Buscar

TST - Módulo A - UC 10 Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Senac
BEATRIZ REGINA FIEBIG
ATIVIDADE 01
Ações educativas em saúde do trabalho.
CASCAVEL/PR
2018
	No.
	AÇÃO
	DESCRIÇÃO
	1
	Integração
	Apresentação da empresa, seus riscos, normas internas e procedimentos de segurança.
	2
	NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
	3
	NR-10 - Ações educativas quanto à utilização dos equipamentos de proteção individual – EPI
	De acordo com a NR-10, trabalhadores que irão executar tarefas em instalações elétricas energizadas e também em redes de alta tensão devem receber treinamento de segurança, conforme determinações do Anexo II desta NR. Conforme o item 10.8.4, qualquer um dos trabalhadores habilitados, qualificados ou capacitados poderá ser enquadrado como trabalhador autorizado, devendo possuir autorização formalizada da empresa. Além disso, esses profissionais precisarão possuir o curso da NR-10 de segurança em instalações e serviços em eletricidade válido, conforme os períodos de reciclagem definidos na própria NR. Em conformidade com o item 10.8.8.2, deve ser feito a reciclagem a cada dois anos ou nas circunstâncias de: troca de função do colaborador , afastamento por mais de três meses ou alteração significativa de instalações elétricas. O Anexo II da NR-10, que trata a respeito da definição de carga horária, currículo mínimo e algumas determinações, deve ser base de consulta tanto para o curso básico em segurança em instalações e serviços com eletricidade quanto para o curso complementar, que trata da segurança nos sistemas elétricos de potência –SEP e suas proximidades.
	4
	NR-11 - Ações educativas referentes às atividades de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
	O Anexo I, que trata do estabelecimento de regulamento técnico dos procedimentos para movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de mármore, granito e outras rochas. Na operação de carros porta-blocos, conforme item 2, alínea d, os operadores de carros de transporte ou porta-blocos e toda a equipe de trabalhadores da área de movimentação devem receber treinamento específico para operação. Os trabalhadores que receberam treinamento devem também receber orientação durante o serviço, de maneira que desenvolvam suas atividades sob orientação de trabalhadores mais experientes ou supervisionados diretamente durante o período mínimo de 30 dias. Nas operações que envolvem máquinas e equipamentos, quando os processos se mostrarem diferentes dos quais os operadores estavam acostumados, um novo treinamento deve ser realizado objetivando a qualificação dos funcionários.
	5
	NR-18 - Ações educativas quanto às condições do meio ambiente de trabalho na indústria da construção
	A elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil – PCMAT é obrigatória para estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais e deve contemplar as mesmas exigências existentes na NR-9, que aborda o PPRA. O item 18.3.4 traz os elementos necessários que devem compor o PCMAT, sendo que a linha F indica a necessidade de inclusão de um programa educativo com carga horária suficiente para contemplar uma temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O item 18.14 da NR-18 trata da movimentação e do transporte de materiais e pessoas. Os trabalhadores que exercem esse tipo de função, além de ter o ensino fundamental completo, devem receber a qualificação através de treinamento específico para o equipamento que opera, com carga horária mínima de 16 horas e a atualização deve ocorrer a cada ano, com carga horária mínima de quatro horas. O item 18.15.2.6 trata das atividades de montagem e desmontagem de andaimes, a alínea a condiciona a execução deste trabalho ao treinamento específico para o tipo de andaime utilizado.
	6
	NR-23 trata das ações educativas relativas à proteção contra incêndios.
	A aplicabilidade de programas ou planos de combate a incêndio será definida conforme indicação da legislação específica de cada estado ou município. A NR-23 possui conteúdo escasso, apenas indicando que as medidas de prevenção de incêndios devem obedecer ao exposto acima e que o empregador deverá disponibilizar informações sobre o uso de equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos de evacuação dos locais de trabalho e dispositivos de alarme existentes
	7
	NR-35 - Ações educativas referentes à segurança e à saúde no trabalho em altura.
	O trabalhador capacitado a exercer atividades que envolvem o trabalho em altura é aquele que foi submetido e aprovado no treinamento teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas e com conteúdo programático contendo os seguintes itens:
• Normas e regulamentos aplicáveis no trabalho em altura
• Análise de risco e condições impeditivas à execução dos serviços
• Riscos potenciais relativos ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle
• Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva
• Equipamentos de proteção individual para o trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso
• Acidentes típicos em trabalhos em altura
• Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e primeiros socorros
O treinamento periódico bienal deve ser realizado sempre que ocorrer qualquer uma das seguintes situações:
• Mudança de procedimentos, condições ou operações de trabalho.
• Eventos que indiquem a necessidade de novo treinamento.
• Retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 90 dias.
• Mudança da empresa.
As ações educativas referentes às atividades de transporte, movimentação armazenagem e manuseio do material são de grande importância e devem ter um destaque, pois apesar de serem de grande valia para os funcionários da empresa terceirizada, também incluem os trabalhadores dos novos setores da empresa calçadista, pois desempenharão funções abordadas na NR-11. Lembrando sempre que essa ênfase não tira o mérito e a importância das outras ações educativas relacionadas a segurança do trabalho na empresa “Pé Direito Calçados”.

Continue navegando