Buscar

Quais as desvantagens do método de detecção da Toxoplasmose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 01-04
Quais as desvantagens do método de detecção da Toxoplasmose?
Esse teste de hemaglutinação pode ter a necessidade de ser associado a técnicas mais sensíveis como a imunofluorescência ou ELISA para que possa estabelecer perfis sorológicos que melhor caracterizam as fases da doença. Devido as amostras coletadas no início dos sintomas, quando somente anticorpos IgM estão presentes, podem apresentar resultados não reagentes para este teste.
Embora os soros controles usados no kit sejam calibrados para o soro de referência da OMS, certas discordâncias de resultados podem ser observadas quando o mesmo soro é testado por diferentes técnicas.
Caso Clinico
CC 7 - Criança de 10 meses de idade, sem antecedentes pessoais ou familiares relevantes e com calendário vacinal obrigatório atualizado, iniciou 48h antes da admissão no serviço de urgência pediátrica um quadro de febre moderada (38-38ºC) acompanhada de vômitos. Da observação da criança salientava-se uma prostração acentuada sem aparente foco infeccioso à inspeção. Os exames sangüíneos iniciais revelaram parâmetros sugestivos de infecção bacteriana. Pela conjugação do quadro clínico com os dados analíticos foi colocada a hipótese de meningite e efetuada uma punção lombar de LCR. Os resultados demonstraram diplococos “Gram variáveis”, em exame direto com a presença de antígeno capsulares, colocando assim o diagnóstico de meningite bacteriana com agente a confirmar.
a) Com base nessas informações, descreva o diagnóstico completo e em sequência, para as espécies Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae, citando meios de cultivo, testes bioquímicos e testes de sensibilidade a antibióticos realizados com os resultados que permitem a identificação de cada uma dessas bactérias.
Resposta: 
Neisseria meningitidis 
LCR - Agar chocolate 
1- Crescimento para ver qual bactéria N.M - Colônias mucóides 
2- Teste de catalase : Positivo
3- Teste de oxidase : Positivo
4- Teste de fermentação de Açúcares (Maltose positiva N.M)
Streptococcus pneumoniae
1- Coloração de Gram (Gram positiva)
2-Teste de Catalase ( negativo)
3- Análise da Hemólise / Tipos de Hemólise se: 
Alfa :Faz teste de antibiótico optoquina , Se não cresceu = Streptococcus pneumoniae.
b) Porque as amostras de LCR são consideradas de análise emergencial?
LCR- Material Clínico  líquor , tem análise emergencial porque sofre influência da temperatura, do tempo de estocagem e das condições pre - analiticas , sendo exame indispensável no diagnostico de doenças neurológicas ,indicado para infecções das meninges , fornece informações importantes para o diagnóstico dessas doenças consideradas graves e tem prioridade de análise.

Outros materiais