Buscar

GESTÃO ESCOLAR - TEORIA E PRÁTICA 2 0

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
		Segundo Luckesi o acesso e permanência na escola é uma das grandes dificuldades nas nossas escolas, e constitui um dos grandes desafios da gestão de nossas escolas hoje, no Brasil, pois além da necessidade de que todos tenham acesso à educação, precisamos que a escolaridade dos brasileiros melhore com sua permanência nos bancos escolares, como promulgam os discursos legais. Ocorre que, por vezes, os alunos não se sentem representados no universo escolar. Nesse sentido, cabe ao educador cuidar para que o aluno se sinta parte integrante da escola; logo, cabe a ele: MARQUE A INCORRETA
	
	
	Trabalhar o currículo disciplinar divorciado do significado humano
	Para que o aluno se sinta representado no  universo escolar, no currículo escolar, é preciso que o currículo se fundamente no multicultralismo, que não se dissocie escola e sociedade.
	
	
	 
		
	
	
		Prefeitura de Maceió - AL 2017 Cargo: Professor - Área 1º ao 5º ano / Banca:COPEVE/ UFAL Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente...
I. planejar é um ato exclusivamente político-filosófico;
II. o planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos;
III. o ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
	
	
	III, apenas.
	O ato de planejar pressupõe princípios filosóficos e políticos.
	
	
	 
		
	
	
		Em relação ao início da história da escola no Brasil e sua situação atual, assinale a alternativa verdadeira:
	
	
	Esta instituição não era para todos, como se promulga atualmente nos textos legais.
	Percebemos que as mudanças que ocorreram na dinâmica da escola se deram por necessidades de determinados momentos sociais. Em certa época só quem detinha o poder que frequentava o espaço escolar. Esta instituição não era para todos, como se promulga atualmente nos textos legais. O início da história da escola no Brasil se deu com o domínio dos colonizadores, por meio dos jesuítas que representavam a Igreja Católica ¿ exemplo de poder político da época - e tinham o objetivo inicial de ¿catequizar¿ os índios que aqui estavam quando os colonizadores chegaram.
	
	
	 
		
	
	
		Um diretor de escola determinou que apenas as normas estabelecidas por ele deveriam ser cumpridas, alegando que na administração dele, ele quem sabe o que se deve fazer e como fazer. Isso significa dizer que as suas ações valorizam:
	
	
	a estrutura administrativa autocrática, hierarquizada e vertical
	Trata-se de uma direção centralizadora que não abre espaço para a participação dos sujeitos da comunidade escolar
	
	
	 
		
	
	
		A dicotomia entre professores e especialistas marcou, ao longo da história, as discussões sobre a identidade do pedagogo. A partir dos anos 1990 uma determinada perspectiva sobre essa identidade foi fortalecida. Ela está nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Pedagogia/Licenciatura, promulgadas em 2006. Qual destas afirmações expressa essa concepção?
	
	
	
	A investigação educacional é tarefa das universidades e sua aplicação é papel dos pedagogos.
	
	
	O pedagogo deve optar entre dedicar-se à docência das séries iniciais ou à gestão educacional.
	
	
	A docência é a base identitária do pedagogo, além da gestão escolar, de sistemas e de programas não escolares.
	Docência e áreas de apoio pedagógico são áreas de atuação do Pedagogo.
	
	
	 
		
	
	
		Em relação à trajetória da escola no Brasil e acesso a um ensino de qualidade para todos, segundo Luckesi, analise as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, desde a Colônia até nossos dias, a escola foi privilégio do segmento dominante. 
II - Na Colônia, eram as novas gerações dos proprietários de terra e dos comerciantes que podiam ter acesso à educação; Hoje, quem tem acesso à escola de melhor qualidade são as gerações descendentes daqueles que possuem melhores condições econômicas.
III -  O povo quer a escola, mas nem por isso tem acesso a ela. E quando o tem, quase nunca pode permanecer nela, seja pelas condições sociais de vida, seja pelas condições satisfatórias em que o ensino se dá, seja pela má qualidade do ensino.
São corretas:
	
	
	I, II e III
	Segundo Luckesi, infelizmente, as diferenças econômicas e sociais ainda permanecem na escola, onde o ensino de qualidade continua sendo privilégio de uma classe dominante.
	
	
	 
		
	
	
		Com o passar do tempo, percebe-se uma preocupação em substituir o conceito de administração escolar por gestão escolar. Enquanto o primeiro conceito é marcado pela formalidade, impessoalidade e burocracia; o conceito de gestão escolar desloca a nossa atenção para: MARQUE A INCORRETA
	
	
	O recurso exclusivamente financeiro
	A gestão escolar democrática descentraliza as decisões e volta sua atenção não apenas para problemas de ordem administrativa, financeira.
	
	
	 
		
	
	
		Em relação ao histórico do conceito de escola, pode-se afirmar:
I - A ideia de instituição, presente no significado de escola, inicialmente não nos remete aos prédios, como temos na atualidade, pois se notarmos, se referem inicialmente à reunião em praças públicas para praticar filosofia e trocar ideias.
II - Percebemos, uma transmissão não sistemática de informações, diferente de nossa atualidade, em que além das pessoas envolvidas no processo de aprendizagem, temos também um prédio com mobiliários e toda uma infraestrutura de recursos humanos.
III - Em relação aos recursos didáticos e infra-estrutura das escolas, não ocorreram grandes mudanças ao longo do tempo.
Escolha entre as alternativas abaixo, aquela que for verdadeira:
	
	
	Somente I e II estão corretas;
	Observamos muitas mudanças na estrutura e funcionamento da escola ao longo do tempo.
	
	
		Analise as afirmativas, a respeito da opinião de Luckesi sobre a evolução da escola:
I. "A educação espontânea já não era mais suficiente para dar conta da transmissão e assimilação das condutas, dos comportamentos e dos saberes necessários à sobrevivência da comunidade".
PORQUE
II. "A vida social, pela complexidade que adquirira, já exigia formas de transmissão e assimilação de condutas que a pura espontaneidade da convivência já não satisfazia mais".
A respeito das afirmativas assinale a opção correta:
	
	
	
	As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
	Segundo Luckesi:
"à medida que a organização da sociedade foi adquirindo a forma de divisão de classes _ um segmento dominante e um segmento dominado _ e que a organização social foi exigindo formas de ação mais complexas, devido à ampliação de sua produção, foi crescendo a acumulação de experiências sociais; foi se tornando necessária uma educação mais estruturada, institucionalizada."
	
	
	 
		
	
	
		Percebemos que as mudanças que ocorreram na dinâmica da escola se deram por necessidades de determinados momentos sociais. A nossa escola atual já passou por diversas mudanças de paradigmas para atender as questões sociais prementes, nem sempre para atender aos educandos, mas sim, por questões do poder político, onde nem todos tinham acesso à escola, pois em certa época só quem detinha o poder que frequentava o espaço escolar. Esta instituição não era para todos, entretanto, hoje se luta por uma escola democrática, para todos; uma escola progressista em que os profissionais da educação devem direcionar suas práticas levando em consideração: MARQUE A INCORRETA
	
	
	o currículo disciplinar
	Uma escola para todos, é preciso que vozes sejam ouvidas, que se considere a coletividade, os saberes populares e científico
	
	
	 
		
	
	
		Um professor de uma escola procurou a diretora para reivindicar algumas ações que necessitavam ser tomadas para a melhoria do processo educativo, tais como colocação de ventiladores nas salas de aula,disponibilidade de computadores que estavam desativados no laboratório de informática por falta de manutenção entre outras. Após a conversa, a diretora irritada desabafou: "Procuro agradar a todos, trabalho o tempo inteiro para que tudo saia a contento, se ele passasse um dia no meu lugar entenderia como é complicado dirigir uma escola deste tamanho, sozinha". Pelo desabafo, entendemos que esta diretora assume um modelo de escola baseado :
	
	
	
	E ( ) ) Em uma estrutura administrativa burocrática, vertical e hierarquizada
	Num modelo de gestão centralizadora as responsabilidades não são compartilhadas.

Continue navegando