Buscar

TGI - ANÁLISE ECONOMICA FINANCEIRA

Prévia do material em texto

FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
ANDREIA PASCHOAL DE JESUS
EMANUELLE CASTRO LOPES
MARIANA CAMARGO CASSI
ANÁLISE ECONÔMICA-FINANCEIRA
SÃO PAULO
2015
ANDREIA PASCHOAL DE JESUS
EMANUELLE CASTRO LOPES
MARIANA CAMARGO CASSI
ANÁLISE ECONÔMICA-FINANCEIRA
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado a Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade, como parte dos requisitos para obtenção parcial do grau de Tecnólogo em Gestão Financeira sob a orientação do Prof. Eudes Araújo Martins.
SÃO PAULO
2015
RESUMO
Este trabalho faz uma análise econômica financeira da empresa Bombril S/A. O objetivo do estudo consiste em analisar e apresentar os indicadores financeiros que possa auxiliar o gestor na tomada de decisão, e demonstrar por meio das análises vertical e horizontal, das análises dos índices de endividamento, liquidez e rentabilidade a situação financeira da empresa, medindo a capacidade de pagamento a curto e longo prazo e a necessidade ou não de capital de giro.
Para realização do trabalho utilizou-se a análise das principais demonstrações sendo, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício fornecida pela empresa, tendo como referência os exercícios de 2012 a 2014.
Palavras chave: Análise vertical e horizontal, Índices Endividamento, Liquidez e Rentabilidade e Necessidade de Capital de Giro.
ABSTRACT
This work is a financial economic analysis of the company Bombril S/A. The objective of the study is to analyze and present financial measures which may assist the manager in decision making , and demonstrate through vertical and horizontal analyzes, analyzes of debt ratios , liquidity and profitability of the company 's financial position , measuring the ability to pay short and long term and the need or otherwise of working capital.
To carry out the work we used the analysis of the main demonstrations being, Balance Sheet and the Income Statement provided by the company by reference to the years 2012 to 2014.
Keywords: vertical and horizontal analysis, Debt Indices, Liquidity and Profitability and Working Capital Needs.
Sumário
5INTRODUÇÃO
72
EMPRESA
83
MISSÃO, VISÃO E VALORES
94
HISTÓRIA
315
O MERCADO E A CONCORRÊNCIA
336
ANÁLISE MICRO ECONÔMICA
347
ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL
378
ÍNDICES ESTRUTURA DE CAPITAIS, LIQUIDEZ E RENTABILIDADE
439
NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO
4410
CICLO OPERACIONAL FINANCEIRO
4511
CAPITAL DE GITO PRÓPRIO
4512
SALDO LUÍQUIDO DE CAIXA
4613
PARECER GERENCIAL
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa analisar a situação econômica financeira da Bombril S/A.
A Bombril S/A é uma empresa que durante décadas dominou o mercado brasileiro, e que passou nos últimos anos por sucessão de problemas que a levaram a uma série de prejuízos e perda de espaço no mercado para suas concorrentes.
Nosso objetivo neste trabalho é estudar a situação econômica financeira da empresa, que com 67 anos de mercado, esteve nos últimos anos sofrendo algumas divergências, que a levaram a ser administrada judicialmente no período de julho de 2003 e julho de 2006. 
A solidez e sucesso financeiro de uma empresa é mensurada muitas vezes pelo nome que a empresa tem no mercado, pela aceitação do produto que ela vende, e até mesmo pela sua aparência. É muito fácil medir o sucesso da empresa de forma emocional, porém, a empresa tem que ter bons gestores sérios e bem intencionados, capazes de manter uma empresa que atenda às necessidades dos clientes, ou seja, que crie uma empresa competitiva, qualitativa e principalmente lucrativa, preservando a qualidade de seus produtos. 
Neste contexto são muitas coisas que interferem nas tomadas de decisão, pelos quais os gestores têm que estar sempre atentos aos fatores tecnológicos, mercadológicos, políticos, nas independências ou dependências de capitais de terceiro, e outros fatores que possam interferir no sucesso da empresa.
Para diagnosticar a situação de uma empresa é preciso se ter organização, comparar e interpretar os componentes do patrimônio da mesma.
A análise das demonstrações pode ser entendida, como um conjunto de técnicas que visa demonstrar a situação financeira da empresa em determinado momento.
A correta interpretação dos indicadores proporciona ao gestor condições seguras para tomada de decisão.
Este trabalho abordará os indicadores de endividamento, liquidez, rentabilidade, prazos médios, necessidade capital de giro, visando obter a situação econômica e financeira da empresa. Estes indicadores estará gerando um parecer para orientar os tomadores de decisões. 
1 EMPRESA
A Bombril S/A é uma empresa brasileira do setor de higiene e limpeza doméstica, cujo principal produto é uma lã de aço, que é utilizada como produto de limpeza, específico para panelas.
Com o lema "Mil e uma utilidades", se referindo às diversas finalidades que uma pessoa pode utilizar a lã de aço Bombril, e propagandas com o mesmo ator representando vários personagens diferentes, a empresa chegou a conquistar cerca de 90% do mercado de lã de aço no país.
A empresa foi fundada em 14 de janeiro de 1948, no bairro do Brooklin, em São Paulo, por Roberto Sampaio Ferreira, sob o nome de Abrasivos Bombril Ltda. Depois de um período turbulento, com o controle da italiana Cirio, de propriedade do polêmico empresário italiano Sergio Cragnotti, e de ter passado três anos sob administração judicial, a Bombril retorna às mãos de um executivo brasileiro.
Em 7 de julho de 2006, Ronaldo Sampaio Ferreira, filho do fundador da empresa, assume o controle da Bombril. Segundo a revista Exame, a Bombril prepara uma investida no mercado de sabões em pó, no qual vai concorrer com as gigantes Unilever e Procter & Gamble.
Sede:
Via Anchieta, Km 14, S/N – Bairro Rudge Ramos – Distrito Industrial
São Bernardo do Campo – São Paulo – CEP: 09696-000
Área: 146.000m²
Área construída: 69.220m²
Unidade Industrial - Minas Gerais:
Avenida Prefeito Alberto Moura, 6.300 – Bairro Santa Rita – Distrito Industrial
Sete Lagoas – Minas Gerais – CEP: 35702-383
Área: 117.000m²
Área Construída: 17.011m²
Unidade Industrial - Pernambuco
BR 101 Norte, Km 52 – Zona Industrial
Abreu e Lima – Pernambuco – CEP: 53510-070
Área: 74.000m²
Área construída: 20.295m²
2 MISSÃO, VISÃO E VALORES
1. Missão
Ser a maior e melhor empresa brasileira de higiene e limpeza, com marcas que oferecem uma completa linha de produtos que facilitam o dia a dia e melhoram a qualidade de vida dos consumidores.
2. Visão
Inspirar confiança e estabelecer vínculos com consumidores por meios de nossas marcas e assegurar a qualidade dos produtos.
Resultado: Gerar resultados consistentes e crescentes, garantindo nossa solidez.
Pessoas: Reter e atrair profissionais competentes e comprometidos, que possibilitem a efetiva geração de resultados. Proporcionar oportunidades de crescimento profissional.
Negócios: Desenvolver e manter relações de credibilidade e reciprocidade com clientes e fornecedores.
Liderança: Autoridade com responsabilidade, foco em resultados, liderar por meio de exemplos e, desenvolver novos líderes.
3. Valores
Energia: trabalhar com entusiasmo e motivação; expressar nosso orgulho pela empresa; atuar com garra, persistência e determinação.
Governança: atuar com honestidade, ética, lealdade e justiça; fazer prevalecer o compromisso com os objetivos da empresa e com a sustentabilidade do negócio.
Inovação: fomentar a geração de ideias inovadoras; incentivar e valorizar a criatividade e a iniciativa dos colaboradores; ser ágil, antecipar-se à concorrência e ao mercado.
Gestão: conhecer muito o negócio e o mercado de atuação; incentivar o trabalho em equipe, a integração e a cooperação; liderar promovendo delegação, autonomia, respeito e confiança; pensar de maneira empreendedora e visionária; desenvolver pessoas.
Pessoas: incentivar o aprendizado contínuo e o aperfeiçoamento pessoal; reconhecer nossos talentos e competências diferenciadas; desenvolver atitudes de “fazer acontecer” e comprometimento; promover o equilíbrio pessoal e profissional e valorizar a família.Comunicação: garantir credibilidade às marcas da Bombril; preservar a imagem da empresa; valorizar a comunicação direta, transparente, constante e rápida; promover a comunicação espontânea e sincera.
3 HISTÓRIA 
A história da Bombril tem a ver com a história de muita gente que acredita em força de trabalho, espírito pioneiro e uma capacidade imensa de criar e se desenvolver. E em tempos de adversidade, Bombril vem e passa uma esponja, deixando tudo limpo e pronto para os próximos projetos. Acompanhe aqui a trajetória de sucesso da Bombril em nossa linha do tempo e saiba o que essa empresa tão inovadora faz desde quando foi fundada, há 65 anos.
 Figura 1 - Brilho que reflete...BOMBRIL
 Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=42
· ANO 1948 a 1959
Tudo começou em 14 de janeiro de 1948, quando Roberto Sampaio Ferreira, inspirado nas lãs de aço fabricadas nos Estados Unidos, investe na ideia e funda a Abrasivos Bombril Ltda. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa. Bombril polia panelas e também limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, tanto que ganhou o conceito de “1001 utilidades”. Naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades de Bombril. Nos anos 50, a empresa patrocina o Circo Bombril, na TV Tupi, com apresentação de Walter Stuart, pai do cineasta Adriano Stuart. A garota propaganda? Elisabeth Darci, mãe do comentarista esportivo Silvio Luiz.
 
Figura 2 - Super Mercado Leve-Limp
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=43
· ANO 1961 a 1973
Em 1961, Bombril incorpora a Companhia de Produtos Químicos - Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium de saponáceos em pedra, passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium, incluindo uma versão cremosa. Antes de ser lançado no Brasil, o produto existia apenas na França, Holanda e Bélgica. Em 1972, a Bombril incorpora a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda., do Rio de Janeiro. Em 1973, foi a vez da Q´Lustro, empresa que detinha aproximadamente 25% do mercado nacional de lã de aço.
 
Figura 3 - Sapólio Radium
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=44
· ANO 1976 a 1987
Em 1976, Bombril muda sua linha de produção do bairro do Brooklin, em São Paulo, para a moderna fábrica em São Bernardo do Campo, cidade próxima à capital. Essa unidade existe até hoje e é considerada a grande casa da Bombril, com muita gente boa trabalhando para inovar e colocar os melhores produtos no mercado.
· ANO 1978 a 1982
 
Figura 4 - Detergente Limpol
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=45
Em 1978, Bombril lança o detergente Limpol. Na sequência, vieram os desinfetantes (Pinho e Kalipto), os amoniacados (Fort) e os plásticos (embalagens de lixo e esponja de espuma). No mesmo ano, o ator Carlos Moreno surge pela primeira vez como Garoto Bombril e as vendas da Lã de Aço Bombril chegam à marca de 420 milhões de unidades. Em 1981, morre Roberto Sampaio Ferreira, fundador da Bombril e, em primeiro de junho de 1982, é constituída a Bombril Indústria e Comércio LTDA.
· ANO 1983 a 1987
 
Figura 5 - Bombril Química
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=46
Em 1983, é inaugurada a Bombril Química, em Simões Filho (BA), e mais produtos são lançados: o Amaciante Mon Bijou e a Esponja de lã de Aço Bombril numa versão com sabão.
Em 1984, é a vez da inauguração da Bombril Nordeste, em Recife (PE) e a razão social muda para Bombril S/A. A empresa passa a ter ações negociadas na Bolsa de Valores.
Em 1987, mais uma inauguração, agora da Bombril Minas, em Sete Lagoas (MG).
· ANO 1990 a 1993
Figura 6 - Sabão em Pó Quanto
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=47
Em 1990, o grupo italiano Ferruzzi adquire 2/3 das ações da Bombril e, em 1991, a Cragnotti & Partners obtém o seu controle acionário. Em1992, sai de linha a Esponja de Lã de Aço Bombril com sabão. Em 1993, a Bombril entra no mercado de sabão em pó com o lançamento de Quanto e aumenta ainda mais a sua participação nesse segmento com a compra da Orniex.
· ANO 1994 a 1996
Figura 7 - Carlos Moreno
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=49
Em 1994, Bombril faz uma aliança estratégica com o grupo Henkel e um acordo de transferência de tecnologia para a produção de sabão em pó. Nesse mesmo ano, adquire a fábrica de sabão em barra Vieira Garcez Química, de Salvador (BA) e lança o Sabão Limpol.
Em 1995, a Henkel assume 25% das ações da Bombril. Porém, em 1996, as ações voltam para o grupo Cragnott & Partners. No mesmo ano, as fábricas de sabão em pó Quanto e Limpol são vendidas para a Procter & Gamble. Ainda em 1996, Bombril lança o Amaciante Mon Bijou de 2 litros, e se consolida como marca pioneira nessa novidade “tamanho família”
· ANO 1998
 Figura 8 - Multi Limpeza
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=50
A empresa completa 50 anos de vida. Foi um ano de grandes lançamentos e intensa atividade, acompanhe:
· Lançamento do Detergente Limpol versões Natural e tamanho família (1 litro) há 15 anos líder de mercado;
· Lançamento das novas embalagens de Sapólios Radium: Cremoso, Pó e Pedra; 
· Lançamento dos Limpadores Bombril Multiuso e Bombril Multi limpeza, a Bombril Esponja Sintética e o Detergente Limpol Gel; 
· Lançamento da fragrância Herbal, de Kalipto; 
· Criação da embalagem de Pinho Bril, versão 1 litro; 
· Criação dos rótulos do Amaciante Mon Bijou, com lindos bebês;
· Lançamento do site http://www.bombril.com.br;
· Inaugurada a fábrica de detergentes, desinfetantes e amaciantes dentro de sua unidade, em Abreu e Lima, cidade próxima a Recife (PE). O amoniaco Fort sai de linha;
· A Pesquisa Top of Mind aponta Bombril como a marca brasileira mais lembrada quando se pergunta "Qual é a primeira marca que vem à cabeça?"
· ANO 1999
Figura 9 - Lã de Aço Bombril
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=51
Mais inovações para os consumidores, mais consumidores para Bombril:
· Lançamento do detergente Limpol Gel Antibactéria com Triclosan;
· O carro-chefe da empresa, a Lã de Aço Bombril, ganha novo visual;
· Lançadas duas novas fragrâncias para a linha Kalipto: Marine e Lavanda;
· Entram nas prateleiras: Bombril Luxo, Palha de Aço Bombril Mágica, Limpadores
· Perfumados Bombril, Limpador Desinfetante Gel Clorado Bombril, Limpa Limo Bombril, Desengordurante Bombril e Limpador Limpeza Pesada Bombril 2 litros;
· Um banho de novidades, com a entrada de água sanitária e alvejantes no mercado;
· Bombril é eleita a nona marca mais lembrada pela revista Exame;
· Bombril ganha os prêmios Prata e Festival (Bronze) na categoria “Material de
· Comunicação com Públicos Internos e Intermediários do Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design”, da revista About.
· Também é premiada pelas peças “Prepare-se para mergulhar nas vendas para o lançamento de Pinho Bril Marine”, e “As panelas do Brasil inteiro já estão comemorando”, para a nova embalagem de Bombril;
· A marca Bombril é considerada a “Marca do Século”.
· Bombril fica entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o "Guia Exame de 1998".
· ANO 2000
Figura 10 - Amaciante Mon Bijou
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=52
Em 2000, Bombril lança a promoção "Família Premiada" e sorteia muitos prêmios: anéis de Brilhante e uma casa, no Programa da Hebe Camargo, veiculado em abril no SBT.
No mesmo ano, com a promoção "Bombril conquistando Corações por todo Brasil", a empresa premia o s ganhadores com correntinhas com pingente banhados a ouro. Além disso, são feitas muitas mudanças:
· Limpol ganha nova fórmula e novo visual; 
· Amaciante Mon Bijou traz um conceito inovador, o de Amaciante com Facilitador de Passar Roupas;
· Também são criados novos perfumes,frascos e rótulos para os Limpadores Perfumados;
· A Esponja Sintética Multiuso II entra no mercado.
· ANO 2001
Em 2001, a Bombril firma contrato licenciado com o Instituto Ayrton Senna e o personagem Senninha começa a fazer parte das embalagens de Pinho Bril. Todos os recursos oriundos deste contrato são destinados aos programas sociais apoiados pelo instituto.
· ANO 2002
Figura 11 - Facilitador de Passar Mon Bijou Spray Pureza
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=54
Em 2002, Bombril patrocina o “Big Brother Brasil”. No mesmo ano, realiza uma Convenção de Vendas com o tema "Big Brother Bombril - de olho no mercado", e aproveita a oportunidade para apresentar lançamentos e novidades. Veja quantos produtos novos estrearam no mercado:
· Facilitador de Passar Mon Bijou Spray Pureza;
· Mon Bijou Sachet Pureza;
· Pinho Bril Spray com embalagem gatilho e refil;
· Pratice Paninhos de Limpeza com Multiuso;
· Pratice Limpador 2 em 1 - gatilho e refil;
· Pratice Limpeza Pesada;
· Pratice Desengordurante;
· Pratice Gel Clorado;
· Pratice Multiuso;
· Pratice Limpador Perfumado, em quatro versões Flores Frescas, Brisa Suave, Brisa do Mar e Frescor da Montanha;
· Novas fragrâncias da categoria de Desodorizadores da marca No Ar: Frescor Natural, Cheiro de Montanha, Ramos de Lavanda, Essências do Oriente e Pétalas de Jasmim;
· Lançamento do Inseticida Atak nas versões Multi-Inseticida, Mata-Moscas e Mosquitos e Mata-Baratas;
· Pratice Álcool em Gel nas fragrâncias Neutro, Lavanda e Marine;
· Panos de Limpeza Bombril: Pequenas Superfícies, Grandes Superfícies e Multiuso;
· Duas versões para o Sapólio Radium Cremoso: Bouquet e Lavanda;
· Esponja Sintética Bombril Banheiro;
· Detergente Limpol com Glicerina, testado e aprovado por dermatologistas;
· Amaciante Mon Bijou, em nova fórmula.
 Todos os lançamentos são apresentados ao público, em primeira mão, pelo informativo "Bombril & Você", que dá dicas de limpeza, entre outras informações, e é enviado nos meses de março e setembro.
O site Bombril concorre em 2002 ao título de melhor site da Internet Brasileira e fica entre os TOP 10 do Prêmio iBest. No mês seguinte, a empresa passa a patrocinar o Santos F. C. e a fábrica Bombril Anchieta ganha, em outubro, novo visual.
Em novembro, é colocada à disposição de seus colaboradores uma Lojinha de Vendas de Produtos Bombril. E, na guerra contra a dengue, a Bombril participa, desenvolve e distribui internamente um folheto explicativo de combate à doença.
· ANO 2003
Figura 12 - Esponja de Lã de Aço Bombril Fácil
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=55
Em 2003, Bombril inova com a Esponja de Lã de Aço Bombril Fácil, com embalagem moderna e tamanho reduzido. Em abril, são vendidas 77 milhões de Esponjas de Lã de Aço tradicional e, no mês seguinte, o número de vendas bate o recorde: 79 milhões. O Amaciante Mon Bijou e o Pinho Bril ganham rótulos modernos e cores mais fortes.
As Esponjas Sintéticas surgem em novas embalagens e passam a chamar Multiuso, Multiuso Formato Anatômico, antiaderente, todas na versão Grátis 1 e Banheiro.
Bombril faz promoções e dá muitos prêmios:
· "Promoção 1001 Prêmios": 800 vales-brindes na compra de Lãs de Aço Bombril e Bombril Luxo. Os prêmios: 400 bicicletas, 200 CDs players, 100 fogões e 100 micro-ondas, além de sorteios de casas e carros no envio de três embalagens para a promoção;
· O concurso “Bombril cuida da sua casa e de você também", premia tratamentos de beleza e uma viagem para Porto Seguro (BA);
· Em "Bombril por toda sua casa", na compra de Lãs de Aço e mais produtos, o consumidor ganha outro produto;
· Campanhas on-line: a Bombril fazendo bonito no mundo virtual;
· "Concurso Cultural Mascote do Santos", que ofereceu 50 mascotes do time;
· "Concurso Cultural Bombril e Panex", que premiou cinco conjuntos de panelas "Day By Day";
· Concurso Cultural "Dia Internacional da Mulher", que premiou com uma calcinha e uma Lã de Aço Bombril as 100 primeiras internautas que responderam à pergunta "Qual o produto que tem 1001 utilidades?
· "Concurso Cultural Dia dos Namorados", que premiou os autores das trinta melhores frases para a pergunta "Por que Bombril é bom a dois? Com uma calcinha e uma cueca exclusiva da Bombril;
· "Concurso Cultural Gol 1001", que deu uma camisa oficial do Santos F.C. aos internautas que acertaram o nome do jogador que fez o Gol número 1001 do clube.
· ANO 2005
Figura 13 - Programa 1001 Oportunidades Bombril
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=56
Em 2005, a empresa lança o “Programa 1001 Oportunidades Bombril”, de apoio a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que frequentam escolas da rede pública, para desenvolvimento de atividades lúdicas, reforço escolar e preparo para o mercado de trabalho. 
No mesmo ano, nasce o “Programa Viva Mulher” em parceria com a Prefeitura e Olinda (PE) voltado ao atendimento psicológico, social e jurídico a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. No primeiro ano, foram atendidas mais de 1.500 mulheres. 
Em outubro, o Conjunto Nacional e a cidade de São Paulo ganham um presente: o Cine Bombril. Com ele, a marca sai da esfera dos produtos para a casa e passa a outro plano, o da atividade cultural, integradora. 
· ANO 2006
· Ronaldo Sampaio Ferreira assume o controle da empresa, resgatando o pioneirismo do seu pai, fundador da Bombril;
· A pedido do público, Carlinhos Moreno volta a ser a estrela dos comerciais e prova que é o garoto-propaganda mais querido do Brasil; 
· As mulheres declaram Carlos Moreno parte da Cultura Brasileira. Ele entrou nas casas pedindo licença e hoje faz parte da vida das famílias brasileiras, é um companheiro, um amigo; 
· Bombril é eleita uma das 100 melhores empresas do Brasil para trabalhar, segundo o Great Place to Work Institute.
· ANO 2007
Figura 14 - Bombril Patrocinadora do Santos Futebol Clube
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=58
· A Bombril e o Santos Futebol Clube retomam a parceria. O patrocínio dá direito à logomarca nas mangas das camisas dos jogadores;
· O time do Santos faz bonito tornando-se Bicampeão Paulista, vice-campeão Brasileiro e teve direito à disputa da taça Libertadores da America de 2008. Também conquistou o “Prêmio Marketing Best” e o “Prêmio Mario Henrique
· Bombril patrocina os pilotos de Stock Car Felipe Maluhy e Tarso Marques, que disputam a Copa Nextel Stock Car 2007;
· Carlos Moreno interpreta Charlie Chaplin e se junta ao cantor Nelson Ned e a Pelé para divulgar a campanha “Tudo passa. Só a Bombril fica. Ninguém passa sem Bombril”; 
· Mon Bijou e Reynaldo Gianecchini contracenam com Carlos Moreno, ao som de Wando, no comercial da campanha "Me aperta, me cheira, me chama de Mon Bijou"; 
· Ganhadora do"Top of Hearth Bahia 2007", Bombril é a marca do coração no segmento Lã de Aço; 
· Limpol foi eleita uma das "Marcas que eu mais gosto 2007" e "Marca Destaque de 2007" por 85% das donas de casa pesquisadas pelo Jornal Diário de Pernambuco;
· Carlos Moreno comemora 30 anos como garoto propaganda mais famoso do Brasil e lança o livro "Eterno – 1001 Anúncios da Bombril"; 
· Bombril conquista o primeiro lugar na categoria “Higiene de Casa”, o dobro do percentual de 2006; terceiro lugar em Respeitabilidade, na categoria “Bens e Consumo”. Na pesquisa "Empresas que mais respeitam o consumidor”, da revista Consumidor Moderno;
· Bombril encerra o ano com 73 novos produtos, 72 itens com reformulação de marca e embalagens, além de novas linhas de atuação Fort (inseticidas e repelentes), Limpex (panos de limpeza) e Prá-lixo (sacos de lixo), num total de 22 categorias de mercado, 17 marcas e 183 itens.
· ANO 2008
Figura 15 - Evolução Bombril
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=59
Em 2008, Bombril completa 60 anos e comemora o aniversário com o retorno de Limpol na mídia, novos lançamentos e perspectivas demuito sucesso e inovações. No entanto, o que faz da Bombril um ícone é o respeito pelos seus funcionários e consumidores, fazendo deles parte integrante de uma grande família.
· ANO 2009
Figura 16 - Campanha Bombril
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=137
· Campanha Ô Lá em Casa! 
Carlinhos Moreno, nosso eterno Garoto Bombril, voltou à mídia com um timaço de atores de primeira linha: Rodrigo Lombardi, Rodrigo Hilbert, Malvino Salvador e Cauã Reymond. Na campanha, os bonitões concorriam entre si, falando de suas qualidades, fazendo uma analogia com Bombril. Tudo isso para disputar a preferência das mulheres e ver quem as consumidoras escolheriam para entregar uma das 10 casas sorteadas. Foi a campanha que mais gerou visibilidade, acessos ao site e mídia espontânea da história da Bombril até então. Além de ser eleita a campanha preferida pelas consumidoras segundo a pesquisa Datafolha realizada pelo Ibope. Um grande sucesso!  
· Vantage
Adeus, manchas! Finalmente chegava ao mercado um tira-manchas ideal para tirar até as manchas mais difíceis, com máxima eficiência e muita rapidez. 
· Polibril
 Brilho sem esforço. Polibril Metais e Cromados é lançado para limpar e conservar o brilho sem fazer força, dando vida nova às peças de latão, cobre, bronze, alumínio e aço.
· ANO 2010
 
Figura 17 - Ecobril
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=138
· Bombril atinge 405 produtos em sua linha 
Quantos produtos diferentes você usa em sua casa durante um mês? 
Já parou para pensar nisso? Só no ano de 2010 a Bombril lançou 111 novos produtos de uma linha que soma 405 itens da mais alta qualidade. 
· Lançamento da linha ecológica Ecobril 
Bombril lançou a maior linha de produtos ecológicos do Brasil, com soluções sustentáveis que respeitam a biodiversidade, contendo 24 itens divididos em duas categorias: cuidados com as roupas e com a casa. 
· Lançamento do projeto Mulheres que Brilham 
8 de março. No dia Internacional da Mulher Arnaldo Antunes apresentou a artista Marcela Bellas ao público, na estréia do Projeto Mulheres que Brilham, um projeto que revela novos talentos da música, sempre com o apoio de um artista consagrado. Uma iniciativa para retribuir a afinidade que a mulher brasileira sempre teve com a marca Bombril e mostrar o brilho e o talento das mulheres brasileiras. 
· Bombril acelerando na Fórmula 1
Bombril patrocinou a equipe Virgin Racing, do piloto Lucas Di Grassi, no GP Brasil de Fórmula 1 no dia 07 de novembro, em Interlagos. O patrocínio fortaleceu a marca neste evento de grande repercussão, com o logotipo da Bombril aparecendo nos carros da equipe, uniforme, capacete e macacão, contando também com a presença cordial de Lucas Di Grassi em alguns eventos de relacionamento marca da Bombril. 
· Nos Camarotes do Carnaval 
Bombril patrocinou a alegria dos foliões nos camarotes do Bar Brahma, em São Paulo e do Expresso 2222, Oceania e Harém, em Salvador, ocasião em que realizou o pré-lançamento de Bombril Eco. O resultado foi um sucesso, com a marca Bombril exposta para milhares de convidados. 
· Patrocínio do time do São Paulo Futebol Clube 
Em maio, a Bombril e o São Paulo Futebol Clube selam o patrocínio da marca que estampa as mangas das camisas do time tricolor até a semifinal da Taça Libertadores da América 2010.  Essa não é a primeira vez que a Bombril apadrinha o time. O primeiro patrocínio oficial aconteceu em 1997 e a ação se estendeu até o final de 1998, quando o clube conquistou o campeonato paulista. 
Até o final do contrato com o São Paulo, a Bombril marcou presença no estádio do Morumbi com um camarote para receber convidados, funcionários e clientes.
· ANO 2011
Figura 17 - Campanha Institucional "Mulheres Evoluídas"
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=140
· Campanha institucional “Mulheres evoluídas” marca a grande virada da Bombril  
Com investimento da ordem de R$ 40 milhões, a maior campanha publicitária da empresa trouxe uma série de ineditismos em sua comunicação: mulheres como protagonistas, consumidoras mais jovens como público-alvo e reforço do diversificado portfólio da Bombril. 
· Nasceu uma nova empresa de cosméticos no mercado brasileiro 
A Bril Cosméticos surgiu a partir da aquisição da Ecologie, uma das pioneiras no país no conceito de cosméticos com base em matérias-primas naturais.
· A Bombril patrocinou a transmissão da Copa do Mundo de futebol feminino
Empresa seguiu estratégia de valorização da mulher em diferentes áreas de atuação. A empresa fechou acordo de patrocínio para a transmissão do Mundial, que aconteceu na Alemanha, pela Band e portal www.band.com.br. 
· A Bombril inaugurou a Casa Bombril. 
No dia 30 de agosto foi inaugurado um projeto social inovador que tem por objetivos: ajudar a profissionalizar o serviço realizado pelas empregadas domésticas - através de cursos gratuitos-, promover debates em prol do fortalecimento do protagonismo feminino, resgatar a história da empresa e do país e propiciar uma experimentação diferenciada da marca. 
· Casa Bombril virou palco para as eliminatórias do quadro A Melhor Doméstica do Brasil, do Programa Raul Gil. 
A Casa Bombril, projeto social inovador que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para empregadas domésticas, chegou à TV. Em uma parceria entre a Bombril e o Programa Raul Gil, que vai ao ar todos os sábados no SBT, às 14h15, foi criado o quadro A Melhor Doméstica do Brasil.
· ANO 2012
Figura 18 
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=141
· Bombril participa do Carnaval 2012 de forma brilhante 
Empresa celebra a festa mais popular brasileira com patrocínio a VAI-VAI e ao Camarote Bar Brahma e com campanha publicitária. A Bombril escolheu a principal manifestação cultural brasileira para estreitar o relacionamento com clientes estratégicos, propiciar uma experimentação diferenciada da marca, homenagear as mulheres e reforçar a diversidade de seu portfólio.
· A Bombril fechou uma ação de patrocínio com a piloto Bia Figueiredo. 
Primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial. A campanha de patrocínio se estenderá durante o ano de 2012 e marcou a presença da atleta na tradicional prova do automobilismo, as 500 milhas de Indianópolis, em maio, nos Estados Unidos.
· Bombril patrocina projeto de sustentabilidade, Gira Brasil 
A Bombril fechou ação de parceria com a empresa TKS Sustentabilidade para apoiar o Projeto Gira Brasil, um movimento artístico de reciclagem urbana que promete consolidar meios viáveis de logística reversa, uma Reciclagem 360°.
· Bombril lança Concurso Mulheres que Brilham no Programa Raul Gil, no SBT. 
A Bombril, em parceria com o Programa Raul Gil e com a gravadora Sony Music, lançou um concurso de talentos para revelar novas cantoras da música brasileira. Trata-se do concurso Mulheres que Brilham, veiculado no Programa Raul Gil, aos sábados no SBT, que teve como ganhadora a dupla, Bruna e Keyla.
· A Bombril esteve na telinha ao lado de Hebe Camargo. 
A empresa, firmou uma parceria com a Rede TV! Para patrocinar o desafio Homem 1001 Utilidades no programa Hebe. O game incentiva os homens a participar do trabalho doméstico e transformar um marido que não ajuda nos afazeres de casa em um homem participativo e pró-ativo.
· Bombril participa do quadro Construindo Um Sonho, do Domingo Legal.  
O envolvimento da empresa no Programa Domingo Legal é realizado por meio de profissionais devidamente uniformizados, vestindo macacão com o logo do Esquadrão Bombril. Eles saem de uma van trazendo diversos produtos do portfólio Bombril para a operação Esquadrão da Limpeza.
· Bombril patrocina Meu Bebê Mon Bijou no Programa Eliana, no SBT 
Quem não adora ouvir uma gostosa risadinha de bebê? Em parceria com o Programa Eliana, a Bombril presenteia com um kit de produtos da nova linha Mon Bijou Baby o vídeo da risada mais gostosa do bebê eleito pela plateia da atração.· Bombril patrocina o Programa Quem fica em pé? na Band. 
Um dos mais emocionantes game shows do mundo agora também conta com o apoio da Bombril. A empresa fechou uma ação de patrocínio com o Programa Quem Fica em Pé, transmitido pela Band e apresentado por José Luiz Datena. Durante os meses de agosto a dezembro de 2012, o programa oferece uma pergunta extra ao participante, a Pergunta Bombril, cuja resposta remete ao universo de um dos produtos do portfólio da empresa. O vencedor da atração também ganha uma linda cesta recheada com produtos Bombril.
· Lançamento do Portal Mulheres 
Portal Mulheres, da Bombril, chegou para aproximar ainda mais empresa e consumidoras. Todas as iniciativas, projetos digitais e informações institucionais da Bombril se reuniram em um só espaço, com uma única linguagem e estrutura. Trata-se do novo portal Mulheres (www.bombril.com.br), totalmente alinhado às expectativas das consumidoras: com layout moderno e dinâmico, conteúdo relevante, mecanismo de navegação ágil e fácil e uma apresentação superfeminina.
· Bombril patrocina o time de futebol, Corinthians, na Final da Libertadores  
A Bombril, empresa referência no mercado de higiene e limpeza do Brasil, patrocinou o Corinthians nos dois jogos da final da Taça Libertadores da América. O logo da companhia estava estampado nas camisetas, mais precisamente nos ombros. 
· ANO 2013
Figura 19
Fonte: http://www.bombrilinstitucional.com.br/empresa/historia.aspx?IdFatoHistorico=147
· Bombril recebe celebridades no Camarote Brahma 
Ação fez parte da estratégia de exposição e valorização da marca. Pelo quarto ano consecutivo, a Bombril patrocinou o Camarote Brahma durante o Carnaval de São Paulo. Além do camarote em São Paulo a marca patrocinou o "Camarote Quem", um dos espaços mais disputados da folia baiana, localizado no circuito Barra-Ondina.
· Linha de Detergentes Ecobril é revitalizada e ganhou rótulos Antiderrapantes  
Possuem substratos que impedem que os frascos escorreguem da mão dos consumidores durante o processo de lavagem das louças.
· Bombril promove ação Lysoform no 4° SP by Bike 
A Bombril realizou ação com seu desodorizador de calçados Lysoform durante o 4° SP by Bike
· Bombril lançou a segunda fase da campanha Mulheres Evoluídas 
A campanha era composta por seis filmes e seis anúncios, sendo que cada um deles destacava uma linha de produtos da Bombril apresentando, assim, as principais inovações da empresa para as consumidoras. Para ressaltar os diferenciais da Bombril de forma divertida, Dani Calabresa e Mônica Iozzi imaginavam como seria um homem que tivesse as mesmas qualidades dos produtos da empresa. Bruna & Keyla, do “Mulheres Que Brilham”, lançaram primeiro CD. Álbum tem participações especiais e foi divulgado em embalagens de Bom Bril
· Bombril apresenta o Maior Forró do Mundo em Eusébio
A Bombril pelo segundo ano consecutivo, patrocinou um dos principais eventos que acontece no Nordeste nesta época do ano, o Maior Forró do Mundo, que aconteceu em junho em Eusébio, no estado do Ceará.
· Bombril participa da ABAD 2013
A Bombril participou da ABAD - 33° Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e 16º Sweet Brazil International Expo, que aconteceu em agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
· Bombril participa da campanha “Pense Rosa”
Campanha contra o câncer de mama alertou as mulheres sobre prevenção da doença. A habitual faixa vermelha do produto foi substituída pelo rosa como parte da adesão a esta campanha, além de, no verso, um texto explicar melhor a importância dessa prevenção. O facebook da Bombril também entrou no clima da campanha e teve sua fanpage colorida de rosa durante o mês de outubro.
· Bombril apostou no You Tube como canal de comunicação
Consumidores e fãs da marca relembram as campanhas antigas ou interagem com a nova - Uma das mais importantes ferramentas de comunicação na atualidade é o You Tube. Vídeos de todos os tipos e de todo o mundo podem ser rapidamente acessados e compartilhados. Para aproveitar este alcance e com o propósito de divulgar ainda mais a marca e suas memoráveis campanhas, a Bombril acaba de criar seu canal no You Tube
· Bombril fechou importantes patrocínios esportivos para o segundo semestre de 2013. 
Empresa segue estratégia de investir para alavancar o esporte - O primeiro com a Liga de Basquete Feminino, onde a empresa prossegue com sua contribuição para o crescimento do esporte brasileiro e investe forte no protagonismo feminino. Outro que recebe o apoio da Bombril é o piloto brasileiro Pietro Fittipaldi, uma das maiores promessas do automobilismo brasileiro e neto do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.
· Bombril apresentou novidades no último semestre de 2013
Além de algumas reformulações em embalagens, novas tecnologias em produtos e lançamento de novos produtos para as linhas: Pinho Bril, Pinho Bril Accept, Pratice, Mon Bijou trouxe, ainda, novidades para o mercado institucional. Hoje a Bombril já tem versão de 5 litros de Limpol, Mon Bijou e Kalipto, e agora amplia seu portfolio com as marcas Pratice (Perfumado, Limpeza Pesada) e desinfetante Pinho Bril Plus Silvestre, que também chegam ao mercado em embalagem de 5L.
· Pelo quarto ano consecutivo, a Bombril patrocinou o Torneio Internacional de Futebol Feminino 
Foram 8 jogos em quatro rodadas duplas envolvendo quatro seleções: Brasil, Canadá, Chile e Escócia. Pelo quarto ano consecutivo a Bombril foi a patrocinadora do Torneio Internacional de Futebol Feminino 2013, desta vez realizado em Brasília.
4 O MERCADO E A CONCORRÊNCIA
A Bombril atua com transparência e responsabilidade social, é uma empresa comprometida com a ética e com a qualidade de vida de toda a sociedade, procura investir no desenvolvimento de seus produtos, porém sem se esquecer da sustentabilidade.
A Bombril para combater sua concorrente Assolan iniciou uma campanha utilizando personalidades inimitáveis, como o Pelé entre outros. Os gestores da empresa desejam estar mais próximos dos consumidores do Norte e Nordeste, pois as vendas nessa região cresceu 33% no último trimestre em função do projeto Arrastão.
Os consumidores preferem os produtos ecologicamente corretos, desenvolvidos sem causar danos ao ambiente, um estudo realizado no início de 2007 pelo instituto de pesquisas TNS Inter Science, mostrou que para 51% dos consumidores entrevistados as ações de responsabilidade sócio ambiental são decisivos no momento da compra. Também é fundamental ouvir seu público-alvo. Pesquisa periódica de opinião junto ao consumidor é uma vertente eficiente para valorizar a marca e não perder espaço no mercado e envio de pedidos incompletos. Mostrou ainda que o pequeno varejo não conhece todo o portfólio da Bombril e boa parte dos super e hipermercados prefere comprar do atacado, cujos preços são inferiores aos da indústria.
Na APAS de 2011 (Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados) a empresa anunciou seu ingresso no segmento de cosméticos. 
Em uma transação em torno de R$ 15 milhões a Bombril passou a contar com as marcas Ecologie, Aquatress, Natural Pro, Raízes, entre outras, abrangendo mais de 120 produtos para cuidados dos cabelos, corpo e face em seu portfólio.
Respondendo por 40% das vendas da empresa, a esponja de aço estará acompanhada no estande pelas outras marcas Bombril, como Tanto, Mon Bijou, Limpol, Pinho Bril, Sapólio Radium, Pratice e Lysoform.
“A retenção do know-how complementa de forma positiva a estratégia da Bombril de entrar no setor de cosméticos. Em todos os aspectos, a aquisição tem o perfil adequado para o primeiro passo da Bombril no setor, tanto em termos de porte, como em termos de nicho de mercado, foco e, muito importante, potencial de sinergia comercial e administrativa. A Bombril é uma empresa de grande porte comercialmente podendo alavancar o potencial de vendas das marcas adquiridas. Da mesma forma, a aquisição cria novos canais que podem potencializar as vendas dos atuais produtos da Bombril”, acrescenta o diretor de Marketing. 
Clareza e transparênciaem suas relações com os seus investidores, aperfeiçoando cada vez mais seu sistema de gestão, com prestação de contas e esclarecendo sua política de responsabilidade corporativa.
Maior Companhia de soluções de limpeza do Brasil, com um portfólio de 18 marcas e mais de 190 itens encontrados nas prateleiras dos supermercados, que são produzidos em três complexos industriais localizados em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. “Melhor fornecedora de não-alimentos” pelo Prêmio SAM`S Club.
Três vezes consecutiva considerada “Fornecedora preferida dos supermercadistas”. Quatro vezes consecutiva reconhecida como “Marca preferida de lã de aço dos consumidores”.
5 ANÁLISE MICRO ECONÔMICA
São Paulo - As vendas de produtos de limpeza tiveram crescimento real de 4,4% em 2013 e o destaque foi o crescimento das compras no pequeno varejo e no atacado, com perda de participação nas vendas dos supermercados.
As informações são da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) e da Kantar Worldpanel. Em todo 2013, o setor faturou R$ 15,5 bilhões.
De acordo com a presidente executiva da entidade, Maria Eugenia Proença Saldanha, a expectativa é de que o desempenho em 2014 seja menos expressivo, mas a entidade ainda espera crescimento acima do PIB do ano.
"O desempenho do setor é extremamente ligado ao comportamento do emprego e da massa salarial e isso vem se mantendo, ainda que haja um efeito inflacionário", comentou.
Os números do setor confirmaram a tendência que vem sendo apontada por empresas de pesquisa de que consumidores estão procurando diferentes canais de varejo para fazerem suas compras.
A participação dos supermercados nas vendas de itens de limpeza em valor caiu de 62,4% em 2012 para 58,4% em 2013.
Já o chamado "varejo tradicional", que comporta mercadinhos e lojas de balcão, ganhou participação, saindo de 20,3% das vendas para 23,8%.
O atacado saiu de 6,1% para 6,5%. Dados da Kantar Worldpanel indicam que, em 2013, 94% dos lares brasileiros optavam por mais de três canais de venda para se abastecer. Esse número cresce desde 2001, quando era de 61%.
Para Maria Eugenia, as indústrias têm hoje planejamentos diversos sobre como alcançar cada ponto de venda. Apesar disso, ela lembra que há uma tendência no setor que tem favorecido o pequeno varejo.
Trata-se da aposta em produtos concentrados: com embalagens menores, mas doses que rendem o mesmo que outros itens. Com isso, os produtos ocupam menos espaço e se tornam mais fáceis de carregar.
Do total de gastos dos brasileiros com produtos de limpeza em 2013, 41% saíram do bolso da classe C, 32% das classes A e B e 28% das classes D e E.
Com a menor proporção no consumo total, as famílias de baixa renda foram as que mais aumentaram seus gastos médios com produtos de limpeza entre 2012 e o ano passado: alta de 12,6% ante 9,4% de crescimento no consumo da classe média.
6 ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL
O ativo circulante em 2012 correspondia à 45,83% do ativo total da empresa. Em 2013 houve um aumento, passando o ativo circulante corresponder 48,40% do ativo total da empresa, e em 2014 permaneceu com crescimento fechando em 49,98%.
A conta aplicações financeiras no ano de 2012 representava 4,41% do total do ativo, esse percentual caiu para 1,73% em 2013 e aumentou para 5,40% em 2014.
Nos três anos a principal conta do ativo circulante é Clientes, com 22,99% em 2012, 34% em 2013 e 27,04% em 2014, esse comportamento se relaciona diretamente com o aumento das vendas. 
Em 2013 a estrutura do ativo total teve um aumento de 4,25% na parcela do Circulante em relação ao ano de 2012, influenciado pelo aumento dos clientes (42,24%) Caixa e bancos aumentou 108%. Em 2014 o circulante teve um acréscimo de 14,37% em relação ao ano de 2012, também influenciado pelo aumento dos clientes (18,83%).
O Ativo não circulante corresponde a 54,17% do ativo total em 2012. Em 2013 houve uma queda onde o ativo não circulante representou 51,60% do ativo total e em 2014 permaneceu em redução representando 50,02% do ativo total. A conta Imobilizado ocupa posição de destaque no ativo não circulante com 42,83% em 2012, 43,60% em 2013 e 43,73% em 2014.
No Ativo permanente, observa-se um crescimento dos imobilizados e intangíveis nos anos analisados, sendo 0,48% no imobilizado e 2,02% no intangível em 2013
e 7,07% no imobilizado e 1,87% no intangível em 2014, comparados com o exercício do ano base 2012.
No Passivo total, foi possível verificar que, em 2012 o passivo circulante representa 42,10% do passivo total da empresa. Em 2013 houve um aumento, o passivo circulante passou corresponder 53,26% do passivo
 total da empresa, e em 2014 houve uma queda para 52,47%.
A conta empréstimos e financiamentos de curto prazo no ano de 2012 representava 10,56% do total do passivo, esse percentual aumento para 16,27% em 2013 e diminuiu para 10,93% em 2014.
A principal conta do passivo circulante é fornecedores com 14,26 % em 2012, 17,59% em 2013 e 19,62% em 2014. 
O passivo não circulante corresponde a 60,08% do passivo total em 2012. Em 2013 houve um aumento com isso o ativo permanente representou 64,17% do passivo total e em 2014 teve uma queda expressiva representando 55,52% do ativo total. 
No Passivo total, o circulante cresceu em 24,87% em 2013 e 30,69% em 2014. Em 2013 esse aumento deve-se basicamente com o aumento de empréstimos e financiamentos, que cresceram 52,16%, que representaram 17,59% do total do Passivo Circulante. O Exigível á Longo Prazo subiu em 5,43% em 2013 em relação a 2012, e caiu 3,10% 2014, em relação a 2012. 
No Patrimônio Líquido consolidado, que permaneceu negativo no período analisado, observa-se uma queda de 284,07%, relacionada ao principalmente ao acúmulo de prejuízos (aumento de 23,03%). 
Na receita bruta de vendas, percebe-se um aumento nos três anos analisados, em 2013 o aumento foi de 17,88% e em 2014 de 17,14% comparados com o ano base 2012. 
O custo de produtos vendidos apresentou pouca variação, até diminuindo em relação ao aumento da receita com vendas. A variação da receita com vendas no período foi de 17,14% e o custo de vendas aumentou apenas 14,15%. 
O resultado das vendas impactou o lucro bruto, este em 2013 foi superior em 17,14% referente ao ano base 2012, e 14,15% superior que o ano de 2012. Em contrapartida, as despesas apresentaram comportamento crescente em 2012,2013 e 2014. Em 2014 as despesas operacionais 17,25% maior que 2012, e 22,88% em 2013. O mesmo ocorreu com as despesas financeiras, 172,04%, em 2013 maiores que 2012 e 81,52% maior em 2014 comparados com os resultados de 2012. 
O aumento do endividamento líquido foi resultante da má administração anterior, onde mostra que a empresa tem 100% de necessidade de capitais de terceiros. 
No que se refere ao resultado final, foi identificado que nos três anos houve um grande prejuízo, onde apresentou 560,83% em 2013, e 146,69% em 2014 comparados com o resultado do ano base 2012.
7 ÍNDICES ESTRUTURA DE CAPITAIS, LIQUIDEZ E RENTABILIDADE
01. Participação de Capitais de Terceiros 
A empresa apresenta elevado índice de endividamento, pois tem dependência excessiva de capitais de terceiros, tendo menor liberdade de decisões financeiras. O Patrimônio Líquido negativo deveu-se ao acúmulo de prejuízos de exercícios anteriores.
Porém, houve grande melhora no índice de 2012 a 2014, o que reflete o esforço da empresa em diminuir a dependência de capitais de terceiros.
02. Composição do Endividamento
A composição do endividamento demonstra grau de comprometimento de curto prazo em relação às obrigações totais. Este índice indica que a empresa em 2012 tinha 41,20% de suas dívidas vencíveis em curto prazo, aumentou em 2013 para 45,36% e em 2014 aumentou para 48,59%, ou seja, para cada R$ 1.00 (um real) devido, R$ 0,48 (quarenta e oito centavos) tem que ser pago em curto prazo. Portanto, no período analisado, a empresa apresentou piora na composição de endividamento.
No entanto, a maior parte das obrigações é de longo prazo. Em 2012 a participação era de 60,08%,passando para 64,17% em 2013 e para 55,52% em 2014. Nesta situação, com mais dívidas de longo prazo do que de curto prazo, a empresa tem mais tempo para melhorar sua situação.
03. Imobilização do Patrimônio Líquido
A empresa Bombril S/A tem grande dependência de recursos de terceiros para manutenção de seus negócios. 
O Patrimônio Líquido está sendo totalmente absorvido pelas dívidas da empresa, portanto não há possibilidade de investimento no Ativo Não Circulante. O ideal, em termos financeiros, é a empresa ter um Patrimônio Líquido suficiente para cobrir o Ativo Permanente e ainda sobrar uma parcela suficiente para financiar o Ativo Circulante.
04. Imobilização dos Recursos não correntes
Este índice mostra o percentual de recursos não correntes (PL mais ELP) dedicado ao Ativo Não Circulante. Em regra, este índice não deve ser superior a 100%, pois significa que a empresa não consegue aplicar parte de seus recursos no Ativo Circulante.
Devido o investimento realizado pela empresa no ativo permanente, menos recursos sobraram para o ativo circulante, em consequência, a empresa tem maior dependência a capitais de terceiros.
A empresa apresentou piora do índice em 2013, passando de 93,63% (2012) para 110,4%. Em 2014, houve uma pequena melhora em relação a 2013, atingindo o índice de 105,24%. 
05. Liquidez Geral
Este índice avalia a capacidade de pagamento das obrigações da empresa. 
Em 2012, para cada R$1,00 (um real) de dívida total, a empresa tinha R$ 0,52 (cinquenta e dois centavos) de recursos de curto e longo prazo. Em 2013, houve uma redução desses recursos para R$ 0,44 (quarenta e quatro centavos) e em 2014 houve um aumento para R$ 0,48 (quarenta e oito centavos).
Avaliando a capacidade de pagamento das obrigações (dívidas), os índices do período mostram que a empresa não consegue gerar recursos suficientes para pagar suas dívidas.
06. Liquidez Corrente
Em 2012, para cada R$ 1,00 (um real) de dívida de curto prazo a empresa tinha R$ 1,09 (um real e nove centavos) de recursos de curto prazo para poder pagá-la. Em 2013 este valor teve uma redução para R$ 0,91 (noventa e um centavos) e em 2014 teve um pequeno aumento para R$ 0,95 (noventa e cinco centavos). 
Através destes índices avalia-se que a empresa em 2012 conseguia pagar suas dívidas de curto prazo com recursos de curto prazo. Nos anos seguintes, 2013 e 2014, os recebimentos de curto prazo da empresa não eram suficientes para pagar as obrigações de curto prazo
07. Liquidez Seca
Este índice avalia a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo exclusivamente com recebimentos de rápida conversibilidade.
Analisando os resultados obtidos no período, a empresa teve somente uma parte dos recursos financeiros necessários à liquidação do passivo circulante. 
Em 2012 a liquidez seca foi de 0,77, melhorando para 0,81 em 2013 e depois com pequena piora em 2014 para 0,73.
08. Giro do Ativo
Em 2012, para cada R$ 1,00 (um real) de investimento realizado (ou capital empregado) a empresa vendeu R$ 1,37 (um real e trinta e sete centavos). Em 2013 houve melhora para R$ 1,63 (um real e sessenta e três centavos) e 2014 apresentou piora no índice sendo R$ 1,53 (um real e cinquenta e três).
A piora observada em 2014 indica que o aumento do investimento realizado (de R$710.601 em 2013 para R$754.983 em 2014) não refletiu em aumento de vendas, que diminuiu de R$1.159.975 para R$1.152.727.
09. Margem Líquida
Este índice mostra o quanto a empresa obtém de lucro para cada R$100 de venda. 
A empresa apresentou prejuízo líquido, o que faz com que a margem líquida seja também negativa. O incremento de vendas não reflete em aumento da margem líquida. Isto significa que a empresa obteve menor lucro global e apresentou perda por unidade vendida.
010. Rentabilidade do Ativo
Este índice mostra o lucro em relação ao investimento total efetuado pela empresa. 
Como a empresa apresentou piora no desempenho de vendas e também menor margem de lucro, há um impacto negativo na rentabilidade do ativo. A empresa não apresenta capacidade de gerar lucro em relação ao investimento realizado.
O pior desempenho foi observado em 2012, com rentabilidade negativa de 22%. 
011. Rentabilidade do Patrimônio Líquido
A empresa apresentou, no período analisado, prejuízo líquido e patrimônio líquido negativo. 
Verificou-se que não houve retorno sobre o patrimônio líquido nos anos analisados, não proporcionando aos sócios o retorno pelo investimento realizado.
8 necessidade de capital de giro
O capital de giro tem por finalidade suprir a empresa de recursos financeiros necessários para a realização das suas operações, ou seja, comprar e vender mercadorias e/ou produtos. Para financiar as necessidades de capital de giro, a empresa pode contar, normalmente, com três tipos de fontes: o capital circulante próprio, os empréstimos bancários de longo prazo e os empréstimos bancários de curto prazo e as duplicatas descontadas.
Comparando o capital de giro líquido da empresa com sua necessidade de capital de giro, podemos saber se o seu capital de giro próprio é suficiente para suprir sua necessidade.
Apesar das vendas nos três anos analisados terem aumentado, foi possível identificador que a empresa Bombril S/A tem necessidade de capital de giro negativo, pois os financiamentos são maiores que os investimentos operacionais, pois ela se sustenta totalmente por capitais de terceiros. 
9 ciclo operacional e financeiro
 
Neste item são analisados os resultados encontrados do ciclo financeiro e ciclo operacional da Bombril S/A
No ano de 2012 a Bombril teve que financiar o ciclo financeiro em media 67 dias que é o prazo utilizado entre a compra e o recebimento de suas vendas e que teve que pagar seus fornecedores com 62 dias em média.
 Em 2013 o ciclo financeiro registrou média de 37 dias, o ciclo operacional registrou média 107 dias. A média para pagamento de fornecedores foi de 21 dias.
 O ano de 2014 a Bombril teve que financiar o ciclo financeiro em 39 dias, considerando um ciclo operacional de 124 dias. Tendo em média para realizar seus pagamentos 50 dias. 
Ao fazer uma análise geral à empresa Bombril para financiar este prazo existente para pagamento, deverá de alguma forma financiar seu ciclo financeiro, seja por capital próprio ou de terceiros e, é neste momento que a empresa sofrerá algum impacto econômico em seus resultados.
10 Capital de giro próprio
Indica quanto dos recursos próprios da empresa estão sendo utilizados no capital de giro.
O capital de giro negativo demonstra que a empresa financia parte de seus bens permanentes (imobilizado) com capital de curto prazo, pois os recursos permanentes (patrimônio Líquido) não são suficientes para financiar os investimentos permanentes. 
11 Saldo Líquido de Caixa
Em todos os anos os resultados foram positivos, mas como o valor do empréstimo é maior do que possui em disponibilidade, a empresa é 100% dependente de terceiros e o que sobra no SLC é usado para complementar o investimento em imobilizado.
12 Parecer gerencial
Apesar do período de turbulência pelo qual passou a Bombril, percebemos com base nos períodos analisados que a empresa está buscando o caminho para uma situação econômico-financeira mais favorável. 
Vale ressaltar que para que isso se concretize é de fundamental importância que a empresa busque eliminar seus pontos negativos, sobretudo o elevado índice de vendas a prazo, pois através desta prática ela conseguirá melhorar o seu capital de giro. 
Diante do atual quadro da empresa, recomendamos que a empresa procure seus credores para tentar renegociar os prazos de pagamentos, pois dispõem de poucos recursos para liquidar suas obrigações de curto prazo, e renegociando estas obrigações antes do vencimento ela poderá conseguir condições melhores. Outra sugestão é tentar diminuir ainda mais as vendas a prazo, ou pelo menos diminuir o tempo de recebimento destas para um prazo no qual ela possa receber e trabalhar com esse dinheiro e depois pagar os fornecedores.
Pontono qual ela deve se focar é na busca de alternativas para redução de seu custo de produção, pois este foi um dos principais elementos a interferir no lucro da empresa em 2013 conforme pode ser observado em sua DRE anexa.
No que se refere ao resultado final, foi identificado que nos três anos houve um grande prejuízo, o aumento do endividamento foi resultante da má administração anterior, onde mostra que a empresa tem 100% de necessidade de capitais de terceiros.
 Sendo assim entendemos que a com base no histórico da empresa, no estudo de seu Balanço Patrimonial e DRE, bem como dos indicadores analisados percebemos que apesar de algumas adversidades a Bombril S.A. está tentando recuperando gradativamente, tendo como principais aspetos positivos que refletem esta realidade, uma estabilização dos indicadores de liquidez e endividamento, e um aumento nas vendas
 Descrição Ativo
2012AVAH2013AVAH2014AVAH
 Caixa e Bancos 
6.8790,96100%14.3632,02208,7911.9141,58173,19
 Aplicações Financeiras 
31.7624,41100%12.3051,7338,7440.7585,40128,32
 Clientes 
165.48622,99100%241.58234,00145,98204.16627,04123,37
 Outras Contas a Receber 
30.1744,19100%37.0895,22122,9233.9144,49112,39
 Estoques 
95.60513,28100%38.5825,4340,3686.56411,4790,54
Total do Ativo Circulante 
329.90645,83100%343.92148,40104,25377.31649,98114,37
 Ativo Realizável a Longo Prazo 
50.7487,05100%25.2993,5649,8516.0382,1231,60
Investimentos
00,00100%00,00#DIV/0!00,000,00
 Imobilizado 
308.33742,83100%309.82943,60100,48330.12643,73107,07
 Intangível 
30.9264,30100%31.5524,44102,0231.5034,17101,87
 Ativo Não Circulante 
390.01154,17100%366.68051,6094,02377.66750,0296,83
 Ativo Total 
719.917100%710.60198,71754.983104,87
 Descrição Passivo2012
AVAH2013AVAH2014AVAH
 Fornecedores 102.665
14,26100%124.98817,59121,74148.14419,62144,30
 Empréstimos e Financiamentos 76.002
10,56100%115.64516,27152,1682.53910,93108,60
 Obrigações Sociais e Trabalhistas 15.504
2,15100%16.1862,28104,4018.8622,50121,66
 Obrigações Fiscais 83.746
11,63100%91.48312,87109,24125.73916,65150,14
 Outras Obrigações e Provisões25.169
3,50100%30.1734,25119,8820.8322,7682,77
 Passivo Circulante 303.086
42,10100%
378.475
53,26124,87
396.116
52,47130,69
 Empréstimos e Financiamentos 65.332
9,07100%40.5195,7062,0260.5638,0292,70
 Outras Obrigações 290.367
40,33100%393.42655,37135,49344.04545,57118,49
 Tributos Diferidos 63.857
8,87100%5.9130,839,266.2530,839,79
 Outras Provisões 12.967
1,80100%16.1362,27124,448.2741,1063,81
 Passivo Não Circulante 432.523
60,08100%
455.994
64,17105,43
419.135
55,5296,90
 Capital Social Realizado + reservas862.254
119,77100%860.216121,0599,76925.596122,60107,35
 Lucros/Prejuízos Acumulados -889.576
-123,57100%-1.040.174-146,38116,93-1.094.404-144,96123,03
 Ajustes de Avaliação Patrimonial 71.782
9,97100%68.1949,6095,0066.8758,8693,16
 Ajustes Acumulados de Conversão -63.526
-8,82100%-12.104-1,7019,0541.6655,52-65,59
 Participação dos Acionistas Não Controladores 3.374
0,47100%00,000,0000,000,00
 Patrimônio Líquido Consolidado -15.692
-2,18100%
-123.868
-17,43789,37
-60.268
-7,98384,07
 Passivo Total 719.917
100%
710.601
98,71
754.983
104,87
 Descrição DRE2012AVAH2013AVAH2014AVAH
 Receita de Venda de Bens e/ou Serviços 984.038100%1.159.975117,881.152.727117,14
 Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -551.353-56,03100%-646.170-55,71117,20-629.386-54,60114,15
 Resultado Bruto 432.68543,97100%513.80544,29118,75523.34145,40120,95
 Despesas/Receitas Operacionais -388.028-39,43100%-476.801-41,10122,88-454.957-39,47117,25
 Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos 44.6574,54100%37.0043,1982,8668.3845,93153,13
 Resultado Financeiro -69.044-7,02100%-187.824-16,19272,04-125.332-10,87181,52
 Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro -24.387-2,48100%-150.820-13,00618,44-56.948-4,94233,52
 Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro 6.1170,62100%-976-0,08-15,96-556-0,05-9,09
 Resultado Líquido de Operações Descontinuadas -5.040-0,51100%-2.243-0,1944,5000,000,00
 Lucro/Prejuízo Consolidado do Período -23.310-2,37100%-154.039-13,28660,83-57.504-4,99246,69
Análise Vertical e Horizontal
Tabela I
1) Participação de Capitais de TerceirosCTx 1003) Imobilização Patrimonio LíquidoANCx 100
PLPL
2012303.086 + 432.523x 100 =735.609x 100 =-4.608,50%2012390.011x 100 =-2.485,41%
-15.692-15.962-15.692
2013378.475 + 455.994x 100 =834.469x 100 =-673,68%2013366.680x 100 =-296,02%
-123.868-123.868-123.868
2014396.116 + 419.135x 100 =815.251x 100 =-135,27%2014377.667x 100 =-627,00%
-60.268-60.268-60.268
2) Composição do EndividamentoPCx 1004) Imobilização dos RecursosANCx 100
CTPL + ELP
2012303.086x 100 =41,20%2012x100 =93,63%
735.609
2013378.475x 100 =45,36%2013x100 =110,40%
834.469
2014396.116x 100 =48,59%2014x100 =105,24%
815.251
377.667
(60.268) + 419.135
(123.868) + 455.994
Índice de Estrutura de Capitais
390.011
(15.962) + 432.523
366.680
Tabela II
5) Liquidez GeralAC + RPL7) Liquidez Seca
PC + ELP
2012=380.654=0,5220126.879 + 165.486 + 30.174 + 31.762 =0,77
735.609
2013=369.220=0,44201314.363 + 241.582 + 37.089 + 12.305 =0,81
834.469
2014=393.354=0,48201411.914 + 204.166 + 33.914 + 40.758 =0,73
815.251
6) Liquidez CorrenteAC
PC
2012329.906=1,09
303.086
2013343.921=0,91
378.475
2014377.316=0,95
396.116
329.906 + 50.748
303.086 + 432.523
343.921 + 25.299
378.475 + 455.944
377.316 + 16.038
396.116 + 419.135
303.086
378.475
396.116
Índice Liquidez
Disponível+ Tit. Rec.+ A. Rápida Conv.
PC
Tabela III
8) Giro do Ativo VL10) Rentabilidade do AtivoLLx 100
AA
2012984.038=1,372012-23.310x 100 =-3%
719.917719.917
20131.159.975=1,632013-154.039x 100 =-22%
710.601710.601
20141.152.727=1,532014-57.504x 100 =-8%
754.983754.983
9) Margem LíquidaLLx 10011) Rentabilidade Patrimônio LíquidoLLx 100
VLPLM
2012-23.310x 100 =-2%2012x100 =88%
984.038
2013-154.039x 100 =-13%2013x100 =220%
1.159.975
2014-57.504x 100 =-5%2014x100 =62%
1.152.727(123.868) + (60.268)/2
Índice Rentabilidade
-23.310
(37.557) + (15.692)/2
-154.039
(15.692) + (123.868)/2
-57.504
Tabela IV
2012(30.174 + 95.605) - (102.665 + 15.504 + 83.746) =
2013(37.089 + 38.582) - (124.988 + 16.186 + 91.483) =
2014(33.914 + 86.564) - (148.144 + 18.862 + 125.739) =
Saldo Líquido de Caixa
20126.879 + 31.762 - 76.002 = 37.361
201314.363 + 12.305 - 115.645 = 88.977
2014
11.914 + 40.758 - 82.539 = 29.867
Capital de Giro Próprio
2012
(15.692) - 308.337 = - 324.029
2013(123.868) - 309.829 = - 433.697
2014
(-60.268) - 330.126 = - 390.394
125.779 - 201.915 = - 76.136
75.671 - 232.657 = - 156.986
120.478 - 292.745 = - 172.267
Necessidade de Capital de Giro
Tabela V
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA
Balanço Patrimonial Consolidado Bombril S/A. (05 de 04 de 2015). Fonte: Site Bovespa: http://www.bmfbovespa.com.br
Sobre a Empresa: Bombril S/A. (25 de 04 de 2015). Fonte: Bombril: http://www.bombril.com.br/

Continue navegando