Buscar

Contabilidade Geral-atividade 03

Prévia do material em texto

Teoria da Contabilidade - 3ª Ed. 2013 -Resumo do capítulo 09
As receitas e as despesas de uma empresa representam uma movimentação financeira que defini a sua lucratividade ou seus prejuízos. Elas fazem parte da área contábil, e conhecer esses conceitos é fundamental para manter uma organização saudável e em equilíbrio.
As Quantia recebida ou arrecadada( Receita) de um negócio fazem parte do cálculo dos lucros, elas representam o ponto positivo da empresa e devem ser contabilizadas com bastante cautela, é o direito da empresa de receber um determinado capital (dinheiro) que se obteve como ganho vindo da atividade da empresa. Ou seja, são os valores que a companhia ganha com a venda dos produtos, dos serviços, das cobranças de direitos autorais.
As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. As despesas são os valores desembolsados na manutenção do dia a dia da empresa. É o dinheiro que precisa ser gasto para que o negócio funcione. Não necessariamente geram renda para a organização, assim, todo o dinheiro que sai da empresa como despesa, não retorna.
Por isso, elas são o componente negativo do cálculo de lucratividade de um empreendimento. É a obrigação que a empresa tem de efetuar um determinado pagamento, no imediato ou em momento futuro Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.
 A receita é relatada na demonstração do resultado, mostra os benefícios econômicos futuros provenientes do aumento de um ativo ou da diminuição de um passivo. Isso significa, que o reconhecimento da receita ocorre  coincidentemente com o reconhecimento de aumento de ativo ou de diminuição de passivo. Mas isso não significa que todo aumento de ativo ou redução de passivo corresponda a uma receita. 
As despesas são reconhecidas nas demonstrações financeiras da empresa, quando ocorre um decréscimo dos resultados desejados, e praticamente provenientes da diminuição de um ativo ou do aumento de um passivo. Isso significa, de fato, que o reconhecimento de despesa ocorre simultaneamente com o reconhecimento desses dados relatado nas demonstrações contábeis.
A mensuração de ativos, passivos, receita e despesa de uma empresa é baseada primariamente em suas próprias transações. 
Banco do Brasil
Apuração do Resultado
 Em conformidade com o regime de competência, as receitas e as despesas são reconhecidas na apuração do resultado do período a que pertencem e, quando se correlacionam, de forma simultânea, independentemente de recebimento ou pagamento. As operações formalizadas com encargos financeiros pós-fixados são atualizadas pelo critério pro rata die, com base na variação dos respectivos indexadores pactuados, e as operações com encargos financeiros pré-fixados estão registradas pelo valor de resgate, retificado por conta de rendas a apropriar ou despesas a apropriar correspondentes ao período futuro. As operações indexadas a moedas estrangeiras são atualizadas até a data do balanço pelo critério de taxas correntes.

Continue navegando