Buscar

AD 1 Teoria da Aministração II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a distância – AD 1
Período – 2020 - 1
Disciplina: Teorias da Administração II
Coordenador da Disciplina: Prof (a) Elaine Sigette
ALUNO: MATR:
Você será avaliado quanto a sua capacidade de articulação dos temas da apostila e a vida cotidiana referentes aos capítulos estudados até agora. Cada questão vale 2 pontos onde: 0,5 é para a clareza dos argumentos apontados; 0,5 para o posicionamento crítico ao que foi posto; 0,5 para o desenvolvimento da teoria estudada; 0,5 para a objetividade na escrita.
QUESTÃO 1: Defina à noção de Paradigma Científico de Thomas Kuhn à luz da tendência atual de algumas culturas, que se inclinam a desconsiderar os parâmetros científicos e adotar o senso comum como “a verdade”. Como esse comportamento impacta na adoção das teorias científicas nas empresas públicas? 
Para ele, a ciência tem evolução com os paradigmas(modelos). Representação e interpretação de mundo, com reconhecimento universal, que expõe óbices e conclusões modelares para uma comunidade científica. Ou seja, partimos de um princípio científico ou teoria e tentamos aprimorá-lo cada vez mais até torná-lo factível. O senso comum é prejudicial a evolução das teorias científicas nas empresas públicas, já que tomadas com verdade gera a estagnação diante do novo, não só as virtudes mas também os vicios administrativos sem embasamento cientifico.
QUESTÃO 2: Como a ciência ganhou relevância ao longo dos tempos na área da Administração e como isso acontece hoje? 
Iniciou-se na Revolução Industrial e se estendeu até hoje com todas as tecnologias e muito pela otimização, cabe salientar que os dois principais personagens do começo do século XX, os engenheiros o americano Frederick Winslow Taylor (enfatizou a adoção de métodos racionais, padronizados e máxima divisão de tarefas, aumentado assim, a produção) e O europeu Henry Fayol (desenvolveu a Teoria Clássica da Administração) graças as os estudos universitários e investimentos das empresas buscando sempre uma melhor forma de administrar e vivemos nos dias de hoje administração se adequando a informática que em todos os dados e programas ficam a disposição do usuário. Suprimiu algumas buracracias e cargos.
QUESTÃO 3: O que seria a Ciência da Administração hoje, tendo em vista o movimento crescente de start ups, a cultura mercadológica que tende a valorizar mais o resultado que o conhecimento e a desconstrução da burocracia do Estado frente a atualização dos processos com o uso intensivo de tecnologias? 
A tecnologia veio pra ficar e as start up como empresas de baixos custos, lucratividade alta e alto risco são hoje em dia a melhor forma em investimento tecnológico de se manter no mercado virtual, diante disto o Estado está procurando se adequar , buscando a desburocratização de seus setores principais como de arrecadação e proteção de arquivos, percebendo assim que precisa se atualizar a globalização de seus serviços.
QUESTÃO 4: Faça uma análise histórica dos movimentos que foram principais para a conformação da Administração como ciência.
Criada pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX , aplicou o método científico na administração buscando o melhor custo beneficio na cadeia produtiva. Com literatura utiliza até os dias de hoje como “Administração de Oficinas” em 1903 e “Princípios de Administração Científica” em 1911.
Frank e Lilian Gilbreth que se aprofundaram nos estudos dos tempos e movimentos e no estudo da fadiga propondo princípios relativos à economia de movimentos; Henry Grant que trabalhou o sistema de pagamento por incentivo; Harrington Emerson que definiu os doze princípios da eficiência; Morris Cooke que estendeu a aplicação da administração científica à educação e às administrações públicas; e Henry Ford que criou a linha de montagem aplicando e aperfeiçoando o princípio da racionalização proposto por Taylor. (https://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/) .
QUESTÃO 5: Como a Administração pública pode se beneficiar das técnicas e ferramentas apresentadas pela Administração como ciência? 
Os ganhos são inúmeros mas alguns se destacam como maior na profissionalização, produtividade, respostas mais rápidas, desburocratização do Estado, controle de suas ações de forma equânime, custos mais baixos diante do investimento na tecnologia por criar oportunidades criadas e cargos poucos funcionais supridos.
Ciclo PDCA - planejar, fazer, checar e agir, para a melhoria dos processos internos, é uma das ferramentas que podemos tomar como exemplo para a melhoria do serviço público de excelência.

Outros materiais