Buscar

Anatomia Humana: Questões Variadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Manzano et al. (2007), publicaram um caso clínico pouco frequente sobre miosite osificante do músculo temporal, tal patologia se manifestou com limitação da abertura oral, apresentando uma massa firme e dura na fossa temporal direita. A tomografia computadorizada revelou uma massa de densidade óssea localizada no tendão do músculo com o processo coronóide. Segundo os autores, a miosite osificante é um tumor benigno que se localiza frequentemente nas extremidades dos adolescentes. Os casos no crânio são raros, ocorrendo com maior frequência nos músculos masseter e esternocleitomastoideo. Utilizando conhecimentos de anatomia pode-se afirmar que:
 I - A inserção do músculo temporal situa-se no processo coronóide.
 II - O músculo masseter é o agonista da mastigação.
 III - A fossa mandibular está localizada na mandíbula participando da articulação temporomandibular.
 IV - O bucinador é um dos músculos da mastigação. 
Está(ão) coreta(s) APENAS a(s) afirmação(ões):
		
	 
	I e II
2. Em uma tarde de sábado, um grupo de amigos estava reunido em um bar para assistir a um jogo de futebol e, consequentemente, solicitaram bebidas e também tira-gostos. O jogo estava monótono, alguns estavam com a cabeça inclinada ou para a direita ou para esquerda, outros giraram o pescoço para observar uma moça bonita que passava na calçada. De repente um dos amigos para quebrar a monotonia perguntou: Qual é o cúmulo da burrice? Ninguém soube a resposta, então ele mesmo respondeu: é olhar pela fechadura de uma porta de vidro. Alguns caíram na gargalhada, outros deram um riso e nem abriram a boca achando a pergunta muito sem sal. E assim, fazendo perguntas e contando piadas, assistiram o jogo até o final. Marque a alternativa correta.
	
 
	Os músculos zigomático maior, levantador ângulo da boca e risório, levantador do lábio superior e da asa do nariz, são responsáveis pela gargalhada.
	3. Os ossos são estruturas rígidas do corpo humano, morfologicamente conceituado: tecido duro. Sobre os ossos é CORRETO afirmar:
	
	 
	São estruturas resistentes que se prestam, por exemplo: ao armazenamento de minerais, como o cálcio; ao suporte de tecidos moles; e a proteção de órgãos nobres e vitais.
4. São ossos do viscerocrânio, EXCETO:
	 
	Esfenoide
	5. Numa fratura de face podemos encontrar lesões na órbita, que é uma cavidade óssea e piramidal responsável por proteger os bulbos dos olhos, seus músculos, nervos, vasos e o aparelho lacrimal. Qual dos ossos citados a seguir não é componente das paredes orbitais?
		
	 
	Temporal
6. Sobre os planos e eixos de movimentos marque a alternativa correta.
	 
	O plano transversal ou horizontal apresenta o eixo longitudinal ou vertical, sendo seus movimentos: rotação
	7. A mandíbula é o único osso móvel da face e participa de funções básicas como mastigação, fonação e deglutição, além de participar da manutenção da oclusão dentária ocupando juntamente com a maxila a maior porção óssea do esqueleto da face. OS seguintes acidentes anatômicos fazem parte da mandíbula, exceto.
	
	 
	processo estiloide
	8. Sinusite é uma inflamação da túnica mucosa de um ou mais de um seio paranasal. Pode ser provocada por infecção microbiana (vírus, bactéria ou fungo). Os seios paranasais são cavidades no interior de certos ossos do crânio. São mais evidentes em cortes sagitais. Baseado no que você estudou marque a alternativa correta que apresenta somente ossos pneumáticos.
	
	 
	Frontal, esfenoide, etmoide e maxilar.
	9. A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten sofreu uma queda quando disputava a prova do ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.Exames realizados no hospital mostraram que Van Vleuten sofreu uma concussão e três fraturas menores na espinha lombar. Apesar das lesões e da internação na UTI, ela está consciente e se comunica normalmente. Segundo John van Vliet, do Comitê Olímpico Holandês, a atleta não corre nenhum risco de perder movimentos. Dentre os acidentes ósseos das vértebras lombares destacam-se, EXCETO:
		
	 
	FORAME DO PROCESSO TRANSVERSO
	10. O Manguito Rotador é um grupo muscular do ombro cujas funções são: manter a cabeça do úmero contra a cavidade glenoide, reforçar a cápsula articular, potencializar as rotações da articulação glenoumeral e resistir ativamente a deslocamentos indesejáveis da cabeça do úmero em direção anterior, posterior e superior (estabiliza a dinâmica da articulação do ombro). Fazem parte do manguito rotador os seguintes músculos:
	
	 
	Supraespinhal, Infraespinhal, Redondo Menor e Subescapular.
11. Qual das seguintes ações é realizada pelo músculo bíceps braquial?
	 
	Supinação do antebraço
12. O músculo bíceps braquial (duas cabeças), localizado anteriormente no braço, é um dos principais músculos flexores de cotovelo. A cabeça curta deste músculo está fixada no(a):
	 
	Processo coracoide da escápula
	
	
13. A ulna é o maior osso do antebraço. Este osso prismático que parece uma chave inglesa está articulado com o rádio através de algumas estruturas em contato. Assinale as estruturas citadas pela questão:
	 
	Articulação radioulnar distal e membrana interóssea. 
14. O músculo braquiorradial, localizado ântero-lateralmente no antebraço, atua na flexão de cotovelo principalmente quando o antebraço se encontra na posição semipronado (neutro). Este músculo se insere no(a):
	 
	Processo estiloide do rádio
15. Marque a alternativa correta quanto a origem, inserção, inervação, ação do músculo Sartório.
	 
	Inserção Proximal: Espinha ilíaca ântero-superior
Inserção Distal: Superfície medial da tuberosidade da tíbia (pata de ganso)
Inervação: Nervo Femoral (L2 ¿ L3)
Ação: Flexão, Abdução e Rotação Lateral da Coxa e Flexão e Rotação Medial do Joelho
16. Oliveira et al. (1998) realizaram um levantamento de lesões musculares e ou articulares devido a prática da musculação. Segundo os autores as lesões no ombro foram as mais frequentes (28%), seguida pela coluna lombar e músculos dorsais superiores (13%), joelho e cotovelo (11%), músculos peitorais (7%) e também lesões na coluna cervical, no punho, nos músculos da panturrilha, nos músculos abdominais, nos músculos adutores do quadril e no músculo deltoide. Utilizando conhecimentos de anatomia pode-se afirmar que:
 I - Segundo os autores a articulação glenoumeral foi a mais afetada pela prática da musculação. II - A coluna lombar é caracterizada por apresentar ossos robustos contendo o processo espinhoso curto e largo. 
III - Um dos prováveis músculos afetados é o psoas menor. 
IV - O cotovelo é uma articulação sinovial gínglimo. 
Está(ão) coreta(s) APENAS a(s) afirmação(ões):
	 
	I, II e IV
17. A Síndrome de Down se caracteriza por hipotonia generalizada. Isso dificulta suas aquisições motoras, visando o controle da musculatura abdominal. Cite os 4 músculos que formam a parede abdominal.
	 
	Reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen.
	18. O fêmur é o osso mais longo do corpo humano. Em sua articulação pélvica, há um encaixe da cabeça do fêmur com uma fossa. Como se chama essa fossa?
	
	 
	Acetábulo
	19. Assinale a alternativa que apresenta o ligamento responsável por conectar a cabeça o fêmur ao acetábulo
		
	
	 
	Ligamento da cabeça do fêmur

Outros materiais