Buscar

PROVA REGULAR OBJETIVA CURRÍCULO E SOCIEDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova objetiva didática currículo e sociedade.
Questão 1/10 
“Para além de representar abordagens múltiplas sobre uma realidade que 
se procura olhar de um outro modo, a complexidade dos estudos 
educacionais críticos, onde se reconhecem contradições, significa a 
existência de lutas por ideias e práticas associadas a uma problematização 
constante daquilo que fazemos e naquilo em que estamos a participar. 
Sendo uma luta crítica e progressista também é um momento de 
transgressão, na medida em que ‘é a capacidade de transgredir que nos 
pode conduzir a ganhos significativos no nosso entendimento’ (Carlson & 
Apple, 2000, p. 51). 
PACHECO, José Augusto . Teoria cu rricular crítica: os dilem as (e 
contradições) dos educadores críticos. Revista Portuguesa de Educação, 
2001, p. 63. Disponível em: < 
http://repositoriu m.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/542/1/07JosePacheco.pd
f>. Acesso em 20/12/2014. 
 
De aco rdo com o conteúdo d as aulas e do livro- base, por qual mot ivo 
as teorias crítica e pós- crítica (também conhecidas como teorias 
progressistas) são assim classificadas? 
 
A 
Porque analisam criticamente o sistema capitalista, enfatizando a finalidade sociopolítica da educação. 
Você acertou! 
Porque partem de uma análise critica do sistema capitalista, dando ênfase à finalidade sociopolítica da educação, vislumbrand o minimizar 
as desigualdades (LIVRO BASE, p. 90).
Questão 2/10
“Paulo Freire (1921 -1997) foi o mais célebre ed ucador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização d e adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamen te político [...]” FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação p ara a consciência. Revista Nova Escola. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br /formacao/mentor -educacao-consciencia-423220.shtm l?page=0>. Acesso em: 23/12/2014 
Analise as afirmativas a se guir sobre Paulo Freire e sua proposta: I. Defendeu uma escola com uma postura de ensino politizadora, que com vistas a formar um aluno que r eflita sua realidade. II. A politização ambicionad a por Paulo Freire está relacionada à inser ção do educando na sociedade da qual faz parte, por meio do domínio técnico de qualidade para sua entrada n o mercado de trabalho.
III. A prática pedagógica do m étodo de Paulo Fr eire deve partir da vivência do aluno. 
IV. Propôs uma educação libertadora, em que o educando se liber ta da visão mágica da sociedad e e passa a aceitar a estrutur a social tal qual é dada.
C Afirmativas I e III, apenas. Você acertou! As afirmativas I e III estão corretas. 
Questão 3/10
 Ao longo da história da pedagogia a no ção de currículo ganhou muitos significados e essas de finições ainda influenciam as concepções e prática s pedagógicas dos professores(as) nas escolas. O sentido etimológico da palavra currículo (termo latino "cur riculum") expressa movimento pr ogressivo, pista de corrida, caminho a ser percorrido. No contexto educacional, a noção de currículo tem aba rcado proposições diversas englobando refe renciais curriculares propostos pelas r edes de ensino, grade curricular com disciplinas e atividades, conjunto de planos de ensino dos professores(as), aquilo que acontece na sala de aula e experiências vividas pelos alun os na escola, entr e outros.O conceito de currículo inicialmente utilizado na Europa e nas Colônias Americanas tinha o sentido estrito de matéria, até o final do século XIX. Em 1902, com a publicação do livro "The child and the curriculum" de John De wey, a definição vai se enriquecendo, po is a par tir da crítica aos cur rículos utilizados nas escolas daquela época apontava -se para a construção de um currículo que valorizava os interesses d o aluno e o papel importante atribuído à experiência para a apren dizagem escolar. Percebe -se assim a ampliação do sentido dado a noção de currículo para além da matéria, incorporando a dimensão do ensino e da aprendizagem. FERRAZ, Osvaldo Luiz; CORREIA, W alter Roberto. Teorias curriculares, perspectivas teó ricas em Educação Física Escolar e implicações para a formação do cente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. vol.26 no.3 São Paulo July/Sept. 2 012. p. 532. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n3 /18.pdf >. Acesso em: 28/12/2 014. Com base nos cont eúdos abordados nas aulas e no livro -base, assinale quais são as três primeiras subdivisões teóricas que embasaram a organização cu rricular brasileira:
D teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas. Você acertou!
Questão 4/10 
"Embora a pe dagogia trad icional tenha permeado os programas de ensino no Brasil até o início do século XX, fato que pode ser visto nas reformas educacionais e nas influências de outras ordens r eligiosas, não apenas a católica, também não podemos deixar d e salientar que vários foram os formatos dessa mesma pedagogia entre a chegada dos jesuítas, as reformas pombalinas até a socieda de republicana." LIMA, Michele Fernandes. A fun ção do currículo no contexto es colar. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 50.
Analise as sentenças abaixo relacionad as à Pedagogia Tradicional e marque V pa ra as afirmativas Verdadeira s e F para as afirmativas Falsas.
I.( ) Cada formato da Pedagogia T radicional po ssuía um a base diferente, igualando-se na m etodologia utilizada. 
II.( ) Todos os formatos da Pedagogia Tradicional possuem em comum um a base. 
III.( ) A metodologia, que é comum a todos os formatos da Pedagogia.
Tradicional, é a utilização de materiais didáticos e o apr oveitamento dos alunos adiantados. 
IV.( ) A base, que é comum a tod os os formatos da Pedagogia Tradicional, é concretizada pela listagem de conteúdos.
B 
F, V, F, V Você acertou!
Questão 5/10
 “Na década dos 70, sob a influência da tendência critico -reprodutivista, surge à tentativa de empreender a critica da teoria do capital humano. Buscou-se, então, evidenciar que a subordinação da educação ao desenvolvimento econômico significava torná -la funcional ao sistema capitalista, isto é, colocá -la a serviço dos interesses da classe dominante: ao qualificar a força de trabalho, o processo educativo concorria para o incremento da pr odução da mais- valia, r eforçando, em consequência, as relações de exploração.” SAVIANI, DEMERVAL. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p . 110. Assinale quais f oram os estu diosos que apontaram a escola como reprodutora e margin alizadora: 
B Pierre Bordieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron 
Você acertou! 
Questão 6/10
" (...) a influência fr ancesa cede espaço para a influência americana e, se antes era o 'saber histórico' que estava em foco, a partir de então são as benesses do saber escolar e sua utilidade para a vida cotidiana que passaram a preocupar os teó ricos e administrador es da ed ucação,
norteando a definição dos conteúdos do ensino. " MARTINS, Maria do Car mo. A História prescrita e disciplinada n os currículos escolares: quem legitima esses saberes? São Paulo: EDUSF, 2002
De ac ordo com o livro-base e o t recho dado, qual o termo cunhado por Pedra (1997) e Moreira e Silva (1994) p ara denominar essa influência teórica advinda de outros países :
C Transferência ou transplante cultural 
Vocêacertou!
Questão 7/10
 “Os elementos que vieram a dar forma à pedagogia tecnicista começaram a ser dispo stos na segunda metade da década de 19 60. Além dos eventos organizados pelo Inst ituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e dos acordos MEC-USAID, esse proce sso também pode ser constatado na literatura divulgada no período”. SAVIANI, D EMERVAL. Histórias das ideia s ped agógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 369.
Assinale a alternativa correta sobre a pedag ogia tecnicista: 
D A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência. Você acertou!
Questão 8/10 
Montesquieu na sua obra “ Do Espírito das leis” coloca que:“As leis, no seu sentido mais amplo, são relações necessá rias que derivam da natureza das coisas e, nesse sentido, todos os ser es têm suas leis; a divindad e possui suas leis; o mundo m aterial possui suas lei s; as inteligências superiores ao homem possuem suas leis; os animais possuem suas leis, o ho mem possui suas leis.”
MONTESQUIEU. Do Espírito das leis in Coleção Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 25. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi citada pela pr imeira vez na Const ituição de 1934 , m as sua primeira versão foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61 ), seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996, na qual esta Le i assumiu a versão que utilizamos atualmente. Sobre esta lei é corret o afirmar que:
A Norteia a organização curricular, mas não define a forma como este currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica. Você acertou!
Questão 9/10 
 [...] algumas ideias educacionais que se desenvolveram na chamada modernidade [...] apresentaram a modernização da instrução pública no Brasil, no final do século XIX e início do século XX.
Com base no texto acima e no s con teúdo estudados n o livro base quais foram os do is método s estrangeiros transferidos e adaptados para o Brasil no final do século XIX e início do século XX:
D Método Lancaster e Método Intuitivo Você acertou!
Questão 10/10 
De acordo com o texto acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
D V, F, V, F Você acertou!

Outros materiais