Buscar

Discursiva Psicolinguistica e fundamentos teóricos da linguistica

Prévia do material em texto

Nota: 96
Disciplina(s):
Fundamentos Teóricos da Linguística
Semântica e Pragmática
Psicolinguística
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5
Atente para o trecho textual a seguir:
 
“Uma boa maneira de entender as sentenças da língua consiste em imaginar que elas representam ‘pequenas cenas’ nas quais diferentes personagens desempenham papéis necessários ao enredo (como no teatro)”
ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica: Brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2011. P. 131.
 
Em relação aos estudos sobre sinonímia e hiponímia,  explique com suas palavras o que é uma relação de hiponímia, e dê um exemplo:
Nota: 20.0
	“Hiponímia denomina uma relação em que o significado de uma das expressões está incluído no significado da outra Ex: emoção (superordenado) – tristeza (hipônima). (livro-base, p. 41)
Resposta:Hiponímia é a relação de palavras com a mesma grafia e pronúncia,porém com sentidos diferentes. Ex: Manga - fruta e manga - parte da camisa,vestuário
Questão 2/5
Leia o texto a seguir.
“A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de falar utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas (...) é saber, portanto, quais variedades e registros da língua oral são pertinentes em função da intenção comunicativa, do contexto e dos interlocutores a quem o texto se dirige.” BRASIL, MEC-SEF, 1997, p. 31.
Com base nas informações do texto e nos conteúdos das aulas, explique que tipo de linguagem deve ser utilizada, por exemplo, na apresentação de um seminário sobre ensino de língua materna.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno perceba tratar-se de uma situação formal e didática, ou seja, que requer, de acordo com a teoria dialógica apresentada por Bakhtin, uma escolha de linguagem formal e bem articulada na oralidade, além de vocabulário específico para a área do conhecimento abordada. Considera-se necessário também, para uma ocasião como essa, que o enunciador do seminário domine as informações que deve didatizar para o público. Trata-se aqui de uma formulação de gênero secundário, ou seja, mais complexo, de acordo com a classificação bakhtiniana. Ver texto disponível em
http://fernandamussalim.com.br/wp-content/uploads/2015/01/capitulo_analise_do_discurso.pdf, p. 115 e 116.
Resposta:O tipo de linguagem a ser utilizado é a linguagem formal e científica,por se tratar de uma apresentação de um seminário.
Questão 3/5
Observe o quadro abaixo:
Nota: 20.0
	espera-se que o aluno seja capaz de levantar hipóteses, como o fato de determinadas esferas sociais promoverem transformações na linguagem empregada nos mais diversos contextos e para caracterizar as mais diferentes situações. Trata-se de um processo natural das línguas: as palavras e expressões são substituídas com o passar do tempo. Ver texto disponível em
http://www.revistas.usp.br/diversitas/article/viewFile/58381/61382. Acesso em 01/03/2016.
Resposta:Esse fenômeno ocorre devido às transformações ocorridas pela língua, provocada pelas interações entre a linguagem de diversas comunidades de diferentes regiões de um determinado local, justamente por ser a língua um fenômeno social.
Questão 4/5
Atente para o fragmento de texto a seguir:
 “O conhecimento de mundo pode ser adquirido tanto formal como informalmente [...]. Durante a leitura, o conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo é ativado em momentos oportunos e é essencial para a compreensão do texto.”
CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. P.22.
 
Tanto a pragmática quanto a semântica são áreas da linguística que tratam do significado. Explique o que diferencia a semântica e a pragmática, quanto ao estudo do significado.
Nota: 20.0
	“Conforme vimos anteriormente, a pragmática é uma das áreas da linguística que trata do significado, mas não se confunde com a semântica, pois, enquanto esta privilegia o significado imanente, tanto quanto possível independente do contexto de uso, a pragmática justamente mostra, além desse dito, que outros significados – implícitos – o falante veicula ao comunicar-se por meio da língua.” (livro-base, p. 100)
Resposta:Enquanto a semântica estuda os significados na sua forma real, a pragmática relaciona esses significados ao conhecimento de mundo e a forma como são utilizados dentro do contexto a ser utilizado criando uma espécie de coesão e coerência na compreensão de um determinado texto. 
Questão 5/5
Leia os versos a seguir.
 
“A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria, tenho mátria
E quero frátria
................................................” 
(Caetano Veloso, Velô, 1984).
 
De acordo com os conteúdos abordados do curso, ao afirmar que não deseja pátria nem mátria, mas frátria, explique qual é a pretensão apresentada pelo eu lírico nestes versos.
Nota: 16.0
	Nas relações culturais e sociais estabelecidas no Ocidente, mãe e pai exercem um papel de comando na família, o que gera hierarquização vertical: alguém manda e outros obedecem. Portanto, se o falante desejasse mátria ou pátria, desejaria um comando hierárquico. Ao afirmar que deseja uma frátria, percebe-se aí a ideia de algo fraterno, ou seja, feito entre irmãos, que estão em mesma posição hierárquica. Em outras palavras: igualdade. Ver “Língua, identidades e fronteiras” disponível em
 
http://www.revistas.usp.br/diversitas/article/viewFile/58381/61382, p. 159.
Resposta:Utilização da linguagem poética,fazendo com que as palavras criem uma espécie de rima e sonoridade.

Continue navegando