Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol Análise dos Cenários Econômicos e Financeiros

Pré-visualização | Página 1 de 1

Análise dos Cenários Econômicos e Financeiros
No dia a dia das empresas a cúpula organizacional, gestores e controllers têm que tomar decisões aos problemas e desafios relacionados aos processos da empresa, são problemas financeiros de curto e médio prazos. Como de longo prazo para investimentos para gerar riqueza no futuro.
Sobre este processo, analise as assertivas a seguir (V) verdadeira ou (F) Falsa e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. (___) O planejamento é o processo que envolve a tomada de decisões em cenários prováveis, visando definir um pleno para atingir uma situação futura, com base nas informações de determinadas variáveis.
2. (___) O gestor empresarial irá deparar sempre com problemas financeiros e com tomada de decisões financeiras como, por exemplo: compra de um novo equipamento; desconto para compra à vista; aplicação de excedentes de caixa; escolha das fontes de financiamento.
3. (___) Toda decisão têm consequências futuras que podem ser benéficas ou não, por isso que na visão estratégica os novos valores agregados à gestão e novas práticas corporativas, dificultam a empresa na tomada de decisão.
4. (___) Na tomada de decisões os administradores precisam de informações que sirvam de base, e não cabem a eles a coleta e disseminação dessas informações.
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	1.V; 2.V; 3.F; 4.F
	
	B
	1.V; 2.F; 3.F; 4.F
	
	C
	1.F; 2.V; 3.F; 4.F
	
	D
	1.V; 2.V; 3.V; 4.V
O período de recuperação do investimento ou Payback, assume importância no processo de decisões de investimentos, ou seja, é o período de tempo necessário para recuperar o custo de um investimento, já que os períodos de retorno mais longos não são normalmente desejáveis para as posições de investimento.
A partir desta ideia, analise as assertivas a seguir:
1. O indicador payback simples é uma análise menos complexa, e os custos de capital não são parte integrante, seus valores são nominais (sem atualização do dinheiro ao longo do tempo), o que torna a análise rápida e imprecisa.
2. Um dos conceitos mais importantes que cada analista financeiro corporativo deve aprender é como avaliar diferentes investimentos ou projetos operacionais, pois o analista deve descobrir uma maneira confiável para determinar o projeto mais rentável ou investimento a realizar.
3. O indicador payback descontado são os custos de capital e os valores analisados são reais (com atualização do dinheiro ao longo do tempo), por isso que requer mais cálculos e sendo mais precisa.
4. Para encontrar o payback é preciso subtrair os valores dos fluxos de caixa positivos até que estes atinjam o valor total dos fluxos positivos, resultando assim numa diferença nula.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas a assertiva 4 está incorreta.
	
	B
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	C
	As assertivas 1, 2 e 4 estão corretas.
	
	D
	Todas as assertivas estão incorretas.
A DRE mede o desempenho da empresa num certo período, que pode ser mensal, trimestral ou mais, e ela deve indicar o período que está abrangendo. Assim, os tomadores de decisão usam essa demonstração financeira na avaliação do desempenho da empresa num certo período.
Sobre este processo, analise as assertivas como (V) verdadeira ou (F) falsa abaixo:
1. (___) Uma demonstração financeira é um registro escrito sobre uma condição financeira, inclui: balanço patrimonial e demonstração de resultado das operações ou demonstrativo de lucros e perdas; pode incluir uma demonstração de fluxos de caixa, demonstração de lucros acumulados e outras análises.
2. (___) A estrutura financeira é influenciada por uma série de fatores, como o índice de crescimento e estabilidade das vendas, a estabilidade dos lucros, a estrutura de ativos; pois a estrutura financeira é referência para análise nas decisões de alavancagem financeira.
3. (___) O Balanço representa a estrutura financeira de uma empresa, e é um mapa em que se representa a comparação e equilíbrio das contas, demonstrando a situação patrimonial num certo período.
4. (___) A demonstração financeira desprovê de informação financeira, pois priva da evidência de uma visão no desempenho da empresa, numa perspectiva econômico-financeira da atividade da empresa. A estrutura estabelece os conceitos e apresentação das demonstrações financeiras.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	F; 2.V; 3.V e 4.F
	
	B
	V; 2.F; 3.V e 4.F
	
	C
	F; 2.V; 3.F e 4.F
	
	D
	V; 2.V; 3.V e 4.F
Num processo de determinação do valor econômico de um negócio ou empresa, a avaliação de empresas pode ser usada para determinar o valor justo de um negócio para uma variedade de razões, incluindo o valor de venda, estabelecimento de propriedade em parceria e até mesmo num processo de divórcio.
A partir desta ideia, analise as assertivas a seguir:
I   -  A avaliação empresarial é uma questão fundamental para os empresários que pretendem sair de um negócio, e estabelecer um valor justo para uma empresa não é fácil, mas o preço de venda que você determinar será um ponto importante para o seu plano de transição, pois muitos empresários têm uma ideia irreal de quanto sua empresa vale.
II  -  O valor da empresa é a subtração de dois valores: o valor presente (VP) do FCL que ocorre no período de previsão explícita, menos o valor presente da perpetuidade que começa após esse período.
III -  O trabalho de valorar um negócio, ou seja, fazer o valuation consiste em utilizar metodologias reconhecidas pelo mercado para determinar o seu valor justo, são elas: fluxo de caixa descontado; múltiplos; e valor de liquidação.
IV -  Fluxo de caixa descontado: é a mais completa e a mais trabalhosa (requer a elaboração de uma projeção futura dos resultados do negócio, sua necessidade de investimentos em bens de capital e capital de giro e a estimativa do risco do negócio, que resultará na taxa de desconto), e consiste no valor presente do fluxo de caixa futuro do negócio.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas a assertiva II está incorreta.
	
	B
	Apenas a assertiva IV está incorreta.
	
	C
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	D
	Todas as assertivas estão corretas.
Sabemos que a liquidez, para a contabilidade, considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido em caixa, ou seja, em dinheiro. Precisamos ter a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) o mais rápido possível e medir sua liquidez.
A partir desta ideia, analise as assertivas a seguir:
I   -  A Liquidez Corrente é calculada dividindo-se a soma dos direitos a curto prazo da empresa (contas de caixa, bancos, estoques e clientes a receber) pela soma das dívidas a curto prazo (empréstimos, financiamentos, impostos e fornecedores a pagar).
II  -  A Liquidez Imediata leva em consideração todas as previsões de médio e longo prazo, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a frente de 12 meses, como vendas parceladas, aplicações de longo prazo e empréstimos a pagar.
III -  Os índices (indicadores de Liquidez) são muito importantes para análise, mas não podemos confundir análise de balanços com extração de índices, pois estes são meios somados a outras técnicas para chegar num diagnóstico mais preciso quanto à situação de uma empresa.
IV -  Um dos propósitos do Demonstrativo do Fluxo de Caixa é avaliar a liquidez (disponibilidade de recursos para pagar obrigações) e a flexibilidade financeira (habilidade de a empresa financiar suas operações com recursos gerados internamente ou externamente).
É correto o que se afirma em:
	
	A
	As assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	B
	As assertivas I e III estão incorretas.
	
	C
	Apenas a assertiva IV está incorreta.
	
	D
	Todas as assertivas estão corretas.