Buscar

PROVA BARASIL COLONIAL 01

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Felipe Costa de Oliveira (1310333)
	
	Disciplina:
	História do Brasil Colonial (HIS29)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:638718) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15677206
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Portugal, um pequeno país em termos espacial e populacional, desenvolveu um grande projeto civilizatório para poder dar conta do povoamento e da colonização das terras conquistadas na América do Sul. Este projeto civilizatório estava respaldado, em grande parte, na produção agrícola em grande escala. Para tanto, se baseou num tripé da atividade econômica. Sobre esse tripé, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Policultura, rodÍzio de culturas e agricultura de subsistência.
	 b)
	Monocultura, latifúndio e trabalho escravo.
	 c)
	Monocultura, cooperativas agrícolas e trabalho assalariado.
	 d)
	Policultura, minifúndio e agricultura familiar.
	2.
	Os engenhos coloniais açucareiros foram estruturas montadas pelos portugueses, principalmente no Nordeste e na região de São Vicente, que viriam a se transformar em uma lucrativa indústria responsável pela fabricação do açúcar, muito utilizado na Europa como produto culinário. Partindo desse princípio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apesar da cana já ter sido plantada no Brasil desde os primórdios da colonização, ela se transformou em um produto economicamente viável apenas a partir de 1530, com os estímulos oriundos das iniciativas de Martim Afonso de Souza. 
(    ) Desde os primórdios da colonização do Brasil já existia um acordo entre Portugal e Holanda relacionado à produção e comercialização do açúcar. Esta parceria foi prejudicada com a União Ibérica, resultando nas invasões holandesas no Brasil.
(    ) Com a intensificação da colonização no Brasil, portugueses e espanhóis começaram a investir grandes somas de capitais na fundação de engenhos e na consequente plantação de grandes áreas destinadas ao cultivo da cana-de-açúcar. Com o final desta parceria entre portugueses e espanhóis, há o rompimento do Tratado de Tordesilhas.
(    ) Tudo estava conspirando para que o Brasil se transformasse no maior produtor mundial de açúcar. Para se ter uma ideia, em 1628 já haviam sido instalados em torno de 235 engenhos, a grande maioria no Nordeste. Quanto à invasão holandesa, a produção de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte ultrapassou 1 milhão de arrobas anuais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Frei Vicente Salvador foi um religioso e historiador que escreveu uma História do Brasil no século XVII, afirmando nosso país ser uma nação de caranguejos, que apenas arranhavam as costas atlânticas. O interior brasileiro foi penetrado, em grande parte, após o século XVII, pelos bandeirantes, um grupo de exploradores que saindo de São Vicente e São Paulo de Piratininga, desbravaram os sertões brasileiros. Com relação às motivações do empreendimento destas expedições, analise as sentenças a seguir:
I- Os bandeirantes tinham como uma de suas motivações a busca de metais preciosos.
II- Os bandeirantes tinham como motivação a busca por indígenas para a escravização. 
III- As bandeiras eram expedições de caráter científico, vinculados ao desenvolvimento da cartografia e da topografia. 
IV- As bandeiras foram expedições de cunho religioso, que visavam a converter os indígenas ao protestantismo calvinista. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Com Felipe II assumindo o trono português e espanhol, cortou relações com os holandeses devido a desentendimentos religiosos, isso prejudicou tanto holandeses como portugueses. Os holandeses não aceitaram essas proibições de modo pacífico, após o término da trégua de 12 anos, iniciaram invasões em solo colonial. Com base no exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Como uma das medidas econômicas tomadas pelos holandeses está a criação da Companhia Holandesa das Índias Orientais, que garantia a comercialização das especiarias com os países asiáticos.
II- O período de maior duração da permanência holandesa no Brasil está dividido em três fases, sendo: resistência dos luso-brasileiros, período do florescimento do Brasil holandês e guerra de reconquista.
III- Em sua primeira invasão, os holandeses escolheram Salvador a capital colonial como alvo. Após sua conquista, metade das tropas retornou à Holanda, deixando oportunidade para a União Ibérica reconquistar as terras.
IV- Para muitos coloniais, seria mais vantajoso para o nordeste se os holandeses não tivessem sido expulsos, pois esta região, durante o domínio holandês, foi transformada na região mais urbanizada e rica das Américas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Uma das questões centrais para a economia colonial brasileira foi a produção de açúcar, em grande parte a principal atividade produtiva da América Portuguesa durante os três séculos de domínio colonial lusitano. Amplamente relatada pelo jesuíta Antonil, no livro ?Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas?, a cana-de-açúcar formou a famosa dicotomia Casa-Grande e Senzala, exposta por outro grande nome da cultura brasileira, o antropólogo Gilberto Freyre. Com relação às questões concernentes à produção açucareira colonial, analise as sentenças a seguir:
I- Utilizou como mão de obra majoritária o labor escravo. 
II- Tinha como principal meta atender ao mercado externo. 
III- A produção açucareira era voltada para o mercado interno.
IV- Utilizava como maior parte da mão de obra profissionais assalariados. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	A expedição de Martim Afonso de Souza partiu de Lisboa em dezembro de 1530, com cinco navios e uma tripulação de mais ou menos 400 pessoas. Seu principal objetivo era iniciar a colonização do Brasil. Nesses termos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A expedição enfrentou muitas dificuldades, pois as novas terras eram praticamente virgens. A grande virtude da expedição foi ter fundado a Vila de São Vicente, no atual litoral de São Paulo, e de ter introduzido o cultivo da cana-de-açúcar.
(    ) A expedição permaneceu apenas no litoral brasileiro. Nesse momento, nenhuma tentativa de explorar o interior do Brasil foi realizada, em virtude dos índios tapuias, que habitavam o interior, serem extremamente agressivos.
(    ) Na região de São Vicente, atual litoral de São Paulo, Martim Afonso de Souza iniciou o plantio da cana-de-açúcar, onde um ano após o plantio das primeiras mudas, instalou-se o primeiro engenho de açúcar no Brasil.
(    ) A expedição ficou conhecida como ?expedição colonizadora?. Além de iniciar a colonização, Martim Afonso de Souza tinha como objetivos combater os corsários estrangeiros, procurar ouro e fazer um maior reconhecimento geográfico do litoral.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	O regime escravocrata existia em terras brasileiras desde o início do processo colonizador e só findou no período imperial. Podemos dizer que esses escravos negros movimentaram o Brasil e possibilitaram a sua idealização de colônia. Sobre o contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os escravos foram os olhos e os braços dos donos de minas; foram os pastoresdos rebanhos e as bestas de carga; foram os ombros, as costas e as pernas que fizeram andar a Colônia e, mais tarde, o Império.
II- A sociedade colonial irá se transformar em uma sociedade híbrida, na qual brancos, negros e índios formaram um verdadeiro caldo cultural que contribuirá para a formação étnica do Brasil.
III- A atividade açucareira seria implantada com muita dificuldade, esta atividade deveria estar atrelada ao trabalho, pois o colono português tinha muita predisposição ao trabalho braçal.
IV- O padre jesuíta Antonil afirma que os escravos, tanto os de origem indígena quanto os de origem africana, "eram os braços e as pernas dos senhores de engenho".
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Após a tentativa frustrada da coroa portuguesa de colonizar as terras do Brasil sem gastos extras não surtiu o efeito esperado, pois das 15 capitanias hereditárias, somente duas efetivamente se consolidaram. Vendo seu fracasso, o rei assumiu o projeto colonizador a partir de 1549, implantando o governo geral, com o administrador Tomé de Sousa. Levando em consideração essas informações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com a criação do governo geral, Portugal pretendia centralizar o poder e normatizar a conduta, para tal propiciou a criação da capital colonial de Salvador em 1549, com a ajuda do náufrago Diogo Álvares (Caramuru).
	 b)
	Com a criação do governo geral, Portugal pretendia centralizar o poder e normatizar a conduta, para tal propiciou a criação da capital colonial de Rio de Janeiro em 1549, pois ficava próximo à capitania de São Vicente, uma das capitanias que deram certo.
	 c)
	Com a criação do governo geral, Portugal pretendia centralizar o poder e normatizar a conduta, bem como iniciou com grandes lucros o comércio de tráfico negreiro para todo o território americano, de modo que o país serviu de depósito de negros.
	 d)
	Com a criação do governo geral, Portugal idealizava implantar a manufatura em solo colonial, aproveitando a quantidade de terras para gerar matéria-prima, dessa forma, se sobressaindo da Inglaterra. Para tal, propiciou a criação da capital colonial de Salvador em 1549, com a ajuda do náufrago Diogo Álvares (Caramuru).
	9.
	O processo histórico da introdução do projeto civilizatório português para o povoamento e colonização do Brasil estava embasado em um tripé muito consistente. Nesse sentido, analise as seguintes sentenças:
I- A atividade econômica dos engenhos de açúcar deveria estar atrelada ao trabalho escravo, tanto indígena como africana, pois o colono português não tinha muita predisposição ao trabalho braçal.
II- Inicialmente, a cultura agrícola escolhida foi a cana-de-açúcar. Entretanto, com o desenvolvimento da colônia, outras monoculturas foram introduzidas, tais como: o algodão, o café, entre outras.
III- A partir da decisão e da predisposição portuguesa em transformar o Brasil em uma colônia agrícola, diversos engenhos passam a aparecer no cenário do Nordeste e Sudeste do Brasil Colonial.
IV- O tripé que possibilitou o processo histórico civilizatório português para o povoamento e colonização do Brasil estava embasado nas Capitanias Hereditárias, no Governo-Geral, bem como na fundação de Salvador.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	O projeto colonial português assentava-se sobre o latifúndio monocultor, cuja força de trabalho era escrava. A ausência da descoberta de metais preciosos no primeiro século de colonização levou a coroa a incentivar a produção agrícola de produtos com alto valor de mercado. No caso brasileiro a cana-de-açúcar cultivada em grandes propriedades com mão de obra escrava foi a opção dos primeiros anos do projeto civilizatório português nos trópicos brasileiros. Com relação à empresa colonial portuguesa nos primeiros anos de colonização, analise as seguintes sentenças:
I- Portugal não tinha experiência prévia de cultivo nos trópicos.
II- Portugal pretendia instalar uma colônia agrícola e escravocrata.
III- Portugal permitia a liberdade religiosa para fins de controle social.
IV- Portugal teve dificuldades na implantação da cultura açucareira.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parte inferior do formulário

Continue navegando