Buscar

trabalho contabilidade2

Prévia do material em texto

A PECLD sifnifica Perca Estimada para Crédito de Liquidação Duvidosa e esta ligada diretamente ao Principio da Prudência "que determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que apresentarem alternativas ihualmente validas" (CFC n 750/93). A PCLD auxilia a reconhecer a parcela que a empresa não receberá de forma onerosa em seu resultado, representando uma "perda" de valor nos seus títulos a receber, afetando o seu Patrimônio Líquido. A PECLD é uma conta de natureza credora, fazendo parte do Ativo Circulante, grupo Disponibilidades. É uma conta redutora, ou seja, entra com saldo negativo no Ativo, deduzindo os valores a receber dos clientes
Qualquer negócio, ainda que esteja com um faturamento alto, é suscetível a ter um alto índice de inadimplência. O que significa que a organização não poderá considerar seu saldo como positivo, já que com o decorrer do tempo a inadimplência não afeta somente o fluxo de caixa, mas passa a gerar impacto também nos resultados contábeis.
 È fundamental que a empresa saiba mensurar possíveis prejuízos para que possa manter seu fluxo de caixa favorável. Portanto, torna-se indispensável atualmente para as organizações o calculo da PECLD, pois, a sua eficácia é inpedir que ocorra imprevistos indesejáveis e atua para a controlar despesas. Garantindo o equilíbrio financeiro da organização. 
Para o Departamento Financeiro, trata-se de mais uma ferramenta com o objetivo de cobrir os riscos. Para se calcular a PCLD e necessario a aplicar uma porcentagem sobre o saldo a receber. Geralmente, o gestor da empresa é quem decide esse percentual, que pode ser baseado ou não na média praticada pelo mercado.
Podemos também estabelecer uma média ponderada, tendo como base as perdas dos exercicio anteriores.
Na parte econômica de uma empresa, calcular o PECLD e de extrema importância para não ser pego de surpresa e ter seu PL atingido bruscamente , permitindo ao gestor uma preparação para utilização dos recursos da empresa, podendo-se aplicar e investir com mais tranquilidade sabendo exatamente o valor real que você terá como disponibilidade financeira.

Continue navegando