Buscar

ATIVIDADES DE ESTUDOS DOMICILIAR - Cópia

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DE ESTUDOS DOMICILIAR:
UNIP – CHÁCARA SANTO ANTÔNIO 
NOME: JOSELMA ALVES MARTINS GOMES 
RA: D 763946 
CURSO PEDAGOGIA 5° SEMESTRE 
PROFESSORA SIMONE PISA
QUESTÃO: 1
Segundo já visto em sala de aula, o Supervisor escolar tem função de auxiliar a gestão escolar, para que esta consiga estabelecer um clima favorável ao aprendizado dos seus alunos. Com base no exposto acima, qual seria e porque a ação do Supervisor escolar, para auxiliar a Gestão e colocar em prática uma das formas de gestão abaixo. 
Perspectiva do ideário neoliberal :
Perspectiva sociocrítica:
R: Seria uma participação ativa e não neutra onde tanto o Supervisor como o Gestor buscaria juntos desenvolver projeto educacionais visando sempre a melhoria da educação, tendo em vista que seus interesses jamais sejam próprios ou isolados mas coletivos . Para que essa parceria traga resultados é importante também que levem em conta as perspectivas expostas na questão de forma consciente e responsável levando sempre em conta portanto a especificidade e da escola dentro do seu contexto sociocultural , trazendo sempre para seus projetos a família comunidades e todos os funcionários da escola que estejam, insiridos no desenvolvimento educacional.
É importante que o Supervisor e Gestor sejam solidários atentos e estratégicos levando sempre em mente a importância do papel de cada um deles dentro desse processo educacional, uma vez que suas relações éticas e morais com certeza trará a garantia de um trabalho produtivo e com êxodo . Então entendo que ambas as perspectivas trará beneficio no âmbito educacional lembrando sempre que jamais invalidará as responsabilidades do Estado quando a educação más dará condições do professores que são atores do desenvolvimento escolar também fazer parte de toda as decisão que tragam benéficos a sua escola.
QUESTÃO: 2
R: D Transformadora, libertadora, onde todos possam se tornar mais humanos, solidário e justos levando-se em conta as características organizacionais e culturais.
Justificativa:
O pedagogo atuando como Supervisor Escolar, Coordenador ou Orientador Educacional deve construir uma pratica educativo:
Onde haja sempre o empenho de transformação não se conformando na neutralidade ainda que isso possa lhe trazer prejuízos a nossa educação brasileira já vem desde o inicio de sua História sendo explorada por pessoas que só se preocuparam em benefícios próprio nesse cenário lamentável surge a oportunidade desse pedagogo que sentiu na pele o desprezo e falta de ética, agir diferente quanto um Supervisor Coordenador ou Orientador escolar fazer um trabalho com excelência levando sempre em conta que depende dele tanto quanto do Estado o compromisso de desenvolver e realizar projetos educacionais justos e organizacionais.
Lembrando é claro que cada escola tem seu contexto sociocultural e socioeconômico onde caberá a ele ser estratégico, humano e justo nas decisões tomadas. Essa prática educativa portanto deve ser construída com um trabalho consciente e participativo onde todas as partes e especificidades da escola devem ser envolvidas trazendo realmente as pessoas atuantes na vida dos alunos a participarem também , por essa razão essas relações jamais podem ser neutra mas sempre coletivas e atuantes.
QUESTAO: 3
R: C 
Os saberes e as competências do ensinar, mediante um processo ao mesmo tempo individual e coletivo.
Justificativa:
De acordo com os estudos a escola é local de organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor . Diante desse exposto o supervisor escolar colabora para que na escola o professor desenvolva:
Mostrando a importância da sua formação continuada , para que não se torne obsoleto ou aquém ao desenvolvimento do seu aluno que já vem para a escola com algum conhecimento tecnológico.
Esse momento em que vivemos será sem duvida um divisor de aguas na vida de muitos professores que terão que se reinventar usando da ferramenta tecnológica uma forma de manter seus alunos atualizados e participativos.
Segundo Paulo Freire:” Não há docência sem deiscência” e enfatiza que esse professor não é detentor do saber e deve ter respeito ao conhecimento do seu aluno. 
Então fica claro nesse exposto o quanto e importante a formação continuada do professor que não só tem o compromisso de ensinar mas cotidianamente o compromisso de aprender já que a cada momento a sociedade vem se transformando e a medida que essas transformações acontecem cabe sempre ao Supervisor despertar aos professores o seu compromisso de se atualizar em todos os âmbitos educacionais . Assim teremos uma educação que não ficara nos textos decorados e engessados mas em uma educação construtivista onde todos aprendem ao mesmo temo mas em momentos diferentes.
QUESTÃO: 4 
O Coordenador Pedagógico, o Orientador Educacional e Supervisor na elaboração de diagnostico, ainda que formal ou informal, deve ser feito sobre os mais variados aspectos da realidade escolar e alguns pontos devem ser constantemente objetos de reflexão por parte destes profissionais da educação da rede publica de ensino, são eles:
R: C I, II, III, IV
Justificativa:
É imprescindível que esse Coordenador seja atuante e consciente do seu papel dentro desse oficio tão importante, cabe a ele tomar decisões de forma coletiva se preocupando em trazer aos professores cursos e palestras de capacitação, realizando reuniões para discutirem as melhorias que devem ser feitas na escola , levando sempre em conta a forma que cada aluno tem se empenhado no processo educacional e se não há desempenho investigar o porque da passividade de cada aluno .
Esse diagnostico portanto é sempre muito importante para se ter um bom desenvolvimento educacional certo de que o Coordenador deve levar sempre em conta a realidade da sua escola não deixando que os detalhes passem desapercebido pois atrás de cada atitude do aluno pode ter uma intencionalidade que por conseguir digerir o aluna acaba praticando a indisciplina dentro da sala de aula. Esse coordenador então deve ser observador e sempre atuante na sua pratica de coordenação.
QUESTÃO: 6
R: C II, III e IV
Sabendo-se que as características organizacional é de um compromisso entre a estrutura formal e as interações grupais que acontecem e abrange três grandes áreas na cultura escolar para o desenvolvimento da ação pedagógica exercida pelo supervisor escolar. Quais são essas áreas da cultura escolar?
Alternativa II, III, IV
Partindo portanto da estrutura administrativa da escola percebemos após os estudos realizados o quanto essa estrutura é importante uma vez que sem o recurso financeiro é difícil se ter uma organização escola equilibrada então esse coordenador precisa entender as aréas emergentes onde irá usar esses recursos. Sabendo também o quanto é necessário a estrutura física já que os alunos e todos os funcionários devem atuar dentro de um espaço fisicamente seguro e estruturado. Por fim a estrutura social que tenho como primordial dentro desse processo organizacional a partir de um olhar atento a essas questões esse supervisor buscará recursos para melhor atender ao alunos da escola uma vez que seu contexto social será levado para dentro da escola, mostrando que cada um de certa forma e responsável em oferecer ao aluno um ambiente inclusivo e que lhe traga esperança de que aprender ainda é o melhor caminho para superar a desigualdade social .

Continue navegando