Buscar

PROCESSOS DA ATMOSFERA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Sobre a Atmosfera Terrestre, marque a única afirmativa correta
	
	
	
	Não há relação entre pressão atmosférica e clima da Terra
	
	
	O CFC foi proibido em 2000, porém comprovadamente não verificamos sua relação com a camada de ozônio
	
	
	A Atmosfera terrestre é composta exclusivamente por gases homogêneos e inertes
	
	
	A vida do planeta Tera não depende do equilíbrio de sua atmosfera
	
	
	A pressão atmosférica é heterogênea, pois sofre interferências da variação de temperaturas da superfície e da rotação do planeta
	 
		
	
		2.
		Dentre os gases abaixo emitidos pela atividade antrópica, assinale quais os relacionados à chuva ácida.
	
	
	
	NO2 e SO2
	
	
	SO2 e O2
	
	
	CO2 e O2
	
	
	NO2 e CO2
	
	
	CO2 e CO
	 
		
	
		3.
		Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitido principalmente por automóveis, tem a propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inibindo sua atividade de transporte de oxigênio e, causando asfixia, podendo levar a morte. Esse gás poluente é o:
	
	
	
	N2, nitrogênio molecular.
	
	
	CO2, dióxido de carbono.
	
	
	CH4,. metano.
	
	
	H2, hidrogênio.
	
	
	CO, monóxido de carbono.
		4.
		Nossa atmosfera é constituída por muitos gases diferentes. A ação do homem tem alterado a concentração e existência de alguns gases em uma atmosfera antes não poluída e, a consequência são efeitos ambientais adversos. Dentre estes tipos de gases poluentes podemos destacar:
	
	
	
	Argônio e O2
	
	
	SO2 e NO2
	
	
	N2 e H2
	
	
	Argônio e N2
	
	
	O2 e N2
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A poluição é qualquer acréscimo ao ar, à água, ao solo ou ao alimento que ameace a saúde, a sobrevivência ou as atividades dos seres humanos ou de outros organismos vivos. Sobre poluição é correto afirmar que:
	
	
	
	Não são considerados poluentes substâncias que entram no meio ambiente sem a interferência das atividades humanas (como, por exemplo, com os gases tóxicos liberados por uma erupção vulcânica).
	
	
	A poluição do ar pode ser definida como a presença de matéria ou energia na atmosfera, de forma a torná-la imprópria, a causar prejuízos aos usos antrópicos, à saúde pública e ao ecossistema natural.
	
	
	A exposição à poluição atmosférica é um acontecimento muito recente na história, que começou no período pós Revolução Industrial.
	
	
	A agricultura industrializada não é uma fonte de poluição, pois raramente os poluentes alteram a qualidade ambiental na área onde são produzidos.
	
	
	A maior parte da poluição advinda das atividades humanas ocorre em áreas rurais ou perto delas, onde as fontes de poluição se concentram (como em atividade pecuária e plantações).
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A atmosfera terrestre possui uma estrutura vertical extremamente variável, em termos de composição, temperatura, umidade, pressão, entre outras. Divide-se a atmosfera em camadas, como consequência, principalmente da variação de temperatura entre as regiões. Um fenômeno importante é que tem levado a grandes debates e preocupações é o aquecimento global. Este ocorre em que região da atmosfera?
	
	
	
	Exosfera
	
	
	Estratosfera
	
	
	troposfera.
	
	
	Mesosfera
	
	
	Termosfera
	 
		
	
		7.
		Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que: I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar. II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais. III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada. Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
	
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre a capacidade de autodepuração da atmosfera é correto afirmar que:
	
	
	
	Para que tenhamos uma boa qualidade do ar, precisamos maximizar a geração de resíduos, já que com mais resíduos fica mais fácil a assimilação da atmosfera.
	
	
	O decréscimo na liberação e concentração de diversos gases, em especial o gás carbônico, o metano, o óxido nitroso e os clorofluorcarbonos fazem com que se ultrapasse cada vez mais a capacidade de autodepuração da atmosfera.
	
	
	A atmosfera possui uma capacidade finita de assimilação, esse limite está sendo alcançado, medidas urgentes de controle são necessárias.
	
	
	Deve-se concentrar intensamente grupos humanos e suas atividades econômico-poluidoras, ganhando tempo e espaço para a autodepuração da atmosfera.
	
	
	Deve-se definir formas corretas de tratamento e de disposição de resíduos gerados, mas não as aplicar neste momento.

Outros materiais