Buscar

Português Atividade 1b

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		O principal objetivo da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa é:
	
	
	
	Contribuir para que o aluno utilize de sua língua materna, sem observar as diferentes variantes presentes na cultura.
	
	
	Promover o aprendizado da escrita correta, padrão, sem que os alunos mantenham contato com outras culturas.
	
	
	Promover a interação entre os alunos para que tenham uniformidade no uso da língua falada.
	
	
	Promover a compreensão das diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, de dialetos nos municípios e estados brasileiros .
	
	
	Contribuir para que o professor utilize somente o uso da língua padrão em sala de aula.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III ¿ O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	d) apenas I e III.
	
	
	Todas as alternativas
	
	
	a) apenas I e II.
	
	
	b) apenas III.
	
	
	c) apenas II.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O trabalho com a língua portuguesa sempre foi motivo de divergências, discussões e de problematização acerca dos conceitos, normas e práticas que devem ser estabelecidos como fundamentais no exercício de interação da língua e de seu aprendizado em sala de aula. Isso acontece por que:
	
	
	
	A escola ensina aos alunos a lerem e a escreverem sem problemas: os resultados da Prova Brasil mostram isso.
	
	
	Os usos da linguagem não são importantes e, portanto, estudá-los é perda de tempo.
	
	
	O professor garante ao aluno os saberes linguísticos necessários para sua participação social e cultural de forma efetiva.
	
	
	Para trabalharmos a gramática na sala de aula é importante conhecermos os conceitos de língua e linguagem.
	
	
	Rever a prática em sala de aula só confunde a cabeça de alunos e professores.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Smolka afirma que a escrita é o espaço onde a criança incorpora novas formas de interação, transformando sua realidade sociocultural. É na escrita que a criança vai-se explicitando segundo suas falas e lugares sociais. Tal colocação revela que:
	
	
	
	A escrita e a fala não são vistas como processo de construção.
	
	
	A aquisição da escrita está ligada à fala espontânea.
	
	
	A fala é uma modalidade que não insere o indivíduo socialmente.
	
	
	A escrita é a expressão de significados em uma situação interativa social.
	
	
	A fala é que garante a inclusão social da criança.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Selecione a opção que dá continuidade ao texto abaixo de acordo com os PCNs: Nas sociedades contemporâneas, expressar-se segundo a norma, falar ¿certo¿ continua sendo valorizado. No entanto, a excessiva ênfase do ensino da gramática normativa e a insistência nas regras de exceção, em detrimento da comunicação real em situações do cotidiano,
	
	
	
	deve continuar a ser o principal objetivo do ensino da língua materna, à medida que a língua é um produto social e cultural, portanto todos devem falar da mesma maneira
	
	
	é necessária porque o domínio das regras gramaticais está associado às classes instruídas e deve ser o objetivo principal do ensino da língua materna
	
	
	ocorre porque o ensino da língua deve se fundamentar na língua culta, a língua de Camões , entre outros clássicos da Literatura
	
	
	tem como consequência o preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não padrão.
	
	
	ocorre porque língua culta é uma das marcas distintivas das classes dominantes e deve prevalecer em qualquer situação de comunicação.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De que maneira o professor pode aprimorar o seu conhecimento e perceber que a língua portuguesa não está dissociada de seu mundo:
	
	
	
	Percebendo que a leitura e outras formas de contato com a língua devem ser uma constante em sua vida.
	
	
	Através da falta de leitura de clássicos.
	
	
	Não tendo, em seu cotidiano, espaços para a leitura.
	
	
	Não comprando livros; sem formar, em casa, como uma pequena biblioteca particular.
	
	
	Aprimorando o conhecimento linguístico apenas com o uso da gramática normativa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(Concurso professor Ensino Fundamental /Comperve 2014) No contexto da sociedade do século XXI, a escola assume a sua função social quando desenvolve uma prática pedagógica que reconheça a(s) dimensão(ões):
	
	
	
	física, cognitiva e afetiva, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conceituais, atitudinais e procedimentais), de maneira contextualizada, com vistas à formação de cidadãos participativos.
	
	
	cultural e social, a fim de preservar a cultura produzida historicamente pela humanidade, seja no contexto da cultura erudita e/ou da cultura popular , com vistas à formação de
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	cognitiva, com base no desenvolvimento da escrita convencional, dos f undamentos matemáticos e do uso das tecnologias, como ferramentas necessárias à inserção no mundo do trabalho.
	
	
	social, a fim de capacitar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, por meio do desenvolvimento das competências de saber ser e conviver tendo como base a aptidão individual e os interesses individuais.
	
Explicação:
É função da escola desenvolver o aluno no aspecto físico, cognitivo e afetivo. Por meio desses três parâmetros a escola contribui para a formação da cidadania do aluno.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(valor: 0,8 décimos) Leia o texto que se segue: Só há pouco tempo passou a integrar as responsabilidades da escola: o desenvolvimento da língua oral dos alunos. Só recentemente a Linguística e a Pedagogia reconheceram a língua falada, de importância tão fundamental na vida cotidiana dos cidadãos, como legítimo objeto de estudo. [...] Os alunos falantes de variedades linguísticas diferentes da chamada ¿língua padrão¿, por um lado, têm direito de dominar essa variedade, que é a esperada e mais aceita em muitas práticas valorizadas socialmente; por outro lado, têm direito também ao reconhecimento de que seu modo de falar, aprendido com a família e a comunidade, é tão legítimo quanto qualquer outro e, portanto, não pode ser discriminado.¿ (BRASIL, 2007, p. 53). O texto apresentado focaliza a responsabilidade da escola no desenvolvimento da língua oral dos alunos. Com relação aos conhecimentos relacionados à língua falada, que devem ser abordados e trabalhados, sistematicamente, na escola, é necessário aos docentes (exceto)
	
	
	
	(e) possibilitar às crianças expor opiniões nos debates com os colegas; participar das interações cotidianas em salas de aula.
	
	
	(a) compreenderem que os estudantes possuem uma linguagem bastante desenvolvida em seu meio social e que esta linguagem não é errada;
	
	
	(c) possibilitar às crianças expor opiniões, porém sempre as corrigindo de modo que as falas regionais não se tornem vícios de linguagem,pois o que se privilegia na escola é o uso da norma culta da leitura e escrita;
	
	
	(d) possibilitar às crianças participar das interações em sala de aula; produzir textos escritos de diversos gêneros; usar a língua falada em diversas situações.
	
	
	(b) possibilitar às crianças participar das interações cotidianas em sala de aula; expor opiniões; respeitar a diversidade das formas de expressão oral; usar a língua falada em diversas situações escolares

Continue navegando