Buscar

REFLEXIVA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Amanda Gomes da Costa
RGM: 19046413
Disciplina: Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Atividade Reflexiva I
Observando o material de apoio disponível, podemos observar que com o estágio supervisionado temos a oportunidade de avaliar os estudos teóricos, analisar e descrever a prática de ensino em sala de aula, mostra que todo o conteúdo que vemos em aula vai muito além só de ler, e observar contextos, podemos dizer que estamos colocando a teoria na prática, podendo assim entrarmos um pouco dentro da realidade das escolas e conhecer o trabalho dos professores, assim torna-se possível observar dificuldades e também direções a seguir, além de promover o contato com a prática. 
O estágio é um campo de descobertas, de pesquisa, de ação e reflexão da realidade, das especialidades, das escolas, dos alunos e da gama de professores que enfrentam todos os dias os desafios de ser um educador.
O estágio é a melhor maneira que temos para refletir sobre a prática pedagógica e ao reconhecer a importância do estágio, é possível compreender que ele é para o aluno fonte de muita aprendizagem, tornando-se um momento privilegiado em que: 
 [...] o aluno se coloca como cientista e pesquisador da realidade; a ele cabe indagar e questionar a realidade discordando dela, caso esta se mostre em oposição às questões fundamentais para efetivação da educação, principalmente nos casos de licenciaturas (FERNANDES; SILVA, 2007, p.2). 
Portanto o estágio é uma nova experiência, na qual se torna essencial para a formação do aluno, onde vemos profissionais com habilidades necessárias trabalhando com diferentes contextos e com isso vemos na prática como será o nosso futuro na profissão que escolhemos.
Referências
FERNANDES, Marleide Lopes; SILVA, Maria Ap. Félix do Amaral. A importância do estágio para a formação do universitário. Disponível em: http://www.lo.unisal.br/nova/estagio/revistaestagiando2007/pedagogia/3%20Ped%20B2.pdf Acesso em: 03 mar. 2020.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da educação e do desporto, Secretaria de educação Fundamental.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: A aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24.ed. São Paulo: Papirus, 2015 (E-Book). p. 13-34.

Continue navegando