Buscar

1 GESTÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
CEL0372_A2_201704008018_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: NAYARA FRANCO ANTUNES
	Matr.: 201704008018
	Disc.: GESTÃO ESC TEOR E PR 
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Um diretor de escola determinou que apenas as normas estabelecidas por ele deveriam ser cumpridas, alegando que na administração dele, ele quem sabe o que se deve fazer e como fazer. Isso significa dizer que as suas ações valorizam:
	
	
	
	a democratização das relações de poder estabelecidas na escola
	
	
	a autonomia da escola
	
	
	a participação de todos os segmentos envolvidos na concretização do projeto da escola.
	
	
	a estrutura administrativa autocrática, hierarquizada e vertical
	
	
	o compartilhamento de decisões
	
Explicação:
Trata-se de uma direção centralizadora que não abre espaço para a participação dos sujeitos da comunidade escolar
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A história das práticas e pensamentos administrativos não é nova. Alguns autores situam os primórdios da administração no século V a.C., quando os sumérios a utilizaram para resolver seus problemas comerciais. Dentre os exemplos apresentados abaixo, assinale os que confirmam a ideia contida no enunciado: I Os faraós do antigo Egito, que precisaram administrar grandes obras e multidões de trabalhadores escravos responsáveis por fazê-las acontecer. II Os imperadores na China antiga, que utilizaram os conhecimentos administrativos para manter e governar o império. III A Igreja Católica, administrada de tal modo que manteve seu poder e suas posses ao longo de muitos séculos. Você assinalou como corretos os exemplos
	
	
	
	II e III, somente.
	
	
	I e II, somente.
	
	
	III, somente.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e III, somente.
	
Explicação:
As práticas adminstrativas cabem em todas as épocas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre os pensamentos de Taylor e de Ford, observe as afirmativas abaixo, assinalando (V) quando Verdadeiras e (F) quando Falsas: ( ) No livro Princípios de Administração Científica, Taylor expressou sua preocupação com as tarefas executadas, de modo que a produção fosse a maior possível com o mínimo de gastos. ( ) Para Taylor, o melhor modo de fazer as coisas (the best way) era aumentando a produtividade com o mínimo de recursos tanto materiais, quanto de tempos e movimentos desnecessários para executar as tarefas ( ) Taylor assumia em sua visão do trabalhador a ideia do homem econômico, analisado somente como quem produz e consome, já que assim era considerado o trabalhador no taylorismo. ( ) Em 1926, Henry Ford aperfeiçoou o modelo de Taylor e criou a linha de montagem, na qual cada trabalhador era responsável por uma parte do trabalho, por uma tarefa. ( ) No modelo criado por Ford, as ferramentas usadas para a produção eram de propriedade do trabalhador, o que trazia sérias implicações nas relações entre patrões e empregados, problemas superados somente depois da criação de um novo modelo de organização. A marcação correta, de cima para baixo, é
	
	
	
	V - F - V - F - V.
	
	
	F - F - V - V - V.
	
	
	F - V - V - V - F.
	
	
	V - V - V - V - F.
	
	
	V - V - V - F - F.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Percebemos que as mudanças que ocorreram na dinâmica da escola se deram por necessidades de determinados momentos sociais. A nossa escola atual já passou por diversas mudanças de paradigmas para atender as questões sociais prementes, nem sempre para atender aos educandos, mas sim, por questões do poder político, onde nem todos tinham acesso à escola, pois em certa época só quem detinha o poder que frequentava o espaço escolar. Esta instituição não era para todos, entretanto, hoje se luta por uma escola democrática, para todos; uma escola progressista em que os profissionais da educação devem direcionar suas práticas levando em consideração: MARQUE A INCORRETA
	
	
	
	o currículo fundamentado no multiculturalismo
	
	
	o currículo disciplinar e o currículo real
	
	
	a não dicotomização entre escola e sociedade
	
	
	os saberes popular e escolarizado
	
	
	o currículo disciplinar
	
Explicação:
Uma escola para todos, é preciso que vozes sejam ouvidas, que se considere a coletividade, os saberes populares e científico
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação ao início da história da escola no Brasil e sua situação atual, assinale a alternativa verdadeira:
	
	
	
	Esta instituição não era para todos, como se promulga atualmente nos textos legais.
	
	
	Da mesma forma que ocorre hoje, as necessidades de determinados momentos sociais não influenciaram a escola.
	
	
	A nossa escola atual não passou por mudanças significativas de paradigmas ao longo da História.
	
	
	Não houve nenhuma possibilidade de contato entre a Igreja Católica e os Índios.
	
	
	A Igreja Católica não deixou grandes influências para educação no Brasil.
	
Explicação:
Percebemos que as mudanças que ocorreram na dinâmica da escola se deram por necessidades de determinados momentos sociais. Em certa época só quem detinha o poder que frequentava o espaço escolar. Esta instituição não era para todos, como se promulga atualmente nos textos legais. O início da história da escola no Brasil se deu com o domínio dos colonizadores, por meio dos jesuítas que representavam a Igreja Católica ¿ exemplo de poder político da época - e tinham o objetivo inicial de ¿catequizar¿ os índios que aqui estavam quando os colonizadores chegaram.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Com o passar do tempo, percebe-se uma preocupação em substituir o conceito de administração escolar por gestão escolar. Enquanto o primeiro conceito é marcado pela formalidade, impessoalidade e burocracia; o conceito de gestão escolar desloca a nossa atenção para: MARQUE A INCORRETA
	
	
	
	A Subjetividade dos educandos
	
	
	A articulação entre os saberes populares e os saberes escolarizados
	
	
	A coletividade que marca a instituição escolar
	
	
	O recurso exclusivamente financeiro
	
	
	A escola enquanto espaço sóciocultural
	
Explicação:
A gestão escolar democrática descentraliza as decisões e volta sua atenção não apenas para problemas de ordem administrativa, financeira.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em relação ao histórico do conceito de escola, pode-se afirmar:
I - A ideia de instituição, presente no significado de escola, inicialmente não nos remete aos prédios, como temos na atualidade, pois se notarmos, se referem inicialmente à reunião em praças públicas para praticar filosofia e trocar ideias.
II - Percebemos, uma transmissão não sistemática de informações, diferente de nossa atualidade, em que além das pessoas envolvidas no processo de aprendizagem, temos também um prédio com mobiliários e toda uma infraestrutura de recursos humanos.
III - Em relação aos recursos didáticos e infra-estrutura das escolas, não ocorreram grandes mudanças ao longo do tempo.
Escolha entre as alternativas abaixo, aquela que for verdadeira:
	
	
	
	Somente III está correta;
	
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	
	Somente I e II estão corretas;
	
	
	Somente I está correta;
	
	
	Todas estão corretas.
	
Explicação:
Observamos muitas mudanças na estrutura e funcionamento da escola ao longo do tempo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A dicotomia entre professores e especialistas marcou, ao longo da história, as discussões sobre a identidade do pedagogo. A partir dos anos 1990 uma determinada perspectiva sobre essa identidade foi fortalecida. Ela está nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Pedagogia/Licenciatura, promulgadasem 2006. Qual destas afirmações expressa essa concepção?
	
	
	
	O planejamento e a avaliação dos sistemas educacionais cabem aos administradores e a gestão escolar, aos pedagogos.
	
	
	O pedagogo deve optar entre dedicar-se à docência das séries iniciais ou à gestão educacional.
	
	
	A investigação educacional é tarefa das universidades e sua aplicação é papel dos pedagogos.
	
	
	A identidade do pedagogo se afirma por sua condição de especialista.
	
	
	A docência é a base identitária do pedagogo, além da gestão escolar, de sistemas e de programas não escolares.
	
Explicação:
Docência e áreas de apoio pedagógico são áreas de atuação do Pedagogo.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Continue navegando