Buscar

HPE Atividade dogmas das escolas econômicas - Karoliny Lima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: História do Pensamento Econômico 
Ano Letivo: 2020.1
Prof. Artur Garcea
Aluno: Karoliny Gisele do Nascimento Lima
Matricula: 02182007
PRINCIPAIS DOGMAS DAS ESCOLAS ECONÔMICAS
1.1 Questões
a) Relacione as idéias fisiocratas da ordem natural e do laisser-faire, de acordo com o texto.
R – De acordo com a ordem natural, as leis da natureza governam as sociedades humanas. Todas as atividades humanas deveriam ser mantidas em harmonia com as leis naturais. Os indivíduos tinham o direito natural de usufruir dos frutos do seu próprio trabalho, desde que isso fosse consistente com os direitos dos outros.
Já o laisser–faire alegava que as pessoas podem fazer o que quiser com interferência mínima do governo apenas para proteger a vida, a propriedade e para manterá liberdade de adquirir e com isso buscava a quebra do sistema mercantilista.
b) Como na visão dos fisiocratas a inter-relação da economia se relaciona com as concepções da ênfase na agricultura e a taxação do proprietário de terra?
R – Os fisiocratas pensavam que a indústria, o comércio e as profissões eram atividades complementares. Apenas a agricultura era produtiva, pois ela produzia um excedente, um produto líquido acima do valor dos recursos usados na produção. Como o proprietário da terra recebia o excedente na forma de rendimentos, apenas ele deveria ser taxado. Por fim, eles entenderam que a falta de uma matéria-prima afetaria a produção e alteraria o fluxo circular de bens e dinheiro considerando que economia de um país é integrada. 
2. ESCOLA CLÁSSICA
2.1 Questões
a) Relacione os principais dogmas da Escola Clássica em um pequeno texto de 10 a 20 linhas.
R – A Escola Clássica, também chamada de liberalismo econômico, tem como bases a liberdade pessoal, propriedade privada, iniciativa individual, empresa privada e interferência mínima do governo que estaria limitado à aplicação dos direitos de propriedade e ao fornecimento da defesa nacional e da educação pública. A economia é considerada auto-ajustável com mercado livre para guiar a produção, a troca e distribuição com capacidade de atingir o pleno emprego sem a intervenção do governo. O comportamento econômico é regido de acordo com o auto-interesse de cada individuo buscando satisfazer seus desejos. Com a harmonia natural se acreditava que os interesses da sociedade eram satisfeitos quando as pessoas satisfaziam seus interesses pessoais. Verificou-se que a agricultura não era importante mais que todos os recursos da atividade econômica. A terra, a mão de obra, o capital, a habilidade empresarial, o comercio, a produção e comercio internacional também contribuíam para a riqueza das nações. 
Observação: 
a) Atividade extra de fixação do conhecimento. Relacionar estes dogmas destas duas escolas com o texto do 4º capítulo do livro Costumes em Comum de E. P. Thompson. Texto de no máximo 25 linhas.
R - 
Referência:
BRUE, Stanley L; e GRANT, Randy R. História do Pensamento Econômico. Cengage Learning, São Paulo, 2016.

Mais conteúdos dessa disciplina