Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais
Aluno (a): 
Data: / /
Avaliação 01 Aula 04
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação 01 Aula 04 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: Só será avaliada a questão que apresentar o seu respectivo desenvolvimento.
1) Segundo Cendrero (1982), o planejamento ambiental se realiza em três níveis (macro, meso e micro), cada qual apresentando problemas diferentes, que se tenta resolver com a aplicação de técnicas e instrumentos de análise também distintos. Marque a alternativa incorreta com relação ao nível meso:
a) Descrição e representação, em mapas, das características do território considerado e do inventário de seus recursos.
b) Avaliação comparativa das diferentes alternativas.
c) Definição de objetivos e prioridades de desenvolvimento, abrangendo, com igual importância, os objetivos ambientais, econômicos e sociais.
d) Definição e caracterização das atividades a serem promovidas.
e) Geração de propostas alternativas de uso do território.
2) A descrição da área de influência deve abranger sua totalidade e cobrir os seguintes aspectos: o meio físico, o meio biológico e o meio antrópico. Assinale a alternativa que não faz referencia ao meio biológico.
a) Ecossistemas Terrestres, aquáticos e de transição.
b) A fauna silvestre local.
c) A flora mata atlântica.
	
d) Recursos hídricos: hidrologia superficial; hidrogeologia; oceanografia física; qualidade das águas; uso da água.
3) As intervenções em ambientes urbanos são reguladas pela Lei federal nº 6.766/79, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências. Essa lei foi modificada pela Lei federal nº 9.785/99. Assim, no que diz respeito ao solo urbano, entre outras restrições, a legislação não permite o parcelamento do solo em quais situações? Assinale a alternativa incorreta:
a) terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, pois precisa assegurar o escoamento das águas.
b) em áreas aterradas com material nocivo à saúde pública, sem que antes essas áreas tenham sido saneadas.
	
c) proíbe intervenções em terrenos cujas condições geológicas não as permitam.
d) não autoriza a ocupação em áreas de declive superior a 45%, a não ser que atendam a outras exigências específicas.
4) Lei federal n. 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, que atribui aos municípios a elaboração de seus planos de desenvolvimento urbano, também é preciso desenvolver o Estudo do Impacto de Vizinhança (EIV) para obter licenças ou autorização de construção, ampliação ou funcionamento.
Assinale ( V ) Verdadeiro ou ( F ) Falso: 
( F ) Esse estudo do EIV, no entanto, conforme o art. 38 do Estatuto da Cidade, pode substituir a elaboração e a aprovação do estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridos pela legislação ambiental, desde que seja uma atividade de baixo impacto ambiental.
5) Assinale assinale ( V ) Verdadeiro ou ( F ) Falso:
( F ) Embora a legislação brasileira estabeleça uma ampla conceituação para a avaliação de impacto, objetivamente as exigências têm se concentrado em projetos pontuais, como barragens, estradas, grandes projetos industriais, caracterizando como exceções os estudos de maior abrangência.
( ) 1985‐1990: Avaliação ambiental multidimensional, incorporando avaliação dos impactos sociais e análises de riscos. Participação pública forma parte integral. Maior ênfase na justificativa e nas alternativas de projeto.
( ) A avaliação prévia de impacto ambiental apareceu como instrumento de uma política ambiental pela primeira vez em 1939, nos Estados Unidos. Em 1º de abril de 1950 ela passou a fazer parte do aparato legal dessa nação, quando entrou em vigor o National Environmental Policy Act (Nepa), que adotava o Environmental Impact Assessment (EIA) como um dos instrumentos da política de meio ambiente do governo federal. O.
(V) Art. 1º da Resolução Conama n. 001/86 definiu impacto ambiental como: Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I. a saúde, a segurança e o bem‐estar da população; II. as atividades sociais e econômicas; III. a biota; IV. as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V. a qualidade dos recursos ambientais.
(V) A equipe multidisciplinar, ao realizar um estudo de impacto ambiental, deve, necessariamente, passar por algumas etapas que farão parte do conteúdo final do documento. São elas: • Descrição do projeto. • Descrição do meio ambiente na área de influência do projeto. • Determinação e avaliação dos impactos. • Proposição de medidas mitigadoras e compensatórias. 
6) Conceituação dos termos empregados pela defesa civil brasileira. Marque a alternativa correta.
a)	Riscos - Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais.
b)	Dano - Medida de danos ou prejuízos potenciais, expressa em termos de probabilidade estatística de ocorrência e de intensidade ou grandeza das consequências previsíveis.
c) Risco - Medida que define a intensidade ou severidade da lesão resultante de um acidente ou evento adverso.
d)	Ameaça - Estimativa de ocorrência e magnitude de um evento adverso, expressa em termos de probabilidade estatística de concretização do evento e da provável magnitude de sua manifestação.
e) Desastre - Condição intrínseca ao corpo ou sistema receptor que, em interação com a magnitude do evento ou acidente, caracteriza os efeitos adversos, medidos em termos de intensidade dos danos prováveis.
7) Conforme o art. 41 do Estatuto da Cidade, quando o plano diretor é obrigatório. Assinale a única alternativa correta.
a) I- com mais de vinte mil habitantes; II- integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas; III- onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no § 4o do Art. 182 da Constituição Federal; IV- integrantes de áreas de especial interesse turístico; V- inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.
b) I- com mais de vinte mil habitantes; II- onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no § 4o do Art. 182 da Constituição Federal; III- integrantes de áreas de especial interesse turístico; IV- inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.
c) I- com mais de vinte mil habitantes; II- integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas; III- onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no § 4o do Art. 182 da Constituição Federal; IV- inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.
d) I- com mais de vinte mil habitantes; II - integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas; III - integrantes de áreas de especial interesse turístico; IV - inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional.
8) Controlar uma inundação significa intervir em vários processos e elementos envolvidos, tentando minimizar seus efeitos. A detecção e o monitoramento das áreas sujeitas ao risco são ferramentas imprescindíveis para evitar ou diminuir os seus efeitos indesejáveis.As medidas para auxiliar a gestão destas áreas são: manutenção, medidas estruturais e não estruturais. Assinale a alternativa incorreta quanto as diretrizes para os projetos com relação as ações antrópicas.
a)	Retirada da vegetação - Preservar o máximo da vegetação natural Paisagismo com espécies nativas Aproveitamento do solo fértil superficial retirado das áreas terraplenadas Lajes jardim.
b)	Lançamento de lixo nos recursos hídricos - Locais apropriados e suficientes para a coleta seletiva – com sinalização.
c)	Escoamento superficial run-off - Preservar as condições naturais de infiltração e evitar aumento do volume das águas superficiais Prever elementos para diminuir velocidade das águas drenadas Retenção de águas pluviais Pisos permeáveis.
d)	Impermeabização do solo - Pisos permeáveis Lajes jardim Retenção de águas pluviais intralote Aproveitamento de águas pluviais Paisagismo com pequenas lagoas de retenção.
e) Lixo industrial - Coleta e direcionamento para a rede do esgoto Tratamento.
9) Quanto ao Diagnóstico Ambiental em um AIA, quanto ao meio socioeconômico a partir dos dados primários e secundários, assinale a alternativa incorreta quanto as aspectos importantes estarem diagnósticados.
a)	levantamento geológico, morfológico, hidrológico, entre outros físicos.
b)	levantamento de toda dinâmica populacional.
c)	levantamento da infraestrutura de saúde, educação, segurança, transporte, comunicação, lazer, entre outros.
d)	levantamento do uso e ocupação do solo.
e) levantamento da estrutura sociocultural, paisagística e arqueológica, entre outras.
10) As informações que devem constar no Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, no qual deve estar em conformidade com a Resolução Conama nº 01/86. 
Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
( V ) deverão ser apresentados em uma linguagem acessível ao público em geral o que foi realizado por toda equipe técnica e interdisciplinar no Estudo de Impacto Ambiental - EIA, devendo ser ilustrado através de mapas, quadros, gráficos, imagens e demais técnicas de comunicação visual. 
Avaliação 01 Aula 04: LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

Mais conteúdos dessa disciplina