Buscar

Introdução à Pesquisa Científica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO A PESQUISA
ALUNAS:YASMIN SOARES NASCIMENTO MARQUES
ISLAINE SOARES NASCIMENTO MARQUES
Centro Universitário Leonardo da Vinci - U NIASSELVI 
1.RESUMO:
A elaboração da pesquisa tem início com a escolha do tema e depois disso começa a revisão bibliográfica, seguindo pelas,formulação do problema ,determinação dos objetivos , metodologia , organização de um cronograma e definição dos recursos .Após esta etapa que vem a execução da pesquisa onde se faz a coleta de dados,organi zação, análise e discussão dos resultados, finalizando com a conclusão. 
PALAVRA-CHAVE:PESQUISA,ANÁLISE E OBJETIVO.
2 .INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância da pesquisa científica em trabalhos, sejam eles acadêmicos ou não,seus objetivos,dificuldades e finalidade.Tendo em vista que a pesquisa se faz necessária em praticamente tudo o que fazemos no nosso dia a dia.
3. INTRODUÇÃO A PESQUISA
A pesquisa desenvolve-se por um processo constituido de varias etapas, desde a formulação do plobema até a apresentação e discusão dos resultados.Que tem como objetivo solução para plobemas que são propostos.A pesquisa científica tem vista que necessária em praticamente tudo oque fazemos no nosso dia a dia. Com um grande campo de atuação a pesquisa sempre será utilizada para ter o conhecimento de algo Palavras -chave : Pesquisa Científica,Elaboraç ão,Objetivos . Uma das necessidades inerentes ao ser humano, representada pela busca constante de informações rumo ao seu crescimento pessoal, temos que a pesquisa constitui um significativo recurso cuja finalidade é obter informações acerca de um determinado assunto.Como atividade regular, ela se define por um conjunto de atividades orientadas e planejadas na busca pelo conhecimento. Contudo,a pesquisa científica difere- se de uma simples pesquisa rotineira, seja no âmbito escolar ou em qualquer outra esfera da sociedade. 
4.PESQUISA CIENTIFICA
Pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos de investigação utilizados por um pesquisador par a o desenvolvimento de um estudo.Caracteriza-se por ser uma investigação extremamente disciplinada,que segue as regras formais dos procedimentos para adquirir as informações necessárias e levantar as hipóteses que dão suporte para a análise feita pelo pesquisador cientista. Por meio dela que os pesquisadores entendem o mundo e solucionam problemas que transformam o meio em que vivemos, a pesquisa cientifica necessita de uma investigação mais apurada e precisa ser redigida de acordo com as normas técnicas vigentes.Seguindo a linha de pensamento de Paulo Beirão, “o de safio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e d e saber utilizá-los”. Na Universidade alunos são incentivados a pesquisar através de trabalhos acadêmicos, tais como, trabalhos de graduação, trabalhos de final de curso, monografia (para Especialização), dissertação, tese, comunicação científica, artigos de periódicos e eventos Científicos. 
5.CITAÇÕES DE REFÊRENCIAS
 A utilização de citações e referências é indispensável para quem,como você, precisa elaborar trabalhos acadêmicos.Trata-se de uma necessidade, pois todos os trabalhos acadêmicos exigem na parte textual, quando fazemos afundamentação teórica, a inserção das ideias,comentários e teorias de outros autores, nas diversas áreas do conhecimento.
6.CITAÇÕES
Citações têm muitos objetivos, dentre os quais destacam- se : 
 °sustentar as ideias do autor do texto ;
 ° desenvo lvime nto do raciocínio;
 ° coboração das ideias ou da tese que o autor defende ;
 ° permitira identificação do legítimo “dono ” das ideias apresentadas;
 ° possibilitar o acesso ao texto original.
7.CITAÇÕES DIRETA E INDIRETA
 Diretas - Nas citações diretas ocorre cópia literal ( ipsis lite ris ) do texto original, ou seja, você transcreve o fragmento tal e qual ele se encontra na obra que você está consultando. Curta - Se o fragmento não exceder três linhas, te mo s uma citação curta Longas - Você segue inicialmente as mesmas orientações em re lação às citações diretas curtas, ou seja, primeiro configura se u trabalho no formato paper.A diferença agora está na extensão do trecho a ser transcrito. A citação será longa se no seu paper ela ultrapass ar três linhas.
 Indireta - A citação indireta ocorre se, ao consultar os originais para fazer seu paper, você optar por não fazer cópia ao pé da letra e sim produzir um texto com as suas palavras, mas com o mesmo sentido do texto do autor. Nestas situações, podem ocorrer pará frases e condensações.
8.INDICAÇÕES DE FONTES E CITAÇÕES
É bom que você saiba que existem dois sistemas nos textos científicos para indicar as fontes citadas : 
- sistema autor- data (quando as citações aparecem no texto) ;
 - sistema numérico (quando as citações aparecem em notas de rodapé .
10.REFERÊNCIAS
A referência deve ser exata, precisa e completa.Trata- se de um conjunto de elementos descritivos, retirados de um documento,que permitem sua identificação individual.Portanto, como já comentamos, habitue- se a anotar os elementos que constam na ficha catalográ fica, por exemplo. Esta é uma atitude que economiza tempo e evita que você tenha que retirar uma citação do texto por não conseguir referenciá- la. O s elementos da referência devem ser retirados, sempre que possível, da folha de rosto e da ficha catalo gráfica,quando houver, que, em geral, se encontra no verso da folha de rosto. 
11.A FONTES E ELEMENTOS PARA ELABORAR AS REFERÊNCIAS
 Os elementos da referência devem ser retirados, sempre que possível, da folha de rosto e da ficha catalo gráfica,quando houver, que, em geral, se encontra no verso da folha de rosto. Conforme a NBR 6023 (2002, p. 3), as referências devem ser “[...] a linhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se idendificar individualmente cada documento [... ]. ” Além disso, a versão atualizada da NBR 14724 (2011, p. 10) orient a que “as re ferências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. ”
 
12. ELABORAÇÃO D E REFERÊNCIAS 
Esses elementos são organizados conforme o tipo de material consultado.
° LIVROS Modelo:
AUTOR. Título. Edição. Local da publicação : Editora, Ano. 
Exemp lo : FULANO, DOS SANTOS. L.R.VERDE. MT : EDITORA A , 2020.
 
° FO N TES E LE TRÔ N IC AS :
As publicaçõe s on -line (interne t) têm sido estimuladas não só pelo baix o custo que representam (geralmente muito inferior a uma publicação em papel), mas também em virtude da popularização dos computadores pessoais. Esses documentos publicados sob a forma eletrônica possuem forma e estilo semelhantes aos documentos impressos, como é o caso dos artigos , jornais, teses etc., entre tanto as característic as físicas do formato eletrônico dificultam a forma de citação, uma vez que possuem características bastante diferentes, como é o caso da internet. Essas características imprimem uma identida de própria para cada tipo de mídia e , assim, cada tipo possui um formato próprio de referenciaç ão. Para obras consultadas on -line, é preciso a crescentar as informações sobre o endereço eletrônico, o qua l deve aparecer entre os sinais < > , precedido da e xpressão “Disponíve l em :”. A seguir,após a expressão .
“Acesso em:” , indica -se a data de acesso a o documento. 
a) Referência de trabalhos individuais no
todo ( monografias,tese s, ) on- line Mode lo :
 AU TO R. Tí tulo : subtítulo (se houver ). Ano de apresentação. Número de folhas. Tese, dissertação ou trabalho acadêmico (Grau e área) – Unidade de ensino e instituição, local e data.
Disponível em: <endereço>. Acesso em :data.
CONCULSÃO
Por fim se conclui que antes de iniciar uma pesquisa bibliográfica,é necessário ter muito claramente o objetivo da pesquisa.As pesquisas são feitas segundo contextos específicos, ou seja : por assunto, autores, veículos, período de tempo , e por combinações entre eles. Curso, monografia (para Especialização), dissertação, tese, comunicação científica, artigos de periódicos e eventos Científicos. Que a pesquisa científica é um ato inerente no ser humano, ele sempre tem que buscar se adaptar e saber sobre o mundo que esta á sua volta, sempre tem que ir á busca do conhecimento para podermos dominar o conhecimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando