Buscar

Atividade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"
Vimos ao longo das Unidades 1, 2 e 3 diversos métodos de avaliação de investimentos tendo cada um deles alguma característica específica e indicado para cenários e situações diversas, certo? Desta forma, explique os métodos de investimento: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa interna de Retorno (TIR) e informe em qual/quais situação(ões) cada um deles é mais indicado para ser utilizado como método de avaliação de investimento.
Valor Presente Liquido (VPL): O VPL é uma fórmula financeira que é utilizada para calcular o valor presente de pagamentos futuros descontando uma taxa de custo de capital estipulada. A VPL é um dos métodos bastante conhecido na hora de realizar uma ánalise de viabilidade econômica de uma organização. A vantagem de utilizar esse método está em verificar se o projeto irá aumentar o valor da organização.
VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável;
VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável;
VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.
Taxa Interna de Retorno (TIR): É uma taxa de desconto hipotética que quando aplicada em um fluxo de caixa faz com que o valor presente sejam iguais aos valores dos retornos dos investimentos. Ela é utilizada por organizações para saber se devem ou não investir, ou comparar diferentes opções de investimentos. 
Exemplo de viábilidade: Para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.

Continue navegando