Buscar

resumo do cannabis

Prévia do material em texto

Aluno: Richard Fernando Arevalo 
Professora: Fabiana Irala de Medeiros
Legislação para produção do óleo da Cannabis
Resumo Este trabalho discute o uso medicinal da maconha, conhecida cientificamente como Cannabis sativa, para o tratamento de doenças crônicas e terminais e sua difícil legalização das leis brasileiras, uma vez que esta é considerada uma droga ilegal no Brasil. Nesse sentido, os objetivos específicos visam apresentar o contexto histórico da maconha, bem como a legislação e a autorização brasileira em torno do tratamento. Assim, o trabalho procura mostrar a importância para a sociedade brasileira da maconha medicinal no tratamento de doenças terminais e degenerativas.
Comentando a respeito do ordenamento jurídico brasileiro, mostrando como a legislação brasileira trata a Cannabis e como é o limite do Estado na regulamentação em face da liberdade individual do cidadão brasileiro ,a luta, atualmente, é pela efetividade do direito humano à saúde pelo uso da Cannabis.
A legislação brasileira classifica a cannabis como substância ilícita e proíbe o seu uso, a aquisição, o cultivo e o transporte. Porém, em julgamento em andamento no Supremo Tribunal Federal, debate-se a real violação de bem jurídico tutelado pelo Estado pelo simples porte dessa substância. De um lado as liberdades individuais e do outro a saúde pública. Após um breve histórico do uso da cannabis, veremos como essa planta pode ajudar no tratamento de várias doenças e o quê está sendo feito no Brasil para modificar a legislação atual, que apesar de ter apenas 13 anos, já se encontra ultrapassada e ineficaz e sua aplicação. Finalmente, conclui-se com o julgamento e seus três votos já apresentados, todos a favor da descriminalização do porte em pequena quantidade e para uso pessoal. 
O uso da Cannabis e os efeitos do seu princípio ativo são indicados em diversos tratamentos clínicos, como no tratamento pós-quimioterapia, em tratamentos de AIDS como regulador de apetite e na forma de colírios para tratamento do glaucoma.

Continue navegando