiro estriado.
( ) tipo de coluna mais popular e mais pesada.
( ) coluna com mais ornamentos.

Os romanos adotaram diversos costumes dos etruscos, principalmente alguns métodos construtivos. A utilização dessas técnicas, contribuíram para arquitetura com espaços internos mais amplos e bem mais estruturados.
Estamos falando do uso de quais elementos construtivos?
a. Fundação e Cobertura.
b. Viga e Laje.

Através dessas construções, os etruscos buscavam representar:
Escolha uma:
a. A sobrevivência da alma e a necessidade de preservar para o morto os seus bens e as lembranças dos vivos.
b. A expressão da verdade, dos detalhes e da perfeição.
c. Nenhuma das alternativas estão corretas.
d. O ciclo de uma vida, com começo, meio e fim.
e. O sofrimento.

Foi a arquitetura que mais se destacou entre os romanos, através de edificações monumentais, a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. Fundamentadas em bases circulares, o arco e a abóbada foram usados para criar espaços internos mais amplos.
Analisando o que vimos sobre a arquitetura romana, podemos afirmar que:
a. ( ) as construções, apesar de serem enormes, não recebiam multidões, pois os cultos eram sempre realizados na parte externa, limitando-se o acesso apenas aos sacerdotes.
b. ( ) as construções tiveram um enorme impacto, pois eram feitas em escalas grandiosas e imponentes, destacando-se o Coliseu, feito para acomodar multidões.
c. ( ) as folhas do morangueiro, da nogueira e da vinha se entrelaçam para modular o capitel, como se a própria natureza invadisse a igreja.
d. ( ) as construções apresentam simetria relativa; fuga aos esquemas clássicos; linhas de composição na forma espiral e retorcidas.
e. ( ) os arcos foram também frequentemente usados e o arremate superior das colunas era decorado com desenhos entrelaçados e figuras de animais.

Quais são os três gêneros de poesia da literatura romana?
a. Poesia épica, clássica e satírica.
b. Poesia celta, grega e romana.
c. poesia épica, a lírica e satírica.
d. Poesia lírica, romântica e moderna.
e. Poesia dramática, épica e lírica.

Foi através do Cristianismo que surgiram as primeiras expressões da arte cristã primitiva, a que podemos chamar também de arte paleocristã. Nesse período os romanos se sentiram ameaçados com essa nova religião e passaram a perseguir todos aqueles que acreditavam nos princípios desta.
Este fato, marca a primeira fase da arte paleocristã, a que nos referimos como:
a. Fase religiosa.
b. Fase mitológica.
c. Fase catacumbária.
d. Fase cristã.
e. Fase pagã.

As primeiras pinturas cristãs não se diferenciam estilisticamente das pinturas romanas. Somente a partir do século V se poderá falar de um código formal próprio e plenamente adaptado à sua própria religiosidade.
Recriaram uma nova simbologia, com o tema das estações, que passou a ser considerado:
a. Símbolo da fertilidade.
b. Símbolo da Paz.
c. Símbolo da renovação da vida.
d. A Santíssima Trindade.
e. Símbolo do amor.

Analisando a imagem, podemos afirmar que:
a. Os cristãos latinos eram iconoclastas.
b. Os temas da arte bizantina eram sempre políticos.
c. O mosaico foi uma técnica aprendida com os egípcios.
d. O imperador bizantino se considerava um deus.
e. A religiosidade sempre se fez presente na representação artística bizantina.

A mais grandiosa obra bizantina é a Igreja de Santa Sofia, construída pelo arquiteto Antêmio de Tales e Isidoro de Mileto. Ela conserva a simplicidade exterior das primitivas igrejas cristãs. Mas, seu interior é ricamente decorado com mosaicos dourados, iluminados por 40 janelas dispostas ao redor da base da cúpula central, dando a sensação de leveza e de notável grandeza monumental.
Portanto, podemos reconhecer o estilo arquitetônico bizantino:
a. Coberturas em madeira e revestimentos com adobe.
b. Pela arte dos mosaicos e pinturas cristãs.
c. Pela existência de uma cúpula central sustentada por pilares e colunas, abrangendo também a extraordinária arte dos mosaicos.
d. Pelo uso de arcos convexos e murais de afrescos.
e. Pela existência de uma cúpula descentralizada sustentada por pilares e colunas, abrangendo também a extraordinária arte dos relevos.

As representações artísticas com imagens eram proibidas pela religião islâmica, sendo somente permitido expressar a arte nas construções e objetos religiosos. Mesmo não possuindo adornos figurativos, as construções receberam uma decoração ornamental extremamente rica. Essas ornamentações eram rendilhadas, inspiradas na caligrafia, conhecidas como:
Escolha uma:
a. Mosaicos.
b. Grafismos.
c. Relevos.
d. Arabescos.
e. Afrescos.

As maiores expressões da arquitetura islâmica são mesquitas, locais de retiro espiritual e mausoléus. As técnicas utilizadas nas construções são variadas, de acordo com a região e fase histórica. As construções e seus ornamentos procuravam traduzir as fórmulas numéricas da língua árabe e seu misticismo. As mesquitas do mundo árabe possuem sempre o mesmo padrão de construção:
Escolha uma:
a. A simplicidade exterior das primitivas igrejas cristãs.
b. Divide-se em três partes: parte pública, semi-pública e privada.
c. Uma nave e três entradas paralelas.
d. Um átrio e uma sala para orações, com ornamentações diversificadas.
e. Planta retangular em cruz latina.

As pinturas das civilizações maias eram feitas em murais e objetos de cerâmica, com técnicas de perspectiva e de superposições. Os pigmentos eram variados e as cores tinham significados próprios, como o preto que era a cor da guerra e o amarelo a cor da fecundidade. Os temas abordados nessas pinturas eram:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas estão corretas.
b. Simbologias semelhantes às dos hieróglifos egípcios.
c. Cenas do cotidiano, mitológicas e ritualísticas.
d. Figuras geométricas e animais estilizados quanto figuras humanas.
e. Elementos da natureza: folhas, cipós, ramos, florais.

Os incas demonstraram um grande conhecimento das técnicas topográficas. Construíram uma cidade no alto das montanhas dos Alpes Peruanos, que é o maior exemplo vivo dessas técnicas.
Estamos nos referindo de qual cidade inca?
a. Lima.
b. Iquitos.
c. Arequipa.
d. Machu Picchu.
e. Cusco.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Dentre as manifestações mais importantes da arte pré-histórica estão as esculturas feitas em pedra que representam figuras femininas nuas, de corpos volumosos e rostos esquematizados. Uma das mais conhecidas é a “Venus de Willendorf” reproduzida ao lado.
Por que motivo o corpo feminino era representado nessas esculturas, com curvas tão exageradas e dando-se ênfase aos órgãos sexuais?
a. a principal característica era sua forma gigantesca; raramente inferior a 4 metros de altura, com peso de, no mínimo, 10 toneladas.
b. o aspecto mais significativo dessa escultura foi a religião, crendo na sobrevivência depois da morte.
c. a escultura sempre se fez presente na representação artística, para deixar registrado os testemunhos mais antigos da humanidade.
d. as esculturas possuíam seios enormes, ancas largas, o que nos leva a acreditar em formas ligadas ao culto a fertilidade.
e. as esculturas não foram feitas apenas para apreciação, mas faziam parte de um ritual mágico.

Desde a Pré-história, o homem já fazia arte. Apenas a compreensão e a finalidade do fazer artístico é que eram diferentes dos dias de hoje. Ele tinha sempre um objetivo, um fim qualquer, uma utilidade, além do próprio produto artístico, que poderia ser místico - religiosa, decorativo, como forma de lazer/entretenimento, educação, mas sempre com alguma finalidade, como um utensílio.
Podemos concluir então:
a. já existiam grandes escultores e pintores.
b. a arte sempre foi vista como elemento estético.
c. as pinturas e esculturas, do passado, não tinham uma função definida.
d. as pinturas e esculturas, do passado, tinham sempre uma função definida.
e. as expressões artísticas pré-históricas eram somente de carácter religioso.

Sobre a arquitetura dos povos germânicos:
I - Os povos germânicos não possuíam uma identidade arquitetônica.
II - Apropriaram-se das formas da Antiguidade tardia e da Bizantina.
III - As construções do Norte são verdadeiras fortalezas de pedra.
a. Nenhuma das afirmacoes estão corretas.
b. II e III, apenas.
c. I, apenas.
d. Todas as afirmações estão corretas.
e. I e II, apenas.

Os povos germânicos não apresentaram grande expressividade na pintura. No interior das igrejas não era comum a utilização das pinturas, mas sim de mosaicos e esculturas em relevo. Porém, foi através deles que surgiu uma técnica de pintura que é utilizada até os dias de hoje, a Iluminura, que é:
Escolha uma:
a. Imagens impressas através de uma matriz.
b. A representação de imagens plásticas em relevo total ou parcial usando a tridimensionalidade do espaço.
c. É uma técnica de pintura que utiliza corantes dissolvidos em água, possui transparência e luminosidade.
d. A arte de ilustração dos livros antigos, manuscritos, preparada a mão, em geral destinada a ornamentar as primeiras letras de uma página.
e. A aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.

Pensando na estatuária e na pintura egípcia, deparamos com o que chamamos de “Lei da Frontalidade”. Uma verdadeira marca na arte egípcia. Sugerir ilusão de realidade não era a intenção dessa arte, contrariamente, diante de reproduções humanas frontalmente, ficava claro que se tratava de uma representação.
Como era representada essa regra?
a. a arte egípcia era realizada com motivos geométricos, sendo os chefes políticos e os sacerdotes os únicos que podiam exercer qualquer influência sobre a arte.
b. a escultura dessa região foi esculpida em “baixo-relevo”, ou seja, as figuras sobrelevavam muito pouco o plano que lhes servia de fundo.
c. a representação mais significativa dos egípcios era a religião, crendo na sobrevivência depois da morte.
d. é a representatividade mais monumental na arte egípcia, que serviam para abrigar os corpos dos faraós.
e. as imagens apareciam com postura rígida, com o corpo sempre de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés eram vistos de perfil.

“Zigurate” é uma construção arquitetônica característica de um povo da Antiguidade. As construções eram de tijolos e não em pedras como as pirâmides do Egito e compostas de terraços em vários níveis, cujo acesso se dava por escadarias. Possuíam a forma piramidal, porém em degraus.
Estamos nos referindo às construções dos povos de qual região?
a. Grécia.
b. Egito.
c. América do Sul.
d. Roma.
e. Mesopotâmia.

A cultura grega destaca o homem como a mais importante criatura do universo. A beleza e o calor humano são exaltados através do equilíbrio, harmonia, ordem, proporção e medida sempre transparente em suas obras.
Analisando o que vimos sobre a arte grega, podemos afirmar que?
a. a arquitetura caracterizou-se por várias combinações de elementos, buscando efeitos de forma e de luz.
b. os artistas dessa região, evoluíram lentamente, atingindo seu apogeu no período arcaico.
c. a preocupação era atingir a perfeição e o equilíbrio, sendo uma arte totalmente idealista.
d. a cerâmica utilizava-se de pequenos pedaços de pedra ou vidro coloridos sobre cimento.
e. as construções eram compostas de terraços em vários níveis, cujo acesso se dava por escadarias.

Relacione os itens a seguir:
I – Ordem Dórica.
II – Ordem Jônica.
III – Ordem Coríntia.
( ) colunas mais delgadas, com ligeiro estriado.
( ) tipo de coluna mais popular e mais pesada.
( ) coluna com mais ornamentos.

Os romanos adotaram diversos costumes dos etruscos, principalmente alguns métodos construtivos. A utilização dessas técnicas, contribuíram para arquitetura com espaços internos mais amplos e bem mais estruturados.
Estamos falando do uso de quais elementos construtivos?
a. Fundação e Cobertura.
b. Viga e Laje.

Através dessas construções, os etruscos buscavam representar:
Escolha uma:
a. A sobrevivência da alma e a necessidade de preservar para o morto os seus bens e as lembranças dos vivos.
b. A expressão da verdade, dos detalhes e da perfeição.
c. Nenhuma das alternativas estão corretas.
d. O ciclo de uma vida, com começo, meio e fim.
e. O sofrimento.

Foi a arquitetura que mais se destacou entre os romanos, através de edificações monumentais, a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. Fundamentadas em bases circulares, o arco e a abóbada foram usados para criar espaços internos mais amplos.
Analisando o que vimos sobre a arquitetura romana, podemos afirmar que:
a. ( ) as construções, apesar de serem enormes, não recebiam multidões, pois os cultos eram sempre realizados na parte externa, limitando-se o acesso apenas aos sacerdotes.
b. ( ) as construções tiveram um enorme impacto, pois eram feitas em escalas grandiosas e imponentes, destacando-se o Coliseu, feito para acomodar multidões.
c. ( ) as folhas do morangueiro, da nogueira e da vinha se entrelaçam para modular o capitel, como se a própria natureza invadisse a igreja.
d. ( ) as construções apresentam simetria relativa; fuga aos esquemas clássicos; linhas de composição na forma espiral e retorcidas.
e. ( ) os arcos foram também frequentemente usados e o arremate superior das colunas era decorado com desenhos entrelaçados e figuras de animais.

Quais são os três gêneros de poesia da literatura romana?
a. Poesia épica, clássica e satírica.
b. Poesia celta, grega e romana.
c. poesia épica, a lírica e satírica.
d. Poesia lírica, romântica e moderna.
e. Poesia dramática, épica e lírica.

Foi através do Cristianismo que surgiram as primeiras expressões da arte cristã primitiva, a que podemos chamar também de arte paleocristã. Nesse período os romanos se sentiram ameaçados com essa nova religião e passaram a perseguir todos aqueles que acreditavam nos princípios desta.
Este fato, marca a primeira fase da arte paleocristã, a que nos referimos como:
a. Fase religiosa.
b. Fase mitológica.
c. Fase catacumbária.
d. Fase cristã.
e. Fase pagã.

As primeiras pinturas cristãs não se diferenciam estilisticamente das pinturas romanas. Somente a partir do século V se poderá falar de um código formal próprio e plenamente adaptado à sua própria religiosidade.
Recriaram uma nova simbologia, com o tema das estações, que passou a ser considerado:
a. Símbolo da fertilidade.
b. Símbolo da Paz.
c. Símbolo da renovação da vida.
d. A Santíssima Trindade.
e. Símbolo do amor.

Analisando a imagem, podemos afirmar que:
a. Os cristãos latinos eram iconoclastas.
b. Os temas da arte bizantina eram sempre políticos.
c. O mosaico foi uma técnica aprendida com os egípcios.
d. O imperador bizantino se considerava um deus.
e. A religiosidade sempre se fez presente na representação artística bizantina.

A mais grandiosa obra bizantina é a Igreja de Santa Sofia, construída pelo arquiteto Antêmio de Tales e Isidoro de Mileto. Ela conserva a simplicidade exterior das primitivas igrejas cristãs. Mas, seu interior é ricamente decorado com mosaicos dourados, iluminados por 40 janelas dispostas ao redor da base da cúpula central, dando a sensação de leveza e de notável grandeza monumental.
Portanto, podemos reconhecer o estilo arquitetônico bizantino:
a. Coberturas em madeira e revestimentos com adobe.
b. Pela arte dos mosaicos e pinturas cristãs.
c. Pela existência de uma cúpula central sustentada por pilares e colunas, abrangendo também a extraordinária arte dos mosaicos.
d. Pelo uso de arcos convexos e murais de afrescos.
e. Pela existência de uma cúpula descentralizada sustentada por pilares e colunas, abrangendo também a extraordinária arte dos relevos.

As representações artísticas com imagens eram proibidas pela religião islâmica, sendo somente permitido expressar a arte nas construções e objetos religiosos. Mesmo não possuindo adornos figurativos, as construções receberam uma decoração ornamental extremamente rica. Essas ornamentações eram rendilhadas, inspiradas na caligrafia, conhecidas como:
Escolha uma:
a. Mosaicos.
b. Grafismos.
c. Relevos.
d. Arabescos.
e. Afrescos.

As maiores expressões da arquitetura islâmica são mesquitas, locais de retiro espiritual e mausoléus. As técnicas utilizadas nas construções são variadas, de acordo com a região e fase histórica. As construções e seus ornamentos procuravam traduzir as fórmulas numéricas da língua árabe e seu misticismo. As mesquitas do mundo árabe possuem sempre o mesmo padrão de construção:
Escolha uma:
a. A simplicidade exterior das primitivas igrejas cristãs.
b. Divide-se em três partes: parte pública, semi-pública e privada.
c. Uma nave e três entradas paralelas.
d. Um átrio e uma sala para orações, com ornamentações diversificadas.
e. Planta retangular em cruz latina.

As pinturas das civilizações maias eram feitas em murais e objetos de cerâmica, com técnicas de perspectiva e de superposições. Os pigmentos eram variados e as cores tinham significados próprios, como o preto que era a cor da guerra e o amarelo a cor da fecundidade. Os temas abordados nessas pinturas eram:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas estão corretas.
b. Simbologias semelhantes às dos hieróglifos egípcios.
c. Cenas do cotidiano, mitológicas e ritualísticas.
d. Figuras geométricas e animais estilizados quanto figuras humanas.
e. Elementos da natureza: folhas, cipós, ramos, florais.

Os incas demonstraram um grande conhecimento das técnicas topográficas. Construíram uma cidade no alto das montanhas dos Alpes Peruanos, que é o maior exemplo vivo dessas técnicas.
Estamos nos referindo de qual cidade inca?
a. Lima.
b. Iquitos.
c. Arequipa.
d. Machu Picchu.
e. Cusco.

Prévia do material em texto

história da arte 1 pré história e antiguidade clássica
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as manifestações mais importantes da arte pré-histórica estão as esculturas feitas em pedra que representam figuras femininas nuas, de corpos volumosos e rostos esquematizados. Uma das mais conhecidas é a “Venus de Willendorf” reproduzida ao lado.
Por que motivo o corpo feminino era representado nessas esculturas, com curvas tão exageradas e dando-se ênfase aos órgãos sexuais?
Escolha uma:
a. (              ) a  principal característica era sua forma gigantesca; raramente inferior a 4 metros de altura, com peso de, no mínimo, 10 toneladas . 
b. (              ) as esculturas não foram feitas apenas para apreciação, mas faziam parte de um ritual mágico.
c. (              ) o aspecto mais significativo dessa escultura foi a religião, crendo na sobrevivência depois da morte.
d. (              ) as esculturas possuíam seios enormes, ancas largas, o que nos leva a acreditar em formas ligadas ao culto a fertilidade.        
Muito bem...!!!
e. (              ) a escultura sempre se fez presente na representação artística, para deixar registrado os testemunhos mais antigos da humanidade.             
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: (              ) as esculturas possuíam seios enormes, ancas largas, o que nos leva a acreditar em formas ligadas ao culto a fertilidade.        
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Desde a Pré-história, o homem já fazia arte. Apenas a compreensão e a finalidade do fazer artístico é que eram diferentes dos dias de hoje. Ele tinha sempre um objetivo, um fim qualquer, uma utilidade, além do próprio produto artístico, que poderia ser místico-religiosa, decorativo, como forma de lazer/entretenimento, educação, mas sempre com alguma finalidade, como um utensílio. Podemos concluir então:
Escolha uma:
a. já existiam grandes escultores e pintores.
b. a arte sempre foi vista como elemento estético.
c. as pinturas e esculturas, do passado, não tinham uma função definida.
d. as pinturas e esculturas, do passado, tinham sempre uma função definida. 
Muito bem...!!!
e. as expressões artísticas pré-históricas eram somente de carácter religioso.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: as pinturas e esculturas, do passado, tinham sempre uma função definida..
Sobre a arquitetura dos povos germânicos:
I -   Os povos germânicos não possuíam uma identidade arquitetônica.
II - Apropriaram-se das formas da Antiguidade tardia e da Bizantina.
III - As construções do Norte são verdadeiras fortalezas de pedra.
As afirmações corretas são:
Escolha uma:
a. Nenhuma das afirmações estão corretas.
b. II e III, apenas.
c. I, apenas.
d. Todas as afirmações estão corretas. 
Muito bem...!!!
e. I e II, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmações estão corretas..
Os povos germânicos não apresentaram grande expressividade na pintura. No interior das igrejas não era comum a utilização das pinturas, mas sim de mosaicos e esculturas em relevo. Porém, foi através deles que surgiu uma técnica de pintura que é utilizada até os dias de hoje, a Iluminura, que é:
Escolha uma:
a. Imagens impressas através de uma matriz.
b. A representação de imagens plásticas em relevo total ou parcial usando a tridimensionalidade do espaço.
c. É uma técnica de pintura que utiliza corantes dissolvidos em água, possui transparência e luminosidade.
d. A arte de ilustração dos livros antigos, manuscritos, preparada a mão, em geral destinada a ornamentar as primeiras letras de uma página. 
Muito bem...!!!
e. A aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A arte de ilustração dos livros antigos, manuscritos, preparada a mão, em geral destinada a ornamentar as primeiras letras de uma página..
Pensando na estatuária e na pintura egípcia, deparamos com o que chamamos de “Lei da Frontalidade”. Uma verdadeira marca na arte egípcia. Sugerir ilusão de realidade, não era a intenção dessa arte, contrariamente, diante de reproduções humanas frontalmente, ficava claro que se tratava de uma representação. Como era representada essa regra?
Escolha uma:
a. (              ) a arte egípcia era realizada com motivos geométricos, sendo os chefes políticos e os sacerdotes os únicos que podiam exercer qualquer influência sobre a arte.
b. (              ) a representação mais significativa dos egípcios era a religião, crendo na sobrevivência depois da morte.
c. (              ) as imagens apareciam com postura rígida, com o corpo sempre de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés eram vistos de perfil.            
Muito bem...!!!
d. (              ) a escultura dessa região foi esculpida em “baixo-relevo”, ou seja, as figuras sobrelevavam muito pouco o plano que lhes servia de fundo.
e. (              ) é a representatividade mais monumental na arte egípcia, que serviam para abrigar os corpos dos faraós.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: (              ) as imagens apareciam com postura rígida, com o corpo sempre de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés eram vistos de perfil.     
Zigurate” é uma construção arquitetônica característica de um povo da Antiguidade. As construções eram de tijolos e não em pedras como as pirâmides do Egito e compostas de terraços em vários níveis, cujo acesso se dava por escadarias. Possuíam a forma piramidal, porém em degraus. Estamos nos referindo às construções dos povos de qual região?
Escolha uma:
a. América do Sul.
b. Roma.
c. Grécia.
d. Egito.
e. Mesopotâmia. 
Muito bem...!!!
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Mesopotâmia..
A cultura grega destaca o homem como a mais importante criatura do universo. A beleza e o calor humano são exaltados através do equilíbrio, harmonia, ordem, proporção e medida sempre transparente em suas obras.
Analisando o que vimos sobre a arte grega, podemos afirmar que?
Escolha uma:
a. (   ) a preocupação era atingir a perfeição e o equilíbrio, sendo uma arte totalmente idealista. 
Muito bem...!!!
b.  (     )  as construções eram compostas de terraços em vários níveis, cujo acesso se dava por escadarias.
c. (     )  a cerâmica  utilizava-se de pequenos pedaços de pedra ou vidro coloridos sobre cimento.
d. (     ) os artistas dessa região, evoluíram lentamente, atingindo seu apogeu no período arcaico.
e. (   ) a arquitetura caracterizou-se por várias combinações de elementos, buscando efeitos de forma e de luz.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: (   ) a preocupação era atingir a perfeição e o equilíbrio, sendo uma arte totalmente idealista..
Relacione os itens a seguir:
 
I – Ordem Dórica.
II – Ordem Jônica.
III – Ordem Coríntia.
(   ) colunas mais delgadas, com ligeiro estriado.
(   ) tipo de coluna mais popular e mais pesada.
(   )  coluna com mais ornamentos.
Escolha uma:
a. I, II, III.
b. II, I, III. 
Muito bem...!!!
c. II, III, I.
d. III, II, I.
e. III, I, II.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II, I, III..
Os romanos adotaram diversos costumes dos etruscos, principalmente alguns métodos construtivos. A utilização dessas técnicas, contribuíram para arquitetura com espaços internos mais amplos e bem mais estruturados. Estamos falando do uso de quais elementos construtivos?
Escolha uma:
a. Fundação e Cobertura.
b. Viga e Laje.
c. Arco e Abóboda. 
Muito bem...!!!
d. Arco e Coluna.
e. Coluna e Frontão.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Arco e Abóboda..
As construções dos túmulos etruscos apresentam as mais belas obras artísticas preservadas dessa civilização. Alguns princípios religiosos de culto aos mortos, se assemelham às tradições egípcias, orientais e helênicas.  Através dessas construções, os etruscos buscavam representar:
Escolha uma:
a. A sobrevivência da alma e a necessidade de preservarpara o morto os seus bens e as lembranças dos vivos. 
Muito bem...!!!
b. A expressão da verdade, dos detalhes e da perfeição.
c. Nenhuma das alternativas estão corretas.
d. O ciclo de uma vida, com começo, meio e fim.
e. O sofrimento.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A sobrevivência da alma e a necessidade de preservar para o morto os seus bens e as lembranças dos vivos..
Foi a arquitetura que mais se destacou entre os romanos, através de edificações monumentais, a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. Fundamentadas em bases circulares, o arco e a abóbada foram usados para criar espaços internos mais amplos. As muralhas, as entradas e os aquedutos ainda hoje são vistos no continente europeu, demonstrando a grandiosidade do que foi esta civilização na antiguidade, deixando sua marca através dos tempos. Analisando o que vimos sobre a arquitetura romana, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a.  (   ) as construções, apesar de serem enormes, não recebiam multidões, pois os cultos eram sempre realizados na parte externa, limitando-se o acesso apenas aos sacerdotes.
b. (   ) as construções tiveram um enorme impacto, pois eram feitas em escalas grandiosas  e imponentes, destacando-se o Coliseu, feito para acomodar multidões. 
Muito bem...!!!
c.  (   ) as folhas do morangueiro, da nogueira e da vinha se entrelaçam para modular o capitel, como se a própria natureza invadisse a igreja.
d.  (   ) as construções apresentam simetria relativa; fuga aos esquemas clássicos; linhas de composição na forma espiral e retorcidas.
e.  (   ) os arcos foram também frequentemente usados e o arremate superior das colunas era decorado com desenhos entrelaçados e figuras de animais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: (   ) as construções tiveram um enorme impacto, pois eram feitas em escalas grandiosas  e imponentes, destacando-se o Coliseu, feito para acomodar multidões..
Quais são os três gêneros de poesia da literatura romana?
Escolha uma:
a. poesia épica, a lírica e satírica. 
Muito bem...!!!
b. Poesia épica, clássica e satírica.
c. Poesia celta, grega e romana.
d. Poesia dramática, épica e lírica.
e. Poesia lírica, romântica e moderna.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: poesia épica, a lírica e satírica..
Foi através do Cristianismo que surgiram as primeiras expressões da arte cristã primitiva, a que podemos chamar também de arte paleocristã. Nesse período os romanos se sentiram ameaçados com essa nova religião e passaram a perseguir todos aqueles que acreditavam nos princípios desta. Este fato, marca a primeira fase da arte paleocristã, a que nos referimos como:
Escolha uma:
a. Fase religiosa.
b. Fase mitológica.
c. Fase catacumbária. 
Muito bem...!!!
d. Fase cristã.
e. Fase pagã.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Fase catacumbária..
As primeiras pinturas cristãs não se diferenciam estilisticamente das pinturas romanas. Somente a partir do século V se poderá falar de um código formal próprio e plenamente adaptado à sua própria religiosidade.
Recriaram uma nova simbologia, com o tema das estações, que passou a ser considerado:
Escolha uma:
a. Símbolo da fertilidade.
b. Símbolo da Paz.
c. Símbolo da renovação da vida. 
Muito bem...!!!
d. A Santíssima Trindade.
e. Símbolo do amor.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Símbolo da renovação da vida..
Analisando a imagem, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. (              ) A religiosidade sempre se fez presente na representação artística bizantina.
b. (              ) O mosaico foi uma técnica aprendida com os egípcios.
c. (              ) Os cristãos latinos eram iconoclastas.
d. (              ) Os temas da arte bizantina eram sempre políticos.
e. (              ) O imperador bizantino se considerava um deus. 
Pense mais um pouco...
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: (              ) A religiosidade sempre se fez presente na representação artística bizantina..
Parte superior do formulário
A mais grandiosa obra bizantina é a Igreja de Santa Sofia, construída pelo arquiteto Antêmio de Tales e Isidoro de Mileto. Ela conserva a simplicidade exterior das primitivas igrejas cristãs.  Mas, seu interior é ricamente decorado com mosaicos dourados, iluminados por 40 janelas dispostas ao redor da base da cúpula central, dando a sensação de leveza e de notável grandeza monumental. Portanto, podemos reconhecer o estilo arquitetônico bizantino:
Escolha uma:
a. Coberturas em madeira e revestimentos com adobe.
b. Pela arte dos mosaicos e pinturas cristãs.
c. Pela existência de uma cúpula central sustentada por pilares e colunas, abrangendo também a extraordinária arte dos mosaicos. 
Muito bem...!!!
d. Pelo uso de arcos convexos e murais de afrescos.
e. Pela existência de uma cúpula descentralizada sustentada por pilares e colunas, abrangendo também a extraordinária arte dos relevos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Pela existência de uma cúpula central sustentada por pilares e colunas, abrangendo também a extraordinária arte dos mosaicos..
As representações artísticas com imagens eram proibidas pela religião islâmica, sendo somente permitido expressar a arte nas construções e objetos religiosos. Mesmo não possuindo adornos figurativos, as construções receberam uma decoração ornamental extremamente rica. Essas ornamentações eram rendilhadas, inspiradas na caligrafia, conhecidas como:
Escolha uma:
a. Mosaicos.
b. Grafismos.
c. Relevos.
d. Arabescos. 
Muito bem...!!!
e. Afrescos.
As maiores expressões da arquitetura islâmica são mesquitas, locais de retiro espiritual e mausoléus. As técnicas utilizadas nas construções são variadas, de acordo com a região e fase histórica. As construções e seus ornamentos procuravam traduzir as fórmulas numéricas da língua árabe e seu misticismo. As mesquitas do mundo árabe possuem sempre o mesmo padrão de construção:
Escolha uma:
a. A simplicidade exterior das primitivas igrejas cristãs.
b. Divide-se em três partes: parte pública, semi-pública e privada.
c. Uma nave e três entradas paralelas.
d. Um átrio e uma sala para orações, com ornamentações diversificadas. 
Muito bem...!!!
e. Planta retangular em cruz latina.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Um átrio e uma sala para orações, com ornamentações diversificadas..
As pinturas das civilizações maias eram feitas em murais e objetos de cerâmica, com técnicas de perspectiva e de superposições. Os pigmentos eram variados e as cores tinham significados próprios, como o preto que era a cor da guerra e o amarelo a cor da fecundidade. Os temas abordados nessas pinturas eram:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas estão corretas.
b. Simbologias semelhantes às dos hieróglifos egípcios.
c. Cenas do cotidiano, mitológicas e ritualísticas.
d. Figuras geométricas e animais estilizados quanto figuras humanas. 
Muito bem...!!!
e. Elementos da natureza:  folhas, cipós, ramos, florais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Figuras geométricas e animais estilizados quanto figuras humanas..
Os incas demonstraram um grande conhecimento das técnicas topográficas. Construíram uma cidade no alto das montanhas dos Alpes Peruanos, que é o maior exemplo vivo dessas técnicas. Estamos nos referindo de qual cidade inca?
Escolha uma:
a. Lima.
b. Iquitos.
c. Arequipa.
d. Machu Picchu. 
Muito bem...!!!
e. Cusco.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Machu Picchu..
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina