Buscar

INSTRUÇÕES JUDICIARIAS E ETICAS 1 PERIODO

Prévia do material em texto

INSTRUÇÕES JUDICIARIAS E ETICAS
02/03/2020
DIREITO: Regras e normas de convivência social precisam ser aplicados e efetivamente cumpridos. Quem aplica as regras e normas são as instituições judiciarias. A principal instituição judiciaria é o poder judiciário, mas temos também ministério publico e advocacia. 
ETICA: Parte da filosofia respnsavel pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplina ou orienta o comportamento humano, refletindo o respeito da essência das normas, valores e prescrições presentes em qualquer realidade social. 
PRINCIPIOS: DE CONDUTA ILIBADA: Uma conduta correta, íntegra com honra. Uma pessoa com idoneidade, moral, honesta que age sempre de acordo com a moral e os bons costumes, podendo ser publica ou privada. 
DE DIGNIDADE DE DECORO PROFISSIONAL: A decoro vulnerado quando o profissional se apresenta mal vestido de maneira a não honrar e prestigio da profissão abstratamente considerada. Expressões: Chulas, inconveniente ou vulgares. 
IMCOMPABILIDADE: A carreira jurídica é daquelas que raramente acumuláveis com outras, exepção feito a magistério. 
CORREÇÃO PROFISSIONAL: O profissional correto é aquele que atua com transparência com todos os protagonistas de tema jurídico ou da prestação judicial. 
PRINCIPIOS DA LEALDADE E DA VERDADE: A lealdade e a verdade precisam inspirar toda atuação jurídica. Ex: Juiz Imparcial 
06/03/2020
ADVOCACIA: Com a organização do Estado e o afastamento da justiça, para a solução dos lides, necessito-se da observância de um conjunto de regras processuais e matérias que compõem o direito. Tendo em vista que o leigo não domine a sistemática definida por lei para que seja provocado e tenha consequência ate uma consequência, nasce a função de advogado. 
PAVISÃO CONSTITUCIONAL 
De acordo com o art. 133 da Constutuição Federal de 1988. 
‘’ O advogado é indispensável a administração da justiça, sendo invindavel por seus atos e manifestações no exercício da profissão nos limites da lei.’’
Natureza jurídica- hibida aspecto de cunho privado ( contrato de mandato ) aspecto publico ( busca da justiça e realização do direito). 
Atenção: Momento ao advogado é dada a capacidade portulatória, mediante autorga de procuração (art. 104 do código de processo civil) 
DAS REGRAS E FUNDAMENTOS DA ADVOCACIA: 
Art. 1: O exercício da advocacia, exige conduta compatível com os preceitos do código do estatuto, do regulamento geral dos provimentos, e com os demais princípios da moral individual, social e profissional. 
Art. 2: O advogado é indispensável á administração da justiça, é defensor do estado democrarico de direito, da cidadania, da moralidade publica da justiça e de paz social, subordinando a atividade de seus ministros privados a elevada função publica que exerce. 
PARAGRAFO ÚNICO: 
SÃO DEVERES DO ADVOGADO: 
| - Preserva sua conduta, a honra, a natureza e a dignidade da profissão. Zelando pelo seu caracter de essensibilidade e indispensabilidade. 
||- Atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, vescidade, lealdade, dignidade e boa fé. 
|||- ... 
a) Utilizar de influencia indevida em seu beneficio ou do cliente. 
b) Patrocinar interesse ligados a outras atividades a advocacia em que também atua. 
Honorario sucumbenciais- pertence ao advogado.

Continue navegando