Buscar

Roteiro 1

Prévia do material em texto

RAFAEL BISINOTTO LARANJO 5139288
Roteiro 1: UML
Diagrama de caso de uso
O diagrama de Casos de Uso nos auxilia na etapa de levantamento dos requisitos funcionais do sistema, descrevendo assim as funcionalidades do sistema e suas interações com o usuário.
Esse diagrama trabalha com cenários, que seriam instâncias de casos de uso. Assim um cenário pode ser compreendido como uma sequência de passos que descreve uma interação entre usuário e o sistema.
Resumindo, os diagramas de Casos de Uso, auxiliam na comunicação entre o cliente e os analistas de sistemas, apresentando as principais funcionalidades do sistema com foco no usuário, descrevem os cenários de interação entre as partes internas/externas de um sistema, com foco no usuário e é muito utilizado na fase de levantamento de requisitos.
O diagrama consiste em alguns elementos sendo eles:
· Atores: boneco com rótulo que representa um humano ou um sistema computacional.
· Caso de Uso: elipse com rótulo que representa uma funcionalidade do sistema, sendo que esta pode estar estruturada em outras.
· Relacionamentos: auxiliam na descrição dos casos de uso, podendo ser: entre um ator e um caso de uso, entre atores e entre casos de uso.
Tipos de Relacionamentos
· Comunicação ou Associação: representa a interação entre um ator e um caso de uso por meio de mensagens. É representado por uma linha sólida.
· Inclusão: utilizado quando um comportamento se repete em mais de um caso de uso.
· Extensão: utilizado quando se deseja modelar um relacionamento alternativo.
· Herança: é um relacionamento entre atores, utilizado quando queremos representar uma especialização/generalização.
Diagrama de Classe
Diagrama de classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos. Podemos afirmar de maneira mais simples que seria um conjunto de objetos com as mesmas características, assim saberemos identificar objetos e agrupá-los, de forma a encontrar suas respectivas classes. Na UML em diagrama de classe, uma classe é representada por um retângulo com três divisões, são elas: O nome da classe, seus atributos e por fim os métodos.
Diagrama de Sequência
O diagrama de sequência é outra ferramenta importante da UML. Seu principal objetivo é demonstrar em linhas do tempo quais são as interações entre os objetos de um determinado cenário. Geralmente um diagrama de sequência é criado a partir de um diagrama de casos de uso, com a finalidade de descrever como serão as interações/mensagens entre cada objeto/elemento do diagrama. Este diagrama possui dois eixos: o eixo vertical que indica a sequência das mensagens e o tempo de vida dos objetos e o eixo horizontal, este último indica quais são os objetos que participam do diagrama.
Ele se compõe basicamente de dois elementos: objetos e mensagens. Em alguns casos pode-se ter um elemento com a representação semelhante ao elemento Ator do diagrama de casos de uso, contudo este elemento é interpretado como um objeto comum neste diagrama.
Objeto: Podem representar atores ou instâncias de classes do sistema, desde que tenham alguma interação no cenário. Ou seja, geralmente, um objeto vem predefinido de um diagrama de classes. Sua representação gráfica é um retângulo, e a sua distribuição no diagrama se dá pela horizontal. Ou seja, cada objeto do diagrama deve estar alinhado horizontalmente no cenário. A ordem dos objetos não interfere no objetivo do diagrama, porém, é aconselhável distribuir os objetos de forma a facilitar a leitura do diagrama.
Mensagem: são interações entre os objetos, elas podem partir de um objeto para outro, ou em alguns casos um objeto pode enviar uma auto mensagem, neste caso a mensagem parte da linha de vida do tal objeto e tem como destino o mesmo, portanto sua seta faz uma volta apontando ao mesmo objeto.

Continue navegando