Buscar

gestao de projetos atv4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O desenvolvimento de um plano de negócios estruturado ajuda a delinear e entender em detalhes o modelo de negócio de uma empresa. Ao final, o plano de negócios mostrará os custos e despesas do negócio, o investimento inicial, a máxima necessidade de recursos para colocar a empresa em operação, a estratégia de crescimento e de marketing e vendas, bem como a projeção de receita e lucro para os próximos anos. Para concluir um plano de negócios, o empreendedor pode levar semanas ou até meses. Porém, quando concluído, o resultado nem sempre é considerado uma fotografia real do que é ou será o negócio.”
 
DORNELAS, J. et al.  Plano de negócios com o Modelo Canvas : guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos . Rio de Janeiro: LTC, 2018. [s. n.].
 
De acordo com o que foi descrito, quando passamos pelos estágios de construção de ideias, seleção destas e validação do modelo, estamos falando na elaboração de:
 
I. Um modelo de negócios .
II. Um plano de negócios.
III. Um brainstorming.
IV. Uma pesquisa primária.
 
Agora, assinale a alternativa que traz a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Você conseguiu distinguir corretamente as diferentes fases e, assim, entender as diferenças, por exemplo, entre modelo e plano de negócios. Eles desenvolvem papéis estratégicos nas organizações. É de suma importância essa reflexão, dadas as interferências desses agentes.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O encerramento de um projeto precisa ser organizado e formalizado. Temos visto em trabalhos de consultoria, congressos, palestras, quando solicitamos às pessoas que relatem suas experiências sobre encerramento de projetos, as mais variadas manifestações bem-humoradas. Talvez seja a fase de um projeto que menos se leva a sério. No entanto, muitas das empresas que conseguem porções significativas de mercado o fazem por terem, justamente, realizado de forma adequada o encerramento de seus projetos. Estas saem na frente, pois têm informações estratégicas em mãos, antes dos concorrentes.”
 
CARVALHO, M. M.; RABECHINI JR., R. Fundamentos de gestão de projetos : construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 64.
 
Dessa forma, quanto ao encerramento do projeto, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
( ) Há um aspecto formal que implica encerrar administrativamente o projeto e há um aspecto organizacional e pessoal, no qual se vê um projeto como oportunidade de aprendizagem.
( ) Com o registro das lições aprendidas, identificam-se apenas os fracassos do projeto.
( ) A opinião especializada é aplicada para os encerramentos administrativos, assegurando que o encerramento está condizente com os padrões apropriados.
(  ) Faz parte do processo de fechamento do projeto atualizar os ativos de processos organizacionais.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. As iniciativas para o encerramento do projeto perpassam desde técnicas aprimoradas até relatórios capazes de consolidar a história do projeto, bem como termos que formalizem a conclusão deste.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Para Finocchio (2013), utilizando-se de perguntas como quê, por quê, como, quem, quando e quanto, que são primordiais para a construção da metodologia Project Model Canvas, e as distribuindo em áreas correlacionadas com a metodologia PMbook, são disponibilizadas ao gestor de projetos a obtenção de um brainstorming estruturado com o auxílio de blocos de post-it e a interação com sua equipe do projeto e clientes, facilitando a participação dos stakeholders, que, em conjunto, colaboram e formatam a estrutura do início do projeto, com a finalidade de colocar em pauta todos pontos críticos que serão abordados no mesmo.”
 
SILVEIRA, M. de C. Design estratégico de serviços para empresa de TI voltada ao atendimento de soluções fiscais. p. 31. 2014. Disponível em: < http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/4425/Marisa+De+Camargo+Silveira.pdf;jsessionid=01685C00C38063B8F80F264C19B3D7D0?sequence=1 >.
 
A partir do estudo do Project Model Canvas , avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I. A combinação entre ferramentas tradicionais, como as do PMI, e o Business Model formam a metodologia Project Model Canvas , caracterizada por inovar no planejamento de projetos.
 
PORQUE
 
II. Essa metodologia híbrida utiliza as técnicas das áreas em gerenciamento de projetos, ao mesmo tempo em que, em uma única folha, modela graficamente e colaborativamente suas construções.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A metodologia Project Model Canvas traz contribuições colaborativas e interativas, fazendo com que os stakeholders
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As ferramentas de design de serviços são poderosos instrumentos capazes de dar sustentação visual a como projetamos nossa estratégia frente aos concorrentes e ainda como como comunicamos interna ou externamente. “Essas conexões devem, de preferência, ser destacadas de uma maneira visualmente atraente, uma vez que o objetivo de todo esse processo é produzir um panorama acessível que possa identificar pontos problemáticos e explorar áreas de oportunidade em potencial.” Agregando assim, um estudo perspicaz dos relacionamentos entre os atores dos projetos.
 
STICKDORN, M.; SCHENEIDER, J.  Isto é Design Thinking de Serviços . Porto Alegre: Bookman, 2014. p. 151.
 
Assinale a alternativa que corresponde à ferramenta de design de serviços que permite a visualização dos ambientes complexos que cercam a maioria dos serviços, em que muitos atores influenciam o modo como o serviço é recebido e percebido.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Mapa dos stakeholders.
	Resposta Correta:
	 
Mapa dos stakeholders.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. Muitas são as ferramentas do design de serviços as quais têm como característica o olhar crítico dos stakeholders e você conseguiu harmonizar o conceito à aplicação dessas ferramentas. Essa integração e compreensão surtirão efeitos concretos na utilização destas.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“A análise estruturada de uma ideia para transformá-la em uma oportunidade existe para facilitar esta decisão. E o modelo de negócio Canvas é uma proposta que tem esse objetivo: analisar uma ideia e conceituar um modelo de negócio para uma empresa a partir dessa ideia. [...] O modelo de negócio é a explicação de como sua empresa funciona e cria valor. Há muitas definições que buscam explicar o que significa o termo, mas a essência resume-se em buscar entender como a empresa fará dinheiro, qual será ou é seu modelo de receita e como as várias áreas e processos de negócio se relacionam para atingir o objetivo de fazer com que a empresa funcione, gerando valor aos clientes.”
 
DORNELAS, J. et al.  Plano de negócios com o Modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos . Rio de Janeiro: LTC, 2018. [s. n.].
 
Há também subdivisões como o Canvas valor e o Canvas eficiência, assim, examine as afirmativas a seguir e assinale V nos itens que se relacionam diretamente ao Canvas eficiência e F quando não se relacionarem.
 
(  ) Estrutura de custos
(  ) Relacionamento com clientes
(  ) Segmento de clientes
(  ) Atividade-chave
 
Após sua análise, assinale a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência assinalada corresponde aos elementos destinados ao Canvas eficiência. Você demonstrou conhecer as distinções entre os elementos, o que reflete em um modelo de negócios corretamente compreendido e que observa suas essenciais funções.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O final de um projeto, ou de uma fase de um projeto, é um momento normalmente muito pouco apreciado do ponto de vista gerencial. No caso em que os resultados do projeto ou fase são satisfatórios, o clima de fim de festa normalmente domina, com os olhares do GP e do time se voltando para o próximo projeto. Ao mesmo tempo, o fim de um projeto oferece oportunidades interessantes de aprendizagem. E há ainda alguns procedimentos administrativos recomendados. Dessa forma, o GP deve dar a devida atenção ao encerramento do projeto.”
 
CAVALCANTI, F. R. P.; SILVEIRA, J. A. N. Fundamentos de gestão de projetos: gestão de riscos. Leituras complementares e exercícios. São Paulo: Atlas, 2016. p. 213. 
 
Com base nessas inferências, analise os aspectos a seguir em relação ao encerramento dos projetos:
 
I. Obter o aceite do cliente.
II. Documentar as lições aprendidas.
III. Construir o termo de abertura do projeto.
IV. Revisar pós-projeto.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta corretamente os aspectos do encerramento do projeto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. Os aspectos condizentes ao encerramento do projeto levam em consideração documentos de formalização com o cliente, bem como as atualizações que serão incorporadas ao processo empresarial. O conjunto destas suporta os estudos para a abordagem de nossos projetos.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As perguntas estratégicas têm a finalidade de estruturar o Project Model Canvas de forma a deixá-lo claro e alinhado à estratégia tanto do projeto como à estratégia empresarial. Quando, então, posicionadas perguntas pertinentes à realidade à qual a empresa se insere, oportuniza-se uma consciência projetada em atender da melhor forma possível os critérios capazes de articular a empresa com o que almeja o mercado. Assim, corroborando metodologias, ferramentas e diretrizes que se complementam na construção de projetos edificantes.
 
SILVEIRA, M. de C. et al. Visualization tools application in tax consulting projects for a service providing company in the IT segment. In: SEMEAD – SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, XVIII, 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: SemeAd, 2015. p. 1-17. Disponível em: <http://sistema.semead.com.br/18semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=40>.
 
Em relação aos blocos que fazem parte das respostas à pergunta “Como?” para a formatação do Project Model Canvas, analise as opções a seguir:
 
I. Premissas
II. Riscos
III. Grupos de entrega
IV. Restrições
 
Agora, assinale a alternativa que traz a(s) opção(ões) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A pergunta “Como?” é direcionada à identificação de quais premissas a empresa preserva, quais grupos de entrega são expostos aos clientes e quais restrições é possível delimitar na formatação do projeto. O conjunto desses três elos dá origem então a de que forma a empresa se estrutura para atendimento ao seu público-alvo.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“É relativamente simples imaginar o processo de design de um produto físico, como um carro, por exemplo. Podemos começar por uma pesquisa de mercado, para descobrir que tipo de carro os clientes em potencial prefeririam; quais as características, forma, cores, design de interior e tipo de motor. Obviamente, só vale a pena criar o design de um produto assim se houver um mercado para ele. Com base nessas análises, os designers começam a criar ideias.” E para essa criação contam com um processo claro.
 
STICKDORN, M.; SCHENEIDER, J. Isto é Design Thinking de Serviços . Porto Alegre: Bookman, 2014. p. 126.
 
Com as informações prestadas e guiadas por Stickdorn e Schneider, observe os processos a seguir:
 
I. Exploração
II. Criação
III. Reflexão
IV. Implementação
 
Agora, assinale qual(is) processo(s) integrante(s) apresentado(s) tem(têm) relação com os aspectos emocionais gerados pelo serviço proposto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. O processo de reflexão orienta que se leve em consideração os aspectos emocionais, pois o sentimento do cliente em relação ao serviço sendo inserido em seu cotidiano permite que se observe o valor e a tangibilidade desse serviço.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para a seleção e a priorização de projetos, consideramos critérios qualitativos e quantitativos. “As vantagens do uso de critérios qualitativos são sua simplicidade e fácil aceitação pelos colaboradores. A principal desvantagem é a subjetividade envolvida, que precisa ser diminuída através de métodos similares [...]. Há também critérios quantitativos, tais como: recursos necessários (em homem-hora, ou empregados em tempo integral ou parcial); investimento (em Reais); receita (em Reais); retorno sobre investimento (ROI, %) e probabilidade de sucesso do projeto.”
 
CAVALCANTI, F. R. P.; SILVEIRA, J. A. N. Fundamentos de gestão de projetos: gestão de riscos. Leituras complementares e exercícios. São Paulo: Atlas, 2016. p. 234.
 
Com base nessas inferências, analise os critérios apresentados a seguir:
 
I. Retorno sobre o investimento e estimativa da demanda de recursos.
II. Alinhamento estratégico e retorno sobre o investimento.
III. Sentenças como baixo, médio e alto comparativamente ao alinhamento estratégico.
IV. Estimativa de investimento e estimativa de demanda de recursos humanos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta corretamente o(s) critério(s) qualitativo(s) para a seleção e a priorização de projetos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III e IV.
	Resposta Correta:
	 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. As análises qualitativas e quantitativas são instrumentos de ponderações que objetivam clarificar quais projetos são os mais propícios para seguirem com o planejamento empresarial. Ambas têm o intuito de qualificar o processo decisório de seleção e priorização de portfólio.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O 5W2H ajuda – e muito – na execução e sobretudo no controle das tarefas da sua empresa, o que pode significar uma tremenda economia de tempo e recursos – afinal, quando bem implementado,  as dúvidas dão lugar à produtividade . Porque tudo ficará muito mais claro e a atribuição de atividades de cada colaborador será imediatamente beneficiada. Ou seja: os envolvidos em um projeto específico saberão exatamente o que fazer, quando, onde, de que forma, etc. E o resultado, além da economia de que já falamos, é uma sinergia que, hoje em dia, pode ser um importante diferencial estratégico para o seu negócio.”  O PMC utiliza bases da premissa 5w2h.
 
ENDEAVOR BRASIL. 5w2H: é hora de tirar as dúvidas e colocar a produtividade no seu dia a dia . 2017. Disponível em: < https://endeavor.org.br/pessoas/5w2h/?gclid=EAIaIQobChMI6bHxue_r3wIVAwSRCh0WSAc2EAAYASAAEgKWkfD_BwE >. Acesso em: 13/01/2019.
 
Diante disso, ordene as perguntas estratégicas que compõem o planejamento de projetos, de acordo com o Project Model Canvas , na ordem em que são efetivados:
 
(  ) Como?
(  ) Por quê?
(  ) Quando e Quanto?
(
) O quê?
(  ) Quem?
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, I, V, II, III.
	Resposta Correta:
	 
IV, I, V, II, III.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Parte das perguntas estratégicas 5w2h utilizadas no PMC estruturam o planejamento de projetos de forma a conduzirem um processo interativo, colaborativo e inovador. As respostas classificadas entre os blocos permitem que se tangibilizem respostas objetivas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando