Buscar

Processos Biológicos atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processos Biológicos
Atividade 1
Descreva quais são as principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.
Proteínas
As proteínas compreendem a segunda classe de elementos mais abundantes nas células. Elas são mediadores de praticamente todas as reações celulares. São polímeros, ou seja, a junção de monômeros de estruturas mais simples – chamadas de aminoácidos – que se polimerizam para formar uma estrutura complexa. Portanto, são polímeros de aminoácidos com funções diversas, incluindo função catalítica (enzimas), estrutural, transporte intra e extracelular, sinalizadores, entre outras. A ligação dos aminoácidos ocorre por meio de uma ligação peptídica, formando um polímero protéico através de ligações covalentes. Como resultado, são obtidas moléculas protéicas biologicamente ativas com funções diversas nas células, que possuem milhares de proteínas em seu interior.
Lipídios
Os lipídios são moléculas derivadas de hidrocarbonetos, ou seja, estruturas formadas primordialmente por carbono e hidrogênio. São insolúveis em água e são elementos importantes para manutenção estrutural da célula, visto que estão presentes na membrana plasmática como barreira seletiva e de proteção juntamente com agregados protéicos. As principais funções dos lipídios nas células são reserva energética, manutenção da temperatura e estrutural.
Carboidratos
Os carboidratos são estruturas formadas essencialmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. O exemplo mais simples de carboidrato é a molécula de glicose. Os carboidratos podem sem simples (monossacarídeos) ou complexos (polissacarídeos) e são classificados popularmente como açúcares. São importantes como reserva energética, estrutural, sinalização entre proteínas e outras macromoléculas, além de terem outras funções essenciais.
Ácidos nucléicos
Os nucleotídeos são os constituintes dos ácidos nucléicos, DNA e RNA. Cada nucleotídeo, apresenta três elementos principais em sua estrutura: uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. As bases nitrogenadas são quatro: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). A polimerização dos nucleotídeos origina os ácidos nucléicos: RNA ou DNA e ocorre por ligações do tipo fosfodiéster entre dois nucleotídeos. A distinção entre RNA e DNA ocorre pela presença de pentoses (açúcares de cinco carbonos) diferentes, e a substituição da base timina, por uma base chamada uracila (U). A estrutura dos ácidos nucléicos é helicoidal em dupla-hélice, com bases complementares (pares de base) ligadas por pontes de hidrogênio, e foi proposta por Watson e Crick.
Aluna ;Rochélia de Sousa Vieira

Continue navegando