Buscar

TEMA 1_Slides Pesquisa de mercado

Prévia do material em texto

CURSO ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PESQUISA DE MERCADO
TEMA 1: A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO
Forma organizada e objetiva de coletar informações de mercado.
Após processadas, analisadas e interpretadas, auxiliaram na identificação de oportunidades, melhoram as informações e diminuem o risco das decisões de Marketing.
O que é Pesquisa de Mercado?
O que é Pesquisa de Mercado?
É a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisão ou a solução de problemas eventuais ou rotineiros.
É a coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas.
“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”. Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP)
A importância da Pesquisa de Mercado para a Empresa
A pesquisa de mercado pode dar sua maior contribuição quando a análise é feita com objetividade, de maneira imparcial e trabalhando com informações pertinentes aos objetivos definidos. Dentro das grandes redes de negócios, a pesquisa de mercado tem sido um instrumento altamente valioso nas tomadas de decisões com menor risco, para solução de inúmeros problemas e para alavancar resultados.
Por que fazer pesquisa de mercado?
Quando recorrer à pesquisa de mercado?
Expandir a área geográfica de atuação; 
Entrar em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição; 
Lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços; 
Definir os meios de divulgação mais adequados; 
Ajustar preços e posicionar produtos e marcas;
Iniciar um novo negócio (parte do plano de negócio).
Por que fazer pesquisa de mercado?
Para que serve?
Conhecer e monitorar o mercado, consumidor e concorrente; 
Dimensionar a demanda e Verificar a presença do público-alvo; 
Avaliar resultados de ações de marketing; 
Identificar e dimensionar problemas, necessidades e tendências; 
Avaliar a satisfação dos consumidores; 
Dados, informação e conhecimento, lidamos com esses conceitos o tempo todo, seja em casa, nas empresas, escolas, igreja, etc. Ouvimos muitos termos relacionados como processamento de dados, sistemas de informação, gestão de conhecimento, arquitetura da informação, coleta de dados, base de conhecimentos, entre outros. Mas qual a diferença entre dados, informação e conhecimento?
Antes de começarmos, vamos entender melhor o que são dados, informação e conhecimento
Antes de começarmos, vamos entender melhor o que são dados, informação e conhecimento
O que são dados?
Conhecidos como a matéria prima da informação, com os dados que a constitui. Isso mesmo! Dados podem ser definidos como informações brutas, ou seja, não tratadas.
O que é informação?
Bem… Assim que você tiver levantado o máximo de dados e feito uma espécie de processamento, este viram informações.
Ou seja, podemos dizer que informação são dados tratados. Essa reunião de dados possui significado e compreensão sobre determinada situação.
O que é conhecimento?
A reunião de informações dá lugar ao conhecimento, que trata-se de um nível acima, pois é a compreensão da realidade de determinada informação.
O conhecimento pode constituir um saber, ideias e experiências em que apenas a informação não seria capaz. Podemos então entender que o conhecimento são informações trabalhadas.
Estruturação dos dados
Nesse momento vamos dar uma ênfase apenas nos dados, ok?
Temos basicamente dois tipos de estruturação da informação, que são através dos dados estruturados e não estruturados. Vamos entender um pouco melhor sobre cada um.
Dados estruturados são encontrados nos bancos de dados que, para armazenar qualquer dado, precisam ter muito bem definidos onde cada informação estará. Softwares de empresas como ERP, CRM, sistemas financeiros, sistemas de RH entre outros possuem dados estruturados.
Os dados não estruturados são os mais complexos de se trabalhar, pois não existe neles uma estruturação sequer, sendo necessária intervenção humana para sua preparação. Estamos falando dos dados de mídias sociais, como YouTube, Facebook, Instagram, portais de notícias etc. 
É essa análise criteriosa é a responsável por estabelecer se uma determinada decisão é ou não a mais indicada para o momento. Com essa avaliação múltipla de diferentes possibilidades e cenários, é possível garantir ao gestor ou decisor em geral todos os alicerces para uma tomada de decisão amplamente embasada.

Continue navegando