Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Quadro Analítico
Nome do aluno: Luciana Rodrigues da Rocha
Tema do TCC: Violência contra o Idoso
Quadro Analítico:
TITULO: Estatuto do Idoso
	Autor:
	Categoria teórica (conceito):
	Definição:
	 Gustavo Bregalda Neves, Kheyder Loyola e Emanuel Rosa.
Referências
-Brasil- Estatuto do idoso 2.Idosos- Estatuto legal, leis etc. Brasil I. Titulo II. Neves, Gustavo Bregalda III. Rosa, Emanuel IV. Série
	O Plano internacional de Ações sobre o Envelhecimento promovido pela ONU, primeiro em 1991 em Viena e , posteriomente, em 2002 em Madri, estabeleceu a idade de 60 anos para reconhecimento da condição de idoso, que foi formalizada em nosso ordenamento jurídico e estatuto.
O art 1 do Estatuto do idoso tem direito assegurado no ESTATUTO se destinam a tais pessoas.
	Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, atualizada até a Lei nº 13.466, de 12 de julho de 2017) traz também Legislação Complementar e Normas Correlatas. Temas abordados: Prioridade especial aos maiores de 80 anos (Lei nº 13.466, de 12.7.2017), Direitos do idoso, Prioridade judiciária, Previdência, Saúde, Alimentos, Imposto de Renda, Eleição, Trânsito, Pesca. Inclui Índice Remissivo.
Quadro Analítico:
TITULO: PROTEÇÃO SOCIAL AOS IDOSOS
	Autor:
	Categoria teórica (conceito):
	Definição:
	Iêda Maria Nascimento
Referências
WHO. Envelhecimento ativo: uma politica de saúde. Brasilia: Organização pan- americana da saúde,2005
AGUINSKY,B.G. Eticidades discursivas do serviço social no campo jurídico: gestos de leitura do cotidiono no claro-escuro da legalidade da moral 2003. Tese DOUTORADO, FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL, PUCRS Porto alegre 2003.
	
Na área da saúde lhes é assegurado a prevalência do atendimento fundamentado no princípio do direito universal; na assistência social é assegurada a proteção social básica e especial através de ações que tem por objetivo assegurar a provisão de suas condições de vida e garantir a sua defesa em situações de violação.
	A Loas estabelece no artigo 2º, que a assistência social tem entre os seus objetivos: “a garantia de um benefício mensal de um salário mínimo á pessoa portadora de deficiência e ao idoso que não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família” (BRASIL, 2010), realidade concretizada.
Quadro Analítico:
TITULO: As Faces da VIOLÊNCIA
	Autor:
	Categoria teórica (conceito):
	Definição:
	Pierre Mezinsk
Referências
ihttps://www.livrofacil.net/as-faces-da-violencia-como-entender-e-enfrentar-a-agressividade-aluno-colecao-universo-jovem-9788508108572/p
	O conceito de volência é ambíguo, complexo, implica vários elementos e posiçõs teóricas e variadas maneiras de solução ou elimininação. As formas de violência são tão numerosas, que é difícil elencá-las de modo satisfatório. Diversos profissionais, especialmente na mídia, manifestam-se sobre ela, oferecem alternativas de solução; todavia, a violência surge na sociedade sempre de modo novo e ninguém consegue evitá-la por completo. Nesse panorama, cabe à filosofia, de modo especial à ética, refletir sobre suas origens, a natureza e as consequências morais e materiais
	Quatro histórias apresentam as diferentes faces da violência: agressor, vítima, espectador, cúmplice. O livro também ajuda o leitor a enfrentar essas situações quando deparar com elas.

Mais conteúdos dessa disciplina