Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- LINGUISTICA APLICADA A SALA DE AULA

Prévia do material em texto

FACULDAD E M AU RÍCIO D E NASSAU – ARACAJU/SE 
LETRAS 
LINGUÍSTICA APLICADA
NEUZA MARIA PONTES DE MENDONÇA
RAFAELA SOBRAL BRITTO
NASHA KATTIELLIE DOS SANTOS MATOS
Para começar, analise a situação abaixo:
Você é o (a) professor (a) de uma sala de língua portuguesa e vivencia uma situação de preconceito linguístico. Em uma atividade sobre a reescrita, você solicita aos alunos que façam a leitura do texto de um colega para dar sugestões e fazer comentários que ajudem na melhora do texto, ou seja, promover um debate saudável e uma interação entre os estudantes. Porém, um de seus alunos tece comentários preconceituosos, além de insultar o colega chamando-o de burro e aponta que este não sabe escrever porque seu texto não contém concordância nominal e verbal em vários trechos e erros de ortografia.
Dessa maneira:
1.      1. Você, como professor (a), o que faria para controlar a situação?
2.      2.  Que medidas tomaria para conscientizar os alunos sobre este tipo de preconceito e mitigar este tipo de atitude?
Lembre-se que suas considerações devem conter no máximo 30 linhas.
Para controlar a situação, que requer ação imediata, com resultado a curto, médio e longo prazo, conversaria com o agressor e com o agredido, os encaminharia para acompanhamento psicopedagógico, e no decorrer da aula no dia da agressão demonstraria há variações em uma comunidade, que ocorrem em função do contexto em que são empregadas. Faria atividade em sala para que os alunos reescrevessem as falas cotidianas empregadas em contextos diferentes: internet, familiar, trabalho, regionalmente, historicamente etc. Pediria ainda na atividade que descontextualizassem, e utilizassem por exemplo a linguagem da internet, para um texto jornalístico ou um texto mais antigo, como a literatura Machadiana e refletissem que as variações linguísticas são tão importantes quanto a norma culta. Que todas as variações possuem sentido dentro do contexto social, ou/e discursivo. Que é importante todos aprenderem as variações, porque transitamos em quase todos os ambientes, e que a descontextualização da variação com o ambiente, para aqueles que desconhecem a riqueza cultural da língua, gera preconceito. Preconceito nada mais é que desconhecer e já rejeitar. E que portanto todos nós aprendemos e ensinamos todos os dias, o agressor e o agredido podiam juntos trabalharem dentro de suas realidades, aprendendo e ensinando aos colegas como a língua é rica. 
 Buscaria então que o aluno identificasse a valorização das estruturas linguísticas que o aluno construísse e compreendesse se a formação, para se sentir produtor, construtor e disseminador de conhecimento.
Levando em conta a bibliografia recomendada e o texto acima, na sala de aula o aluno deverá aprender questões tradicionais da gramática e de ortografia, assim como, explorar os textos produzidos por eles mesmo, em atividades de redação, e explorar as possibilidades da reescrita até atingir seus objetivos junto aos leitores a que se destina, dessa forma, é demonstrada o principal objetivo: a função do contexto em que são empregadas. Não pode existir restrição da bagagem cultural que o aluno traz para a escola. Dessa forma as variadas formas e meios de comunicação, podem ser cultivadas, exploradas e analisadas desde a conversa, passando pelas práticas de aquisição da língua e os processos intelectuais que influenciam a língua. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CONCEIÇÃO, L. E.; GARCEZ, P. M. O revozeamento no discurso da escola pública cidadã. Intercâmbio, São Paulo, v. 12, p. 1-10, 2005. Disponível em: <http://revistas. pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3941>. Acesso em: 23 de março 2020.

Continue navegando