Buscar

Equilíbrio ácido base + hidratação no esporte e vida diária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Equilíbrio ácido base + hidratação no esporte e vida diária
Equilíbrio ácido base:
• Ácido: É uma molécula (eletrólitos) que pode liberar íons de Hidrogênio em um meio aquoso. Ex: Ácido Lático - produzido durante exercício intenso, como resultado da glicólise. No PH corporal, libera quase todos os seus íons de H e assim, eleva a concentração desse íon no corpo (deixando-o) mais ácido.
• Base: São moléculas que em um meio aquoso, são capazes de receber concentrações de íons de Hidrogênio em uma solução. Ex : Bicarbonato (HCO3) - São encontrados em grandes concentrações no sangue e são capazes de se combinar com íons de H, para formar Ácido Carbônico.
PH: Significa o Potencial de Hidrogênio, que em uma solução aquosa indica: acidez (acidose), neutralidade e alcalinidade (base).
A atividade física intensa propicia o aumento da concentração de íons de Hidrogênio pelo aumento da produção de ácido lático, prejudicando o desempenho durante o exercício.
O aumento de de íon de Hidrogênio compromete o exercício de duas maneiras: 
1° Devido a redução da capacidade da célula muscular produzir ATP, devido a alta concentração de h2o que inibe certas enzimas.
2° Quando os íons de h2o competem com os de C (cálcio) impedindo a contração muscular.
Sendo assim, a importância da regulação ácido base no exercício é manter um equilíbrio dos íons de h2o, balanceando ácidos e bases, para haver a homeostase.
A regulação da concentração de íons de h2o nos líquidos corporais é com auxílio dos tampões que são resistentes as alterações do pH.
Os tampões intracelulares são proteínas e grupos de fosfatos. Proteínas intracelulares contém grupos ionizáveis, que são ácidos fracos capazes de aceitar íons de H. Ex: Fosfocreatina, é um tampão útil no início do exercício.
Os tampões extracelulares são hemoglobina proteínas e bicarbonato.
Proteínas: Têm a mesma (do sangue) função das proteínas intracelulares, porém são concentradas em pequena quantidade e sua utilidade durante o exercício é limitada.
Hemoglobina: Evita que a concentração de h2o varie bruscamente, provocando variações de acidez. É fundamental durante as condições de repouso.
Bicarbonato: Quando concentrado em alta quantidade no sangue, acarreta uma melhora no desempenho em alguns tipos de exercícios. 
Linda S. Costanzo, PHD 1947 Fisiologia 5 edição
Hidratação:
Pré e pós exercício. Quando se faz atividade física normalmente a pessoa acaba, através do suor aumentando seu metabolismo, o mesmo indivíduo acaba botando para fora uma grande quantidade de água, uma boa alimentação (vai repor tudo que foi gasto no suor, urina e fezes). A reidratação

Continue navegando

Outros materiais