A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Biotipo Corporal

Pré-visualização | Página 1 de 1

Biotipo Corporal
Biotipo: pode ser entendido, na maioria das literaturas, como o Formato do nosso corpo. O tipo físico que cada um tem e que é altamente influenciado pela genética. Cada pessoa tem um biótipo predominante, porem podem conter características de outros tipos.
Em 1940, Doutor William Sheldon, um psicólogo américa, realizou um estudo, e desenvolveu uma classificação para os tipos corpóreos humanos, chamada de Somatótipos. Esta classificação difere cada biotipo pela estrutura, musculo esquelético e pela facilidade ou não de acumular gordura. Assim Sheldon identificou 3 tipos básicos:
Ectomorfo :é o típico “alto e magro “ .Possuem uma estrutura óssea leve ,com articulações pequenas ,pernas e braços longos ,ombros caídos e pouco músculos .As pessoas dessa categoria tem um metabolismo elevado e tem mais dificuldade para ganhar peso e volume muscular .O que para muitas mulheres é uma maravilha ,para vários homens é um problema .Ex: Modelos de Passarela e Nadadores.
Mesomorfo :é o “forte e encorpado “. São mais pré-dispostos a ganhar muscular. Geralmente, eles têm um visual mais atlético, boa postura e são simétricos. Possuem uma estrutura óssea larga e articulações medias. Também possuem um baixo nível de gordura corporal. Ex:Fisiculturistas.
Endomorfo: é o “gordinho”. Possuem tendência maior ao acúmulo de gordura, por terem um metabolismo mais lento. As formas são arredondadas, abdômen saliente e braços e pernas proporcionalmente curtos. Tem uma estrutura óssea mais larga, articulações medias ou grandes e baixa definição muscular. Ex: Lutadores de sumô.
Estes tipos citados são “puros “, o que na realidade raramente existem, principalmente no Brasil onde existe uma mistura de poros e raças.
Tipos de Corpos :essa classificação dos tipos de corpo é mais utilizada e serve para uma análise médica da estrutura corporal. Cada pessoa pode ser classificada nos seguintes tipos de corpo.
Ampulheta (ou violão):A gordura se distribui bem pelo corpo. Os ombros e os quadris possuem praticamente a mesma medida, enquanto a cintura é mais fina e acentuada.
Triangulo (ou pera):É o tipo de corpo mais comum entre as mulheres brasileiras. Se constitui de um quadril largo, no qual a gordura se concentra, e de ombros e de cintura fina.
Triangulo invertido: Os ombros e as costas são mais largos, acompanhados de um quadril bem fino e de uma cintura pequena e pouco delimitada. A gordura costuma se acumular mais nos braços, no tórax e nas costas.
Retângulo (ou reto):Os ombros, a cintura e o quadril possuem praticamente a mesma medida, fazendo com que o corpo não apresente muitas curvas. A gordura pode se distribuir bem pelo corpo ou ficar localizada na parte inferior da barriga.
Oval (ou maça):A cintura é a parte mais larga e destacada do corpo, sendo geralmente associada a um maior acúmulo de gordura abdominal e a obesidade. Devido a isso, o corpo oval é o mais relacionado a doenças cardiovasculares como hipertensão, infarto e derrame.