A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
TCC BALANÇO SOCIAL - PÓS CONTROLADORIA E FINANÇAS SENAC

Pré-visualização | Página 2 de 11

na qual o estudo se fundamenta, dando início à abordagem de responsabilidade social e ambiental, balanço social.
No capítulo três se apresentam as conclusões realizadas pela pesquisa, incorporando as recomendações para trabalhos futuros sobre o tema investigado.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 O Surgimento do Balanço Social
Sempre houve manifestações populares na busca do respeito de seus direitos, que consideravam estar sendo violadas, no âmbito social estas manifestações sempre foram muito mais acentuadas.
Com o Balanço Social estas reações não poderiam ser diferentes. A Responsabilidade Social Empresarial foi debatida de forma intensa se originando nos Estados Unidos, pautada na insatisfação popular ocorrida na década de 60, com a crise gerada pelo conflito do Vietnã, no qual houve várias manifestações contra as organizações que supriam as trincheiras da guerra com armamentos bélicos. Com esta crise as organizações se conscientizaram da importância de manterem sua atividade sem desrespeitar o ser humano e o meio ambiente (TORRES, 2005).
Desta maneira se desencadeou várias formas de reagir às pressões sociais, que solicitavam posturas éticas e as organizações passaram a prestar as contas de suas atitudes, garantindo a justificativa do objetivo social. As pressões sociais advêm de inúmeras de uma série de associações, tais como, sindicatos, clube de investidores que se organizavam de forma a exigir respostas, a partir de relatórios detalhados de suas atividades. Esta forma de prestar conta deu origem ao atual Balanço Social.
Mas a obrigatoriedade na elaboração do Balanço Social surgiu na França na década de 70, como resultante da pressão estabelecida pelo Movimento Estudantil ocorrido em 1968. As empresas francesas passaram a publicar quadros com dados relativos ao pessoal e às condições sociais, juntamente com suas demonstrações financeiras. Porém a obrigatoriedade foi formalmente instituída pela Lei n.º 77.769, de 12 de julho de 1977, cujo texto evidenciava a obrigatoriedade de elaboração do Balanço Social para as empresas com mais de 750 funcionários, somente em 1982 é que está ação se ampliou, incorporando as empresas com mais de 300 funcionários (BEGALLI e PEREZ, 1999, p. 189).
A partir da ação de obrigatoriedade ocorrida na França, outros países passaram igualmente a exigir de suas empresas a elaboração do Balanço Social, tais como, Alemanha, Holanda, Bélgica, Espanha, Inglaterra e Portugal.
2.2 Conceito de Balanço Social
É imprescindível conhecer o que é um Balanço Social para que se consiga demonstrar o que as empresas vêm colocando em prática sua responsabilidade social, além de saber quais são as informações e benefícios que este contém.
Segundo Tinoco (2001, p.29) o Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que reporta de maneira transparente possível, as informações econômicas, financeiras e sociais integrantes das atividades desenvolvidas pela empresa.
Desta maneira pode-se afirmar que o Balanço Social é uma demonstração clara e objetiva de todas as ações desenvolvidas pela empresa em prol da comunidade onde está inserida. Tais ações visam o bem estar da sociedade e a minimização de possíveis danos ambientais decorrentes de suas atividades. Deve então fornecer informações aos clientes, usuários e interessados, viabilizando sua permanência no mercado.
Para Melo Neto (1999, p. 12):
Balanço Social é o instrumento de avaliação do desempenho da empresa no campo da cidadania empresarial, pois demonstra todas as ações sociais desenvolvidas em determinado período. Neste instrumento são discriminadas as ações sociais quanto à sua natureza, seja de responsabilidade interna ou externa, à sua especificidade (doações, investimentos) e ao valor gasto.
Atualmente os empresários devem ser conscientes de que a empresa não é somente uma prestadora de serviços ou fornecedora de produtos aos seus clientes, mas sim, uma organização que tem a função de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A partir da publicação do Balanço Social, esta cumprindo suas obrigações a partir de uma postura de empresa cidadã. A dimensão da responsabilidade social de uma empresa é medida pelo nível de relacionamento que mantém com os vários segmentos da sociedade e do mercado.
Segundo Gelbcke, Iudícibus e Martins (2000, p. 31):
O Balanço Social demonstra o grau de responsabilidade social assumido pela empresa, e assim se torna uma forma de prestar contas à sociedade pelo uso do patrimônio público, constituído dos recursos naturais, humanos e o direito de conviver e usufruir os benefícios da sociedade em que atua.
Nota-se que muito embora existam vários conceitos de Balanço Social, estes não diferem em sua essência, principalmente no que refere ao caráter de prestação de contas das ações sociais. Deve-se entender que o Balanço Social é um conjunto de informações econômicas e sociais, que são estruturadas de forma a facilitar a divulgação de informações sobre como se comportou o desempenho econômico e financeiro das empresas, e sua como esta atuou em benefício da sociedade.
Sucupira (2005) salienta que muito embora o Balanço Social tenha sua origem na Contabilidade, este não deve ser visto como um simples demonstrativo contábil, mas sim uma forma de explicitar o nível de preocupação da empresa sobre o cumprimento de sua responsabilidade social, e desta forma constituindo-se em um distintivo de qualidade para aqueles que o adotarem.
Realizando uma análise mais detalhada pode-se perceber que a Controladoria assume neste caso a posição de ser uma ferramenta de auxílio à elaboração do Balanço Social, contribuindo com o fornecimento das informações necessárias.
No entendimento de IBASE (2015), o Balanço Social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa, composto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade, assumindo um caráter estratégico na avaliação, e multiplicação do exercício da responsabilidade social corporativa.
Para Kroetz (2000, p. 68):
Antes de ser uma demonstração endereçada à sociedade, o Balanço Social é considerado uma ferramenta gerencial, pois reunirá dados qualitativos e quantitativos sobre as políticas administrativas e sobre as relações entidade/ambiente, os quais poderão ser comparados e analisados de acordo com as necessidades dos usuários internos, servindo como instrumento de controle, de auxílio para a tomada de decisões e na adoção de estratégias.
Agregando-se as conceituações evidenciadas pelos estudiosos citados, pode-se afirmar que o Balanço Social é uma importante ferramenta de gestão que as empresas dispõem, e que contribui para melhorar sua estrutura organizacional, garantindo que seja transmitido um maior número de informações, pautada por uma comunicação efetiva entre os setores, além de atuar igualmente sobre a melhora na produtividade e no desempenho de suas atividades.
2.3 Objetivo do Balanço Social
O Balanço Social tem o objetivo de demonstrar de forma clara, objetiva, transparente e confiável, o destino dos investimentos realizados pela empresa dos recursos aferidos durante sua atividade econômica (PEROTTONI, 2002, p.54).
Com a globalização da economia em termos mundiais, as empresas precisam de elementos que as tornem mais competitivas na atenção dispensada a seus clientes, e o Balanço Social pode passar a ser um instrumento que concorra para evidenciar ainda mais a empresa e diferenciá-la de seus concorrentes.
Na opinião de Tinoco (2002, p.57) o Balanço Social é um relatório que visa prestar contas da ação da empresa a respeito de seu desempenho, concomitantemente com as relações efetivadas com o meio ambiente. Com este conceito de ser um prestador de informações, o autor salienta que este possui um duplo objetivo:
1) No plano legal, deve fornecer indicadores a um grupo social, que após ter sido apenas um simples fator de produção, encontra-se promovido como parceiro dos dirigentes da empresa;
2) No plano de funcionamento da empresa,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.