A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APOL SOCIEDADE, FAMÍLIA E INSTITUIÇÃO ESCOLAR 2 1

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a afirmação a seguir:
"Sendo assim, o ser, o fazer e o tornar-se professor não são um movimento solitário, ao contrário, são um movimento coletivo no qual se fazem presentes a linguagem, a interação e a comunicação com outros grupos que possibilitam o construir de uma identidade pessoal e profissional firmada em uma temporalidade finita e infinita".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. Complexidade da formação de professores: Saberes teóricos e saberes práticos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. <https://static.scielo.org/scielobooks/8xxn2/pdf/silva-9788598605975.pdf>. Acesso em 24 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão no que se refere à imagem social que está associada à identidade do professor, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
(  ) Em paralelo com a degradação da sua imagem social, o professor enfrenta a profissão com uma atitude positiva e de comprometimento.
(  ) A imagem social é fator extremamente determinante para a aquisição da identidade profissional do professor.
(  ) A imagem social é um dos aspectos que favorecem a elaboração coletiva da identidade profissional do professor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – F – V
Você acertou!
Comentário:
“A imagem do professor passa por mudanças significativas no decorrer do tempo e isso faz com que este redefina seu papel e sua função de acordo com as mudanças que alteram as relações de seu trabalho. E em paralelo com a degradação da sua imagem social, o professor enfrenta a profissão com uma atitude de desilusão e de renúncia. A imagem social não é fator determinante na aquisição da identidade profissional do professor. Contudo, é um dos aspectos que favorecem a elaboração coletiva da identidade profissional do professor” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 4).
	
	E
	V – F – F
Questão 2/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“O desafio para a formação é incorporar propostas de ensino que estejam inseridas no paradigma da complexidade, que discute a realidade da globalização e absorva a construção da subjetividade do futuro profissional. Parece ser consenso, portanto, a necessidade de trabalhar valores e habilidades no educando para o aprender durante toda a vida e não somente na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHERER, Zeyne Alves Pires and  SCHERER, Edson Arthur. Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2012. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000400029>. Acesso em 24 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento. Nesse sentido, relacione as características ao pilar da educação correspondente:
1.Aprender a conhecer
2.Aprender a fazer
3.Aprender a conviver
4.Aprender a ser
(  ) Talvez, este pilar seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
(  ) Este pilar mostra a coragem de executar, de correr riscos, de inovar, de reinventar, de errar mesmo na busca de acertar.
(  ) Indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta o indivíduo da ignorância.
(  ) Traz o desafio da convivência que atualmente tem se tornado algo bastante difícil e apresenta o respeito a todos e o exercício de ética e solidariedade como caminho do entendimento e de boas relações.
Nota: 10.0
	
	A
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Comentário:
“Diante da tamanha aceleração no contexto social para Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, que indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta o indivíduo da ignorância; aprender a fazer, que mostra a coragem de executar, de correr riscos, de inovar, de reinventar, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver, que traz o desafio da convivência que atualmente tem se tornado algo bastante difícil e apresenta o respeito a todos e o exercício de ética e solidariedade como caminho do entendimento e de boas relações; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 9).
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Questão 3/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para a afirmativa a seguir:
“Jacques Delors [...] aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares [aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser], que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Zuleide Blanco. Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica. <http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056>. Acesso em 04 out. 2017.
De acordo com o texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre os quatro pilares da educação, analise as asserções a seguir e identifique qual(quais) dela(s) caracteriza(m) o pilar "aprender a fazer".
I. Indica o desinteresse pelo conhecimento, que verdadeiramente liberta o indivíduo da ignorância.
II. Traz como objetivo principal o desafio da convivência e apresenta o respeito a todos e o exercício de ética e solidariedade como caminho do entendimento e de boas relações para se conseguir entrar no mercado de trabalho.
III. Talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver para e pelo trabalho.
IV. Mostra a coragem de executar, de correr riscos, de inovar, de reinventar, de errar mesmo na busca de acertar.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	I e II
	
	C
	III
	
	D
	IV
Você acertou!
Comentário:
“Diante da tamanha aceleração no contexto social para Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, que indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta o indivíduo da ignorância; aprender a fazer, que mostra a coragem de executar, de correr riscos, de inovar, de reinventar, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver, que traz o desafio da convivência que atualmente tem se tornado algo bastante difícil e apresenta o respeito a todos e o exercício de ética e solidariedade como caminho do entendimento e de boas relações; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p.  9).
	
	E
	II e III
Questão 4/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o fragmento de texto a seguir:
"No processo de formação para a docência, é necessário ter como núcleo de esclarecimento, organicamente, a compreensão da vida como um todo, isto é: pessoal e profissional".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. Complexidade da formação de professores: Saberes teóricos e saberes práticos [online]. São Paulo: