Buscar

MANDADO DE INJUNÇÃO - REQUISITOS, LEGITIMIDADE ATIVA, LEGITIMIDADE PASSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Requisitos 
Os requisitos para o mandado de injunção são: 
• falta de norma reguladora de uma previsão constitucional (omissão do Poder Público);
O que é uma norma regulamentadora: é a providência legislativa por meio do qual os princípios constitucionais tornam-se totalmente possíveis , sem precisa de qualquer normatividade posterior para efetivar direitos, liberdades e prerrogativas neles contidos. 
 • inviabilização do exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania - o mandado de injunção pressupõe a existência de nexo de causalidade entre a omissão normativa do Poder Público e a inviabilidade do exercício do direito, liberdade ou prerrogativa.
5.5 Legitimidade Ativa:
 O mandado de injunção poderá ser ajuizado por qualquer pessoa cujo exercício de um direito, liberdade ou prerrogativa constitucional esteja sendo inviabilizado em virtude da falta de norma reguladora da Constituição Federal.. 
5.6 Legitimidade Passiva:
Apenas a pessoa estatal é o sujeito passivo, o réu o demandado na ação injuncional, jamais o particular que não tem qualquer dever de regulamentar de provimentos jurídicos. Os particulares não se caracterizam de legitimidade passiva no processo injuncional, pois não lhes compete o dever de emanar as normas reputadas essenciais ao exercício do direito reivindicado pelos impetrantes. Somente ao Poder Público é imputável o encargo constitucional de emanação de provimento normativo para dar aplicabilidade à norma constitucional.
 Em conclusão, somente pessoas estatais podem figurar no polo passivo da relação processual instaurada com a impetração do mandado de injunção. Dessa forma, a natureza jurídica processual do instituto não permite a formação de litisconsórcio passivo, necessário ou facultativo, entre particulares e entre estatais.

Outros materiais