Buscar

resumo inteligência artificial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.11Resumo do Capítulo
■Inteligência é difícil de definir, e como consequência, Inteligência Artificial é também de complexa definição.
■Uma definição de Inteligência Artificial é:
Inteligência Artificial é o estudo dos sistemas que agem de um modo que a um observador qualquer pareceria ser inteligente.
■Proponentes da IA forte acreditam que um computador que se comporte de modo inteligente seja capaz de possuir estados mentais e, portanto, ser realmente consciente e inteligente da mesma forma que os humanos são.
■IA fraca é uma idéia menos polêmica – que os computadores podem ser programados para se comportar de modo inteligente a fim de solucionar problemas específicos. Este livro está voltado aos métodos da IA fraca.
■IA fraca e IA forte não devem ser confundidas com métodos fracos e métodos fortes.
■Métodos fracos são aqueles que não contam com qualquer conhecimento ou compreensão do mundo e dos problemas que estão sendo solucionados. A maioria das técnicas descritas neste livro são métodos fracos.
■Métodos fortes são aqueles que usam conhecimento sobre o mundo e sobre o problema que está sendo solucionado. A abordagem de métodos fortes é essencial para solucionar muitos problemas complexos do mundo real utilizan-do Inteligência Artificial.
■Ao estudar Inteligência Artificial torna-se extremamente útil compreender os fundamentos de filosofia, linguística, biologia e psicologia.
■Filósofos, de Platão e Aristóteles a Searle e Dennett, têm formulado questões e emitido opiniões relativas à natureza da inteligência e à capacidade de defini-la de modo a nos permitir programar computadores com verdadeira inteligência.
■Os anos 50 foram de grande otimismo para a Inteligência Artificial e também um período de grande progresso na área.
■O teste de Turing é um modo para determinar se um computador é realmente inteligente, verificando se ele consegue enganar um humano em uma conversação por achar que ele fosse humano também. Atualmente há a firme convicção de que, mesmo se um computador pudesse passar no teste de Turing, ele ainda não seria verdadeiramente consciente ou inteligente do modo como os humanos são.
■Em 1956 o termo Inteligência Artificial foi cunhado por John McCarthy.
■Desde os anos 50, o estudo de Inteligência Artificial tem sido temperado por uma maior dose de realismo. O progresso nos últimos anos tem sido fenomenal.
1.12 Questões para Revisão
1.1O que é inteligência?
1.2O que é Inteligência Artificial? O que você espera aprender ao ler este livro?
1.3A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação ou uma alternativa à ciência da computação?
1.4Por que Inteligência Artificial é um assunto que vale a pena estudar?
1.5Explique a diferença entre métodos fortes e métodos fracos na Inteligência Artificial. Explique como esta dicotomia é distinta da diferença entre IA forte e IA fraca.
1.6Por que PROLOG e LISP são tão bem adequadas à pesquisa em Inteligência Artificial? Você acha que linguagens como C++ e Java poderiam ser utilizadas para tal pesquisa?
1.7O que você acha que levou a humanidade a iniciar os estudos de Inteligência Artificial? Quais campos de estudo em especial a sustentaram? Quais desejos humanos os estudos de Inteligência Artificial procuram satisfazer?
1.8Quando a Inteligência Artificial começou a ser estudada? Sua resposta deve ser mais detalhada do que uma simples data.
2.5Resumo do Capítulo
■O argumento da Sala Chinesa é uma reflexão criada por John Searle, com o objetivo de refutar a IA forte.
■O computador HAL, como narrado no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, não é exatamente possível utilizando a tecnologia atual, mas muitas de suas capacidades não são totalmente irreais hoje.
■O programa computacional Deep Blue ganhou do campeão mundial de xadrez Garry Kasparov em uma disputa de seis jogos, em 1997. Este feito não foi repetido e ainda não representa o fim da supremacia humana neste jogo.
■A Inteligência Artificial está a nossa volta e é amplamente utilizada na indústria, nos jogos computacionais, nos automóveis e em outros dispositivos, tanto quanto é uma valiosa ferramenta utilizada em muitos sistemas computacionais.
2.6Questões para Revisão
2.1Explique a diferença entre IA forte e IA fraca. Qual das duas você acha que este livro abordará? Por quê?
2.2Existem tarefas que um humano pode fazer que você ache que um computador nunca poderá ser programado para fazer? Por quê?
2.3Quais tipos de problemas que humanos acham difíceis você considera especialmente bem ajustados à solução por computador? Há algum desses tipos de problemas que computadores ainda não podem solucionar, mas que você acredite que um dia eles serão capazes de solucionar? Quais avanços em tecnologia ou compreensão são necessários antes desses problemas poderem ser solucionados?
2.4Explique o argumento da Sala Chinesa e apresente alguns dos argumentos contra ele e os contra-argumentos. Qual você acha mais convincente? Como isto afeta a sua visão geral do valor do estudo de Inteligência Artificial?
2.5Se um computador passasse no Teste de Turing, o que isto provaria? Quais condições você gostaria de assegurar que fossem observadas ao aplicar o teste?
2.6Se você substituísse cada um dos neurônios do seu cérebro, um por um, por neurônios eletrônicos (considere por ora que neurônios eletrônicos são possíveis), qual você acha que seria o efeito? Como suas percepções do mundo mudariam durante o processo? No final do processo você ainda seria você? Você ainda seria consciente? Você ainda seria capaz de ter estados mentais e emoções? (Observação: não há respostas certas para essas perguntas. O objetivo ao perguntá-las é fazer você pensar sobre elas, desejando motivá-lo a ler mais sobre o assunto.)
A Inteligência Artificial pode ser utilizada para solucionar uma ampla gama de problemas, mas para os métodos funcionarem efetivamente deve-se utilizar a representação correta.
Ao aplicar Inteligência Artificial a problemas de busca, é essencial uma representação útil, eficiente e significativa. Em outras palavras, a representação deve ser tal que um computador não gaste muito tempo em computações desnecessárias, que seja realmente relacionada ao problema que está sendo solucionado e que forneça um meio pelo qual um computador possa realmente resolver o problema.

Outros materiais