Buscar

Brasil dos oligopólios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Giovani Borges Neri
RA: 175636
O oligopólio se dá quando um número pequeno de empresas detém parcela significativa de algum mercado. A origem da palavra vem do grego. “Oligo” significa poucos e “pólio” representa venda ou comércio. Ele pode ser considerado como um meio termo entre um mercado competitivo e um monopólio, ou seja, no Brasil existem oligopólios e cartéis econômicos que amarram e dominam a economia brasileira. Muitos foram formados nos anos 60 e 70 e se consolidaram nos anos 80, 90 e 2000. Nenhum governo nos últimos 50 anos atuou para impedir a consolidação de uma economia dominada por oligopólios, pelo contrário, todos fomentaram ainda mais a cartelização da economia brasileira.
Empresas que dominam determinados setores:
- Setor bancário: Itaú, Bradesco e Santander;
- Setor de bebidas: Coca-Cola, Ambev e Brasil Kirin;
- Setor de mídia imprensa: Abril, Folha, Globo e Estadão.
Características dos oligopólios:
• Presença de poucas empresas no mercado. Em geral, duas ou três de grande porte;
• Preços são controlados ou apresentam pequena variação;
• Empresas são interdependentes. A ação de uma afeta e incentiva as demais;
• Existem barreiras para a entrada de novos competidores.
E afinal, o que é oligopólio?
O oligopólio é um modelo de mercado que segue o conceito da concorrência imperfeita, que é um tipo de falha no mercado. Isso significa que procura e oferta não operam em equilíbrio, fazendo com que haja determinado domínio e influência das empresas no direcionamento dos preços.
Portanto, o Brasil se transformou no país dos oligopólios. Baixo crescimento e inflação são os resultados visíveis de uma economia cartelizada e concentrada. Não há crescimento econômico nem queda de inflação com consistência em um país que direciona seus investimentos para oligopólios que atuam em seu próprio mercado. Então a pergunta que nos resta fazer é: que governo terá coragem de enfrentar esses oligopólios e dar um choque de capitalismo na economia, impedindo qualquer forma de transferência de recursos públicos para empresas com amplas fatias de mercado?

Continue navegando

Outros materiais