A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
aprof -lista-3-14-03-12

Pré-visualização | Página 1 de 3

COLÉGIO CENECISTA DR. JOSÉ FERREIRA
APROFUNDAMENTO – QUÍMICA – 2012
LISTA 3 – PROPRIEDADES PERIÓDICAS, RADIOATIVIDADE, INTRODUÇÃO A ORGÂNICA
Questão 01) 
O efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons provenientes de superfícies metálicas, através da incidência de luz de frequência apropriada. Tal fenômeno é inversamente proporcional ao potencial de ionização dos metais, os quais têm sido largamente utilizados na confecção de dispositivos fotoeletrônicos, tais como: fotocélulas de iluminação pública, câmeras fotográficas, etc. Com base nestas informações, assinale a alternativa que representa o metal mais susceptível a exibir o efeito fotoelétrico.
a)	Fe.
b)	Hg.
c)	Cs.
d)	Mg.
e)	Ca.
Questão 02) 
Com relação às propriedades periódicas dos elementos, assinale o que for correto.
01.	Em um mesmo período o raio atômico aumenta com o número atômico devido ao aumento da repulsão eletrostática ocasionada pelo aumento do número de elétrons.
02.	Os elementos de maior tamanho (volume) e menor densidade na Tabela Periódica são os metais alcalinos.
04.	Em um mesmo período, a energia de ionização aumenta dos metais alcalinos para os gases nobres, porque o raio atômico diminui neste sentido.
08.	Os não metais formam ânions com mais facilidade que os metais porque, em um mesmo período, estes apresentam uma afinidade eletrônica maior.
16.	Em um mesmo grupo (ou família) da Tabela Periódica, o raio atômico cresce com o aumento do número atômico. Isto ocorre porque o número de níveis de energia nos quais se distribuem os elétrons aumenta de cima para baixo no grupo.
Questão 03) 
Os principais elementos metálicos presentes no corpo humano são cálcio, sódio, potássio e magnésio.
Dentre esses elementos, o de maior raio atômico é encontrado, em maior quantidade, no seguinte fluido orgânico:
a)	biliar
b)	intersticial
c)	plasmático
d)	intracelular
Questão 04) 
Existem metais que, na forma de compostos, dão colorações características à chama azul do bico de Bunsen. Essa propriedade é usada em laboratórios no reconhecimento de metais. Com o calor da chama do bico de Bunsen, os elétrons dos íons metálicos absorvem energia e saltam para níveis mais externos e, ao retornarem para os níveis internos, emitem radiações coloridas típicas de cada metal.
Observe a figura abaixo e assinale a opção correta.
a)	Os elementos Li, Na, Cu, Sr, Ca e Ba, nessa ordem, estão colocados em ordem crescente de energia de ionização.
b)	A configuração eletrônica do Cobre é: [Ar] 4s2 3d10.
c)	Elementos Ba, Sr e Ca pertencem ao grupo dos alcalinos terrosos.
d)	O elemento de transição interna é o Cu, já que seu subnível de maior energia é o f.
e)	Os elementos Li, Cu, Ba, Sr, Na e Ca, nessa ordem, estão colocados em ordem crescente de raio atômico.
Questão 05) 
Após os trabalhos de Lavoisier, Dalton e outros, o estudo dos elementos químicos desenvolveu-se de tal forma que se tornou necessário classificá-los de acordo com suas propriedades. A observação experimental tornou evidente que certos elementos têm propriedades muito semelhantes, o que permite reuni-los em grupos. Desde o século XIX, várias tentativas foram feitas, sem grande sucesso. O trabalho mais detalhado foi feito em 1869 por Mendeleev. Ele ordenou os elementos em função de suas massas atômicas crescentes, respeitando suas propriedades químicas. O trabalho foi tão importante que ele chegou a prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos.
Com base na tabela periódica, pode-se constatar que:
a)	a energia de ionização de um elemento é a energia máxima necessária para remover um elétron do átomo desse elemento no estado gasoso.
b)	os elementos de transição interna são aqueles cujo subnível de maior energia da distribuição eletrônica de seus átomos é f.
c)	a afinidade eletrônica ou eletroafinidade é a energia associada à saída de um elétron num átomo do elemento no estado gasoso.
d)	as propriedades dos elementos são funções aperiódicas de seus números atômicos.
e)	os elementos representativos são os elementos cujo subnível de menor energia da distribuição eletrônica de seus átomos é s ou p.
Questão 06) 
O raio atômico (ou iônico) é uma propriedade periódica que exerce grande influência na reatividade dos átomos (ou dos íons).
a)	Explique, em termos de carga nuclear efetiva, a variação apresentada pelo raio atômico (ou iônico) dentro de um mesmo período da Tabela Periódica.
b)	Considere os seguintes pares de espécies: i) Al+ e Al2+; ii) F e F- e iii) Li e Li+. Indique, para cada par, a espécie que apresenta o maior raio.
Questão 07) 
Com base nos elementos da tabela periódica e seus compostos, considere as seguintes afirmativas:
1.	Elementos que apresentam baixos valores da primeira energia de ionização, mas altos valores de afinidade eletrônica são considerados bastante eletronegativos.
2.	Os compostos gerados por elementos de baixa eletronegatividade possuem caráter metálico.
3.	Os compostos gerados por elementos de alta eletronegatividade possuem caráter covalente.
4.	Os elementos representativos que possuem valores mais altos da primeira energia de ionização são os mais eletronegativos.
Assinale a alternativa correta.
a)	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
b)	Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c)	Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d)	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e)	Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Questão 08) 
A água do mar é salgada devido ao grande número de sais minerais dissolvidos, constituídos, em sua maior parte, por: sódio, potássio, magnésio, cálcio e cloro. 
Considerando os elementos Mg, Na e Cl e algumas de suas propriedades periódicas, julgue as afirmativas:
I.	A primeira energia de ionização do Mg é maior que a do Na.
II.	O Cl é o que tem menor raio atômico.
III.	Mg, Na e Cl são elementos metálicos.
IV.	O íon Mg2+ apresenta dois níveis de energia completamente preenchidos.
V.	e são isóbaros.
É correto o que se afirma em 
a)	I, II e III
b)	II, III e IV
c)	I, II e IV
d)	III, IV e V
e)	I, II e V
Questão 09) 
A Tabela Periódica é um dos conceitos mais importantes em Química. Seu desenvolvimento é um exemplo de como descobertas científicas podem ser feitas pelo uso da perspicácia para organizar dados coletados por um grande número de cientistas em um período de muitos anos. 
Coloque os seguintes íons em ordem crescente de raio iônico: Te2-, O2-, Se2-, S2-.
a)	Te2-, Se2-, S2-, O2-.
b)	O2-, S2-, Se2-, Te2-
c)	O2-, Se2-, S2-, Te2-
d)	Se2-, S2-, Te2-, O2-
e)	Te2-, S2-, O2-, Se2-
Questão 10) 
Os ciclos bioquímicos naturais dos metais sofreram a intervenção da atividade humana, alguns elementos aumentaram consideravelmente sua carga ambiental global em decorrência de atividades industriais ou de agentes poluidores. A tabela ao lado apresenta as emissões globais ao solo de alguns metais: 
Comparando os metais da tabela que pertencem ao mesmo período da classificação periódica, o que possui menor energia de ionização é o:
a)	Cu;
b)	Ni;
c)	Cr;
d)	Zn;
e)	Cd.
Questão 11) 
Depois de mais de uma década de seu descobrimento, o elemento de número atômico 112 foi aceito oficialmente na tabela e recebeu, temporariamente, o nome de ununbium (ou unúmbio, que em latim quer dizer 112). Ele é superpesado e altamente instável – existe por apenas alguns milionésimos de segundo e depois se desfaz. 
Demorou muito para que a descoberta da equipe alemã do Centro para Pesquisa de Íons Pesados, liderada por Sigurd Hofmann, fosse reconhecida oficialmente pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, em inglês). É que sua existência teve que ser confirmada de maneira independente – até agora apenas quatro átomos foram observados. 
Hofmann começou sua busca por elementos para a tabela periódica em 1976. Para criar o elemento 112, a equipe de Hofmann usou um acelerador de partículas com 120 metros de comprimento para lançar um fluxo de íons de zinco contra átomos de chumbo. Os núcleos dos dois elementos se fundiram para formar o núcleo do novo elemento. 
Estes núcleos