Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO - FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL - Aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL
1 Aula
		1.
		O Direito Ambiental tem três esferas básicas de atuações. Quais são elas?
	
	
	
	A repressiva, a condenatória e a indenizatória.
	
	
	A preventiva, a repressiva e a condenatória.
	
	
	A preventiva, a reparatória e a condenatória
	
	
	A reparatória, a repressiva e a indenizatória.
	
	
	A preventiva, a reparatória e a repressiva.
		2.
		A defesa da tutela coletiva do meio ambiente será exercida quando se tratar de: I - Direito de natureza jurídica difusa e sendo condição de direito humano fundamental. II - Interesse indisponível, que ainda se fundamenta no princípio da solidariedade e da fraternidade. III - Interesse ou direito individual, assim entendido o que privilegia o interesse do particular. Diante das assertivas acima, escolha a opção adequada:
	
	
	
	Todas estão erradas.
	
	
	Estão erradas as assertivas I e III.
	
	
	Está errada apenas a assertiva II.
	
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	Apenas a I e II estão corretas.
		3.
		A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), Lei 6.938/81, em seu artigo 3°, inciso, I, veio a conceituar meio ambiente. Dispõe o artigo 3°. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I. meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Este conceito define:
	
	
	
	Ecologia.
	
	
	Meio ambiente natural.
	
	
	Meio ambiente artificial.
	
	
	Meio ambiente cultural.
	
	
	Direito Ambiental.
	
Explicação:
Meio ambiente natural, Lei 6.938/81, artigo 3°, inciso, I.
		4.
		A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), ocorreu em que ano e em que cidade?
	
	
	
	Ocorreu no ano de 2012, na cidade de Estocolmo.
	
	
	Ocorreu no ano de 1972, na cidade do Rio de Janeiro.
	
	
	Ocorreu no ano de 1992, na cidade do Rio de Janeiro.
	
	
	Ocorreu no ano de 1972, na cidade de Estocolmo.
	
	
	Ocorreu no ano de 2012, na cidade de São Paulo.
	
Explicação:
A cidade do Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra.
		5.
		Na aula 1 expressamos: Os recursos naturais estão ali para ser apropriados, conforme o valor que as forças de mercado, os economistas, os planejadores oficiais a eles conferiram! Conclui SHELDRAK, 'uma teoria mecanicista da natureza que hoje está encaixada na ortodoxia oficial do progresso econômico e que nos leva à crise ambiental e social por que passamos'. Indique a opção que melhor reflete a contraposição ao pensamento expressado:
	
	
	
	O meio ambiente deve ser a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.
	
	
	As modernas políticas ambientais consideram relevantes as realizações significativas que produzam assentamentos humanos, complexos industriais e meios produtivos objetivando primordialmente os investimentos e desenvolvimento da atividade econômica.
	
	
	Nenhuma das demais opções de resposta reflete a contraposição ao pensamento expressado no enunciado desta questão.
	
	
	A natureza, concebida como a fonte inanimada dos recursos naturais, da qual se pode tirar todo proveito para o desenvolvimento econômico, sem preocupação ou responsabilidades, com as consequências de uma exploração insustentável.
	
	
	O modelo globalizado dominante, que mantém a modernidade, acaba por produzir duas rupturas básicas: a ruptura das relações sociais e das relações do homem com a natureza, de modo que os recursos naturais prosseguem servindo em proveito puramente econômico.
		6.
		(TJ PA 2009 ¿ Juiz de Direito ¿ FGV in AMADO, Frederico. Direito Ambiental esquematizado. São Paulo: Gen, 2015, p. 12) A Constituição Federal/88 assevera que `todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida¿. A esse respeito, é correto inferir que a concepção constitucional sobre o meio ambiente é:
	
	
	
	Holística.
	
	
	Panteísta.
	
	
	Antropocêntrica.
	
	
	Criacionista.
	
	
	Pragmática.
		7.
		Passados quase cinco anos do documento intitulado Nosso Futuro Comum, em junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, houve a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra. Esses eventos têm importância para a formação das políticas ambientais em âmbito local e global. A esse respeito, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
	
	
	
	Os princípios elaborados a partir da Rio-92 são avançados para a época, mas não tiveram sucesso, uma vez que se buscava obrigar os países signatários a elaborar políticas ambientais locais, numa clara agressão à soberania nacional.
	
	
	Embora não tenha inaugurado a elaboração de políticas ambientais nos países, as conferências ajudaram a propor diretrizes comuns e compartilhamento de experiências no sentido de avançar o processo em cada país.
	
	
	Um dos problemas encontrados nessas conferências da ONU e demais eventos globais sobre a questão ambiental é o rompimento de diretrizes entre um evento e outro, o que impediu o desenvolvimento de uma linha comum de avanços entre eles.
	
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável não aparece em nenhum evento ou comissão internacional de meio ambiente, tendo sido criado como tentativa de fazer frente aos movimentos ambientalistas que se formavam.
	
	
	A ideia de economia verde esteve presente nas primeiras conferências globais, mas foi perdendo fôlego conforme se desenvolvia a noção de solução dos problemas ambientais pela via do mercado-livre e não regulamentado.
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
O processo de construção dos conhecimentos e abordagens ambientais ocorreu de fato e as conferências globais refletem esse amadurecimento.
O conceito de desenvolvimento sustentável aparece no relatório Nosso Futuro Comum, de 1987.
A soberania nacional foi respeitada para cada país participante da Rio-92, estando portanto desobrigados a elaborar políticas ambientais locais.
A ideia de economia verde surge na Rio+20 e é, portanto, mais recente em relação às demais conferências e eventos ambientais internacionais.
		8.
		Qual foi a Conferência da Organização das Nações Unidas que apresentou como um dos principais temas a Economia Verde?
	
	
	
	Conferência Mundial do Clima.
	
	
	Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20.
	
	
	Conferência Global das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
	
	
	Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como Rio-92.
	
	
	Conferência Nacional sobre mudança climática.
	
Explicação:
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20 reuniu 188 países, teve por objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável e teve como uma dos seus temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.