Buscar

Legislação e Segurança do Trabalho auto atividade 1, 2, 3

Prévia do material em texto

Legislação e Segurança do Trabalho
Auto atividade 1, 2, 3
 
1. O Brasil tem sua história marcada por quase quatro séculos de escravidão, durante os quais falar de direitos do trabalho era pouco mais que obra de ficção. Desprovido da prerrogativa básica da cidadania - a liberdade -, o cativo não figurava sequer em nossa primeira Constituição. Inspirada em ideais iluministas, ela apresenta o que seriam direitos políticos sem concretizar nenhum direito social. Acerca dos direitos trabalhistas, analise as sentenças a seguir:
I- O Conselho Nacional do Trabalho (CNT) foi criado em 1923, sendo considerado o órgão máximo do trabalho, e que se transformou posteriormente no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
II- A Constituição Federal de 1934 trouxe a revitalização das questões legais referentes aos acidentes de trabalho, embora esta constituição ainda não fizesse comparação das doenças profissionais aos acidentes de trabalho. Os acidentes de trabalho ainda não eram financiados pelo Estado, empregado e empregador.
III- No ano de 1926, ocorreu a edição do livro de medicina e direito, que em seu conteúdo estava a legislação disponível naquela data, e concebia os danos acarretados à saúde e à vida, e que podiam ser reprimidos criminalmente e de reparação civil, desde que comprovado o dolo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.
As sentenças I e III estão corretas.  
As sentenças II e III estão corretas.
Somente a sentença I está correta.
As sentenças I e II estão corretas.
2. No país há quase 300 mil Técnicos de Segurança do Trabalho ativos (FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, 2012 apud INOUNE; VILELA, 2014). Ainda que em números absolutos, a categoria profissional no país não constitui volume significativo, ela tem potencial de contribuir para a prevenção de doenças e acidentes com trabalhadores de indústrias e contribuir para o desenvolvimento do país. Com relação ao técnico em segurança do trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- Os técnicos de segurança do trabalho são designados para encontrar soluções adequadas para defender os trabalhadores contra os riscos do ambiente de trabalho, defendendo assim a integridade humana e assegurando a produtividade do trabalhador.
II- O técnico em segurança do trabalho deve ser capaz de compreender sua responsabilidade na condução da aplicação dos preceitos prevencionistas, a fim de minimizar a incidência dos riscos profissionais.
III- O primeiro curso de Segurança do Trabalho classificou os profissionais como "Inspetores de Segurança".
IV- Em 27 de novembro de 1995, é definitivamente reconhecida como categoria profissional e assim nasce a atual denominação de Técnico de Segurança do Trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: INOUNE, K. S. Y; Vilela, R. A. G. O poder de agir dos Técnicos de Segurança do Trabalho: conflitos e limitações ocupacional. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional; Rev. bras. Saúde ocup., São Paulo, v. 39, n. 130, p. 136-149, 2014.
As afirmativas I e IV estão corretas.  
As afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas
3. Embora seja um tema de grande relevância e destaque, cabe sempre ressaltar que o cumprimento às normas de Segurança e Medicina do Trabalho é obrigatório para todas as empresas e que a ausência da fiscalização, por parte do empregador, constitui descuido com a saúde do trabalhador. A Lei nº 6.514 altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à segurança e à medicina do trabalho e dá outras providências. Com relação às especificações desta lei, analise as sentenças a seguir:
I- Não compete a essa lei a necessidade da Inspeção Prévia e do Embargo ou Interdição.
II- Delimita e institui os órgãos de Segurança e de Medicina do Trabalho nas Empresas.
III- Regulamenta o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.
As sentenças II e III estão corretas.  
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.  
Somente a sentença II está correta.
4. Os trabalhadores passam a maior parte da sua vida em jornadas laborativas, por isso o assunto segurança deveria ser mais debatido por sua importância. Boa parte dos laboradores desconhecem ou desprezam o risco de acidente. São muitas as variáveis que, de alguma forma, podem gerar eventos que acabam por interferir na integridade física e emocional das pessoas no ambiente de trabalho. Por isso, garantir a segurança é relevante tanto para o indivíduo como para a sociedade. No entanto, tal garantia de segurança só ocorre quando se busca identificar os problemas que geram o acidente sejam eles relacionados ao ambiente de trabalho ou as ações das pessoas. Os acidentes de trabalho podem ocorrer devido a fatores, como a falta de manutenção de maquinário, a não utilização de equipamentos de segurança (EPI), a falta de atenção e a falta de conhecimento ou habilidade do trabalhador. Esses tipos de acidentes são referenciados em três principais grupos: ato inseguro, condição insegura e fator pessoal de insegurança. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Fator pessoal de insegurança: atos inseguros ou condições inseguras que as empresas não se atentam em corrigir causam danos pessoais aos trabalhadores.
II- Atos inseguros: são os modos pelos quais o próprio trabalhador se expõe, consciente ou não, aos acidentes. Um exemplo de ato inseguro seria a execução de serviços para os quais não está autorizado;
III- Condição insegura: está relacionada às condições físicas no ambiente de trabalho que podem ocasionar acidentes. Não podem ser confundidas com os riscos presentes em certas operações industriais. A eletricidade é um exemplo de risco presente em certas operações industriais, pois ela sempre existirá em trabalhos que envolvem equipamentos elétricos.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I e III estão corretas.  
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.  
Somente a afirmativa I está correta
5. Os acidentes de trabalho causam cerca de três mil mortes por ano no Brasil. Dados da Previdência Social mostram que, no setor privado, 653.090 acidentes foram registrados em 2007, número maior que o do ano anterior, de 512.232 casos. Para lembrar que esse tipo de problema continua ocorrendo em todo o mundo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Com relação aos acidentes de trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- Em caso de acidente de trabalho, os primeiros 15 dias de afastamento por doença ou acidente são custeados pela empresa.
II- Os benefícios previdenciários de origem ocupacional podem gerar estabilidade de no mínimo um ano.
III- As empresas que não administrarem os seus afastados poderão, ano a ano, ver seu Seguro Acidente de Trabalho (SAT) aumentar em até 100%, por conta do Fator Acidentário de Prevenção (FAP).
IV- As empresas que tiverem controle dos acidentes de trabalho na sua empresa poderão reduzir seu Seguro Acidente de Trabalho em 30%.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2018.
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.  
As afirmativas I e IV estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
6. O SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - está descrito na NR 4 e está regulamentado pela Portaria nº 33, de 27/10/1983, do MTE. Seu objetivo é a promoção da saúde e a proteção da integridade física do trabalhador
no local de trabalho e é composto por diversos profissionais da área de saúde e segurança. Estes serviços deverão estar presentes em empresas privadas e públicas, órgãos públicos de administração direta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela CLT. De acordo com a NR4, O Serviço Especializado e Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho deve ser composto pelos seguintes profissionais:
Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e psicólogo do Trabalho.
Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e fisioterapeuta do Trabalho.
Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Tecnólogo ou Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho
7. Independentemente do ramo de atividade laboral, os colaboradores podem estar expostos a uma série de riscos. Há cinco tipos de agentes de risco nas atividades laborais: químicos, físicos, biológicos, de acidentes/mecânicos e ergonômicos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas exemplos de agentes físicos:
Equipamentos, mobiliário, ruído.
Temperatura extrema, ultrassom, tolueno.
Vibração, poeira mineral, frio.
Ruído, vibração, radiação ionizante. 
8. Para a prevenção de acidentes, devemos combater os riscos existentes. O EPI é uma das medidas de segurança a serem adotadas pelo profissional da segurança do trabalho para garantir a proteção individual do trabalho. Isto porque, existem diversas medidas de proteção para eliminar ou reduzir os riscos ambientais. O EPI deve ser utilizado quando nenhuma outra medida de proteção solucione a segurança do trabalhador. Diante deste contexto responda: A recomendação ao empregador da aquisição do Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado ao risco existente em uma determinada atividade é de competência da(o):
CIPA.  
Supervisão.
SESMT, quando ele é obrigatório.  
Direção.
9. Para a prevenção de acidentes, devemos combater os riscos existentes. O EPI é uma das medidas de segurança a serem adotadas pelo profissional da segurança do trabalho para garantir a proteção individual do trabalho. Isto porque existem diversas medidas de proteção para eliminar ou reduzir os riscos ambientais. O EPI deve ser utilizado quando nenhuma outra medida de proteção solucione a segurança do trabalhador. A recomendação ao empregador da aquisição do Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado ao risco existente em uma determinada atividade é de competência da (o):
Supervisão.
CIPA.
SESMT, quando ele é obrigatório.  
Direção.
10. Sabendo que uma empresa de fabricação de isolantes artificiais e sintéticos, cujo grau de risco é 3, mantém em seu quadro funcional 4.657 trabalhadores, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a quantidade de auxiliares de enfermagem e médicos do trabalho necessários para compor o SESMT dessa empresa:
Um auxiliar de Enfermagem e nenhum Médico do Trabalho.
Um auxiliar de Enfermagem e dois Médicos do Trabalho.  
Dois auxiliares de Enfermagem e um Médico do Trabalho.
Dois auxiliares de Enfermagem e dois Médicos do Trabalho
11. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes e de doenças no seu ambiente de trabalho. O objetivo maior da CIPA é, portanto, a promoção e a prevenção da segurança e da saúde no horário do labor. A formação dessa comissão é obrigatória para as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. Sobre o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, assinale a alternativa CORRETA:
O empregador tem competência para convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes do término do mandato em curso.
O empregador, no caso de afastamento definitivo do presidente, indicará o substituto, em dois dias úteis, preferencialmente entre os membros da CIPA.  
As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas em local apropriado, dentro ou fora da empresa, alternando-se o horário durante e após o expediente normal da empresa.
Os membros da CIPA, eleitos e designados, serão empossados no primeiro dia do ano fiscal, após o término do mandato anterior.
12. O PCMSO faz parte do conjunto de iniciativas no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar em sintonia com as demais Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Considerando a implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, assinale a alternativa CORRETA:
Não poderá existir um PCMSO sem que o mesmo esteja baseado num PPRA atualizado.  
Se a empresa tiver mais de 50 funcionários, o PCMSO deverá ser elaborado em primeiro lugar.
O PCMSO é a base da elaboração do PPRA, sem o qual os riscos à saúde do trabalhador não podem ser identificados.
PCMSO e PPRA são programas distintos que não guardam qualquer relação entre si.
13. O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixada em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informação e orientação de todos que ali atuam e de outros que eventualmente transitem pelo local, quanto às principais áreas de risco. No mapa de riscos, círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos. Cada cor utilizada no mapeamento representa um tipo de risco. Sobre os riscos com as respectivas cores que os representam, assinale a alternativa CORRETA:
Poeiras - vermelho; Bacilos - marrom; Gases - vermelho; Armazenamento inadequado - amarelo; Eletricidade - azul.
Pressões - vermelho; Bacilos - marrom; Animais peçonhentos - azul; Fumo - vermelho; Monotonia - amarelo.
Umidade - verde; Neblina - vermelho; Iluminação inadequada - azul; Bacilos - marrom; Esforço físico intenso -amarelo.  
Umidade - azul; Ruídos - verde; Parasitas - vermelho; fungos - marrom; eletricidade - amarelo.
14. CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e tem em vista a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, busca harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores. Sobre as atribuições da CIPA, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
II- Elaborar plano de trabalho em conjunto com os fornecedores da empresa, que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
III- Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente a sentença I está correta.
Somente a sentença II está correta.
Somente a sentença III está correta.
As sentenças I, II e III estão corretas. 
15. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes e de doenças no seu ambiente de trabalho. O objetivo maior da CIPA é, portanto, a promoção e a prevenção da segurança e da saúde no horário do labor. A formação dessa comissão é obrigatória para as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. Cada integrante da CIPA tem uma função específica a ser desempenhada e essas atribuições estão dispostas na própria NR 5, que lista as competências de seus componentes, para que a comissão possaexercer seu trabalho de forma mais eficaz. Diante deste contexto, cabe apenas ao Vice-Presidente da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes:
FONTE: https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2017/08/atribuicoes-do-presidente-da-cipa.html. Acesso em: 30 mar. 2020.
Encaminhar os pedidos de reconsideração das decisões da CIPA.
Constituir a comissão eleitoral.
Executar atribuições que lhe forem delegadas.  
Executar atribuições que lhe forem delegadas.

Outros materiais