Buscar

Meio Ambiente e Cidadania no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Meio Ambiente e Cidadania no Brasil
No século XVII começou um movimento no Reino Unido que influenciou diversos avanços na tecnologia, gerando a criação e consequentemente o uso de maquinário por empresas. Assim que essa ação começou a tomar grandes proporções, iniciou-se um novo cenário para a economia mundial, conhecido hoje como Capitalismo. Por volta do sec. XIX, junto com esse avanço, intitulou o que conhecemos hoje por Revolução Industrial.
Já passamos por diversas mudanças políticas e sociais no mundo, porém algo que não mudou foi o sistema de economia, que se torna a cada dia mais forte, devido à política de consumo. Infelizmente esse sistema ignora a importância da causa ambiental, extraindo recursos sem consciência e utilizando grandes áreas de terra em cidades pequenas e, devido os métodos que possuem, tornam as terras infecundas e aumentam a poluição do meio ambiente. 
O sistema que estamos submetidos atualmente explora a fauna e flora, como também cria uma enorme desigualdade social, que marcou o brasil nos últimos anos. A imagem das cidades é tida por periferias, poluição, desastres naturais e brutalidade. A negligência com o ambiente é quase que entrelaçada o conflito social do nosso pais. A carência de uma lei domiciliar, tem como decorrência a tomada de campos ambientalmente instáveis, como matas ciliares, ladeiras abruptas que podem ocasionar desmoronamentos e locais alagáveis que formam a única opção para os abandonados do negócio habitacional normativo.
Criando consciência coletiva que tal sistema quebra o pais socialmente e ambientalmente, podemos evitar que nossa sociedade entre em crise em breve. Já existem lifestyles mais sustentáveis, que diminuem o consumo e evitam o uso de produtos e empresas que destroem o meio ambiente.

Outros materiais