Buscar

Exercícios modulo 5

Prévia do material em texto

Com base no que foi estudado no módulo 1, responda:
Analise as afirmativas a seguir:
I) Sobre os benefícios trazidos pela moeda na economia de um país, podem ser percebidos a facilidade de intermediação de bens e serviços entre os agentes, e a superação do estágio de escambo.
II) Caso a moeda não existisse, as transações entre os agentes seriam facilitadas pela troca de mercadorias e serviços por outras mercadorias e serviços, reduzindo os custos das operações e o risco entre os agentes.
III) Uma das características da moeda na economia é sua capacidade de reservar valor, repondo o poder de compra sobre o tempo.
IV) Pode-se dizer que nem sempre o dinheiro de um país pode ser considerado como moeda.
Entre as afirmativas anteriores, é(são) incorreta(s):
  
Apenas a II.
 
Entre os requisitos para que o dinheiro seja considerado moeda, podem ser citados: Servir como reserva de valor, meio de pagamento, unidade padrão de conta e intermediária entre os agentes.
Entre os instrumentos de política monetária adotados pelo Banco Central para controlar a oferta de moeda e conduzir sua política monetária, podemos citar: Controle das emissões, depósito compulsório, operações de redesconto, e o Open Market.
 Sobre moeda escritural:
É criada pelas instituições bancárias (ou monetárias) que recebem depósitos à vista, e sua criação depende dos percentuais de depósitos compulsórios e reservas obrigatórias definidos pelo Banco Central.
Sobre o controle na emissão de moeda:
  
É um dos instrumentos de política monetária adotados na economia, e quanto maior a quantidade de dinheiro que circula como meio de pagamento, maior é o nível de liquidez no sistema financeiro e menores tendem a ser as taxas de juros.
 
Em relação aos depósitos compulsórios:
Quanto maior o percentual definido como depósito compulsório, menor é a capacidade de criação de moeda escritural pelas instituições financeiras monetárias.
Nas operações conhecidas como Open Market:
Ocorre a interferência da autoridade monetária na quantidade de recursos que circula na economia, sendo que ao comprar títulos públicos federais o Banco Central aumenta a liquidez do sistema financeiro ao liberar mais recursos como meios de pagamento. 
Entre as características da intermediação financeira, podem ser citadas:
Incentivo à formação de poupança, maior especialização nas transações, mais oportunidade de recursos e menores riscos e custos com o aumento no volume de operações.
  
A poupança representa:
A parcela de renda não consumida por uma pessoa, e depende de alguns fatores importantes para que seja acumulada, tais como da capacidade de poupar dessa pessoa, da vontade e oportunidade de poupar, e isso pode gerar estoque de riqueza por meio de investimentos lucrativos.
Sobre as operações de redesconto: 
São empréstimos concedidos pelo Banco Central para as instituições financeiras com o objetivo de equilibrar a liquidez de caixa dessas instituições, e a liberação dos recursos pode ser efetivada por empréstimos ou redesconto de títulos públicos federais.

Continue navegando