Buscar

Relatorio 3 - Corrente Elétrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE 
 PRÁTICA LABORATORIAL
	ALUNO: José Luis Patricio da Silva 
	RA: 1137457
	PÓLO: 139 – Barbacena 
	
	CURSO: Lic. Em Física 
	ETAPA: 5ª
	DATA: 23/03/2020
	CARGA HORÁRIA: 1h
	DISCIPLINA: Prática Laboratorial De Física Geral E Experimental II
	PROFESSOR: Welington Mrad Joaquim
	QUADRO DESCRITIVO DE PRATICA
	PRATICA LABORATORIAL Nº: 03
	C.H.: 1 h
	DATA: 23/03/2020
	INTRODUÇÃO: 
A corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas, como os elétrons, que acontece no interior de diferentes materiais, em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico. A corrente elétrica é a grandeza física que nos permite conhecer qual é a quantidade de carga que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo. Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada. Apesar de ambas tratarem-se de uma movimentação de cargas elétricas, são fundamentalmente diferentes.
	OBJETIVOS:
Observar como correntes elétricas são alteradas ao passarem por resistores.
	MATERIAL: 
· Laboratório Virtual;
· Resistores;
· Gerador;
· Osciloscópio;
· Multímetro.
	METODOLOGIA: 
a- Deve-se iniciar o Virtual Physics e selecione Electric Current na lista de experimentos. O programa vai abrir a bancada de circuitos elétricos (Circuits).
b- O experimento está montado na matriz de contatos com três circuitos simples com resistores. Você deverá conectar o gerador de função ao circuito que pretende examinar. Utilizando o osciloscópio e o multímetro, você irá medir a corrente elétrica em diferentes pontos do circuito simples, e depois, deverá medir a corrente elétrica em diferentes pontos de um circuito mais complexo. O gerador de função, no topo da tela, está conectado ao resistor simples e está programado para 12 V (DC). O cabo amarelo está conectado ao lado positivo do gerador e o cabo verde ao lado negativo. Você utilizará esses cabos para conectar o gerador de função aos outros circuitos.
c- Ligue o gerador de função apertando o botão (On/Off). O multímetro está ajustado para registrar o fluxo de corrente do circuito em amperes (A) e já está ligado ao ponto 23C, do lado positivo do resistor. A corrente vai fluir pelo multímetro e então pelo circuito. 
d- Mova as ponteiras do multímetro para o outro lado do resistor arrastando a ponteira vermelha para o ponto 20C. A corrente flui do negativo para o positivo, então a corrente IN (entrada) se refere a corrente do lado negativo do resistor e a corrente OUT (saída) se refere a corrente do outro lado do resistor. O lado negativo do resistor está conectado a ponteira negativa (preta) do gerador de funções, e o lado positivo, a ponteira positiva (vermelha).
e- Mova o cabo amarelo do resistor simples (ponto 23A) ao conjunto de três resistores conectados no canto inferior da matriz de contatos (ponto 19F). Ele deve estar conectado ao lado positivo do gerador de funções e ao primeiro resistor da série. Mova o cabo verde (ponto 18A) para o último resistor da série (ponto 4F). Ele deve ainda estar conectado ao lado negativo do gerador de funções (você talvez tenha de mover as ponteiras do multímetro para poder mexer nos cabos).
f- Agora, mova o cabo amarelo para o ponto 11A da matriz de contatos e o cabo verde para o ponto 2A.
	RESULTADOS E DISCUSSÃO: 
Para um circuito de corrente contínua com um único resistor, a corrente antes ou depois do resistor permanece constante, não se diferencia. 
A tabela número 1, está relacionada com o resistor simples. 
Onde, o resistor é 100, e a corrente de entrada (IN) e saída (OUT), é 0,12 A.
Em um circuito com resistores ligados em série, a corrente que passa sob cada resistor é a mesma. Ela dependerá naturalmente, da resistência total do circuito e da voltagem fornecida, mas em todos os casos, a corrente antes ou depois de dado resistor é sempre a mesma para circuitos de corrente contínua. 
A tabela número 2, está relacionada com resistores em série. 
Onde, os resistores estão com 150, 180 e 100 ohm respecitivamente, e a corrente de entrada (IN) e saída (OUT), 0,028 A.
A tabela número 3, é relacionada com resistores em paralelo. 
Onde:
Resistor Corrente IN (A) Corrente OUT (A)
 1 0,095 0,095
 1000 0,012 0,012
 200 0,060 0,060
 500 0,024 0,024
A corrente nunca é perdida em um resistor, a corrente que entra é a mesa que sai, a diferença de potencial entre os terminais do resistor é que será variada. 
A soma das correntes que saem do circuito em paralelo é: 0,095+0,012+0,060+0,024=0,191 A, a corrente que sai da associação de resistores em paralelo é justamente a que passa pelo resistor em série. 
Em uma associação em série, a diferença de potencial para cada resistor será a mesma, como cada resistor tem determinado valor de resistência, então a corrente que passa por cada um deles será diferente. Já em uma associação em série, a corrente é mantida constante, o que varia é a queda potencial em cada resistor. A variação da corrente ao longo de uma associação de resistores em série, seria a mesma caso houvesse somente um resistor. 
	CONCLUSÃO: 
A energia elétrica já é uma necessidade básica humana, estando em nosso dia a dia a o momento, como assistir uma televisão, fazer pesquisas em um computador, ao sair de carro, esses entre tantos outros exemplos. A corrente elétrica é dita contínua quando seu sentido no circuito é único, quando o sentido de movimento dos portadores de carga é variável, a corrente elétrica é denominada de corrente alternada.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
AVA UNIUBE – Relatórios. Disponível em: < https://sga.uniube.br/ava/sala/nova/>. Acesso dia: 23/03/2020.
HELERBROCK, Rafael. "Corrente elétrica"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/corrente-eletrica.htm>. Acesso em: 23/03/2020.

Mais conteúdos dessa disciplina